Todo empresário ou empresário vai em algum momento da vida contratar (ou pelo menos considerar contratar) uma agência de marketing. Com tantas possibilidades para aumentar as vendas através da internet e ainda uma necessidade cada vez maior de crescer no mercado, é natural que o “momento de colocar o pé no acelerador” chegue para todo mundo.
Mas assim como várias fases na vida de uma empresa, terceirizar o marketing com uma agência deve ser encarado com cautela. É muito comum neste processo as pessoas cometerem erros básicos que resultam em prejuízo, dor de cabeça e frustração.
Quais cuidados são esses? Dener Lippert, CEO da maior assessoria de marketing e vendas da América Latina, dá a resposta:
1. Contratar uma agência porque você precisa de uma salvação
Se o que você vende tem demanda e competitividade no mercado, você pode até conseguir fazer sua empresa crescer com um marketing ‘mais ou menos”.
Mas certamente nenhum marketing, por melhor que seja, vai salvar a sua empresa caso ela não tenha esse fit – ou que até tenha, mas precise de uma enorme reestruturação.
Por isso, se você está considerando contratar uma agência de marketing porque a sua empresa está em apuros, desista dessa ideia.
Marketing não é uma fórmula mágica, e sim um processo que possui uma curva de aprendizado e, principalmente, precisa de um tempo mínimo para maturar anres de começar a trazer ROI (Retorno de Investimento).
Quanto tempo? Varia muito para cada situação, mas em nossa experiência é preciso pelo menos 3 meses para começar a ver um resultado significativo.
O marketing, portanto, nada mais é do que uma forma de potencializar os resultados de um negócio já validado, que precisa apenas de um processo para ganhar escala – ou, em raros casos, para validar um negócio através de experimentos mas sem expectativa de resultados.
2. Delegar totalmente o serviço de marketing
Você buscou indicações ou pesquisou na internet por agências, fez algumas reuniões, fez a sua escolha e assinou o contrato com aquela que mais atendia às suas expectativas.
Trabalho feito! Agora é só esperar os profissionais fazerem a mágica deles e voltar daqui alguns meses para colher os resultados.
Certo!
Não… Longe disso.
O discurso de que é possível terceirizar completamente o marketing é incorreto. Em mais de 10 anos de experiência atendendo empresas dos mais diversos segmentos, portes e contextos, podemos afirmar com segurança de que é impossível ter resultado com um marketing completamente terceirizado.
Isso acontece porque ninguém vai entender melhor o seu produto e mercado do que você e sua equipe, que precisa então trabalhar a quatro mãos com seu parceiro de marketing para fazer as coisas acontecerem.
Uma boa analogia para esclarecer isso é imaginar que a sua empresa sempre será o piloto do carro, enquanto o seu parceiro de marketing vai ser o seu carro.
3. Achar que marketing é um projeto, não um processo
Da mesma forma que ninguém quer emagrecer para depois engordar, nenhuma empresa quer vender por um tempo e depois parar de vender. Marketing é um processo, que para gerar cada vez mais resultados (e continuar funcionando) precisa ser constantemente lapidado.
É importante deixar isso claro porque muitas pessoas confundem marketing como um projeto – algo com início, meio e fim, que você só faz “quando precisa”.
Você precisa estar disposto a aprender conforme o processo é construído. Se você não tem essa disposição para entender como isso funciona em seu próprio negócio, como pretende cobrar resultados? Como vai saber se está evoluindo ou não?
Além disso, saber os porquês das coisas fica muito mais fácil enxergar o caminho que sua empresa precisa tomar para crescer.
4. Querer vender muito investindo pouco
Se você nunca investiu em mídia paga, é natural (e recomendado) querer investir pouco no início (algo em torno de R$ 2500 / Mês) apenas para validar os canais que mais fazem sentido, os principais KPIs e começar a construir uma inteligência de performance.
Mas é importante entender que o retorno do investimento significativo só acontece quando você pisa fundo na mídia. Quanto é recomendado? Se estiver dando lucro, existir um plano de aumento progressivo e não existir sinais claros de queda de performance, não existe limite.
Com ROI positivo e um trabalho bem feito de escalar mídia, quanto mais você investe maior o lucro da sua estratégia.
5. Microgerenciar a agência
Como disse um dos maiores marketeiros da história, Steve Jobs: não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhe o que fazer”.
Sim, no dia a dia, quando os incêndios surgem e o desperto bate, pode ser complicado segurar o impulso e dizer para todo mundo o que deve ser feito, mas isso é um erro.
Um erro porque, por mais que você tenha uma noção de marketing, dificilmente você vai ter todas as informações para tomar decisões melhores do que o seu parceiro, que está envolvido diariamente com a operação e análise de dados.
É claro, cuidado para não cometer o segundo erro que trouxemos aqui, que é “delargar” o serviço. Na dúvida, lembre-se da analogia do carro: sua empresa (piloto) dá a direção e o parceiro (carro) executa o que é preciso para chegar no destino.
Você já tem um parceiro de marketing? Recomendo ler esse texto sobre como cobrar resultados.