Um dos grandes dilemas de um pequeno empresário, sem assistência técnica, é entender os problemas de desempenho de seu site. Isso, contudo, vai mudar agora. O Google lançou a plataforma Web.Dev, com o objetivo de oferecer resultados de desempenho sobre os sites registrados.
Essa nova ferramenta do Google foi anunciada algumas semanas depois do fim do Google +, que já falamos aqui.
A plataforma oferece feedbacks em cinco áreas distintas: performance, PWA (progressive web app), melhores práticas, acessibilidade e SEO.
- Performance foca no desempenho do site, em diferentes etapas de carregamento de página;
- PWA é, resumidamente, a maneira como diferentes aplicativos rodam no seu site. E o Google vai analisar cada um deles individualmente;
- Melhores práticas são, como o próprio nome diz, as melhores práticas de rankeamento no navegador, de HTTPS à uso de imagens;
- SEO foca nos pontos que tornam o seu site facilmente encontrado por usuários e plataformas de busca, geralmente pontos mais técnicos de indexação e códigos;
- Acessibilidade é a maneira como seus usuários são capazes de encontrar os conteúdos em seu site, e se isso é feito de maneira fácil ou não (visual e mapa de site);
Cada vez mais, o Google oferece serviços que ajudam a criar uma internet “mais organizada”, onde o conteúdo é acessível aos usuários e oferece uma infraestrutura sólida de apoio.
Se antes as empresas já tinham o Analytics para acompanhar os dados de acesso de seus sites e o Google Ads para acompanhar anúncios, o Web.Dev parece vir como mais uma plataforma para agregar valor aos negócios que querem investir em marketing digital.
A ideia de fazer a própria auditoria também dá mais poder às empresas que querem cortar gastos básicos com marketing digital e preferem investir em áreas mais importantes, que tragam mais resultados.
Os analistas poderão oferecer relatórios muito mais assertivos aos clientes sobre o que devem fazer para melhorar. Com isso, será mais fácil gerar relatórios de desempenhos daqui para frente e acompanhar o desenvolvimento do site, especialmente para gestores sem conhecimento técnico que investem em marketing digital, mas ainda tem um pé atrás com qualquer investimento.
Para mais conteúdos como esse, acesse o portal Insights e assine a newsletter no campo abaixo.