Diante da estreia de sua série, anteriormente veiculada na NRK (TV norueguesa), na Netflix, o comediante e produtor da série Norsemen, Anders Tangen, teve uma saída estratégica para não ser engolido pelo algoritmo da gigante do streaming.
Pensando em aumentar seu público e tornar o show mais famoso, Tangen, que produziu a série de comédia sobre Vikings com retratações irônicas da realidade daquele período, decidiu que a melhor estratégia seria montar uma campanha de marketing por conta própria.
“Você não pode pôr a culpa na Netflix”, disse em entrevista, “eles têm tantos shows que não dá para divulgar tudo ao mesmo tempo”.
A saída então foi se aproveitar da data de lançamento anunciada pela empresa, 18 de Agosto de 2017, e criar uma campanha de marketing algumas semanas antes para poder impulsionar o número de visualizações nos primeiros episódios da série e torcer para o algoritmo começar a recomendar Norsemen para os outros usuários.
Tangen então desenvolveu uma campanha de marketing que começou relativamente simples, 3 semanas antes do lançamento, com posts e campanhas direcionados através do Facebook Ads, usando de início trechos curtos da série, que foi gravada simultaneamente em inglês e norueguês.
Em seguida, começaram a fazer testes A/B com o público, para refinar a audiência, focando principalmente nos estados e cidades mais populosos dos EUA.
Com um gasto modesto de 18.500 dólares, vindos da própria equipe e Tangen, conseguiram em 28 dias alcançar mais de 5.5 milhões de pessoas, gerando 2 milhões de visualizações nos clipes da série e 6 mil seguidores para o show.
Três semanas depois de estreada a série, os resultados vieram.
“Executivos da Netflix me ligaram e disseram que queriam marcar uma reunião em Los Angeles, o show estava bombando”, lembra-se.
A teoria de Anders Tangen estava certa. Com mais pessoas sabendo do show e consequentemente assistindo, as que gostavam (a maioria), comentavam com os amigos, que também assistiam e continuavam esse ciclo. Depois de algumas semanas a série começou a aparecer no carrossel de sugestões da empresa.
O resultado foi tão positivo e as críticas de público tão boas que a Netflix adquiriu os direitos da série, que agora recebe o selo de Netflix Originals, e já foi renovada até a terceira temporada.
Perguntado ainda sobre as lições com o show, Tangen afirmou:
“Você não pode esperar pela Netflix ou qualquer outra pessoa promover seu show, depende apenas de você gerar engajamento”.
Essa estratégia mostra bem como é importante se aproveitar dos algoritmos das mais diversas plataformas para poder maximizar seus resultados.
Não só na gigante de streaming, mas também no Facebook, Instagram e Youtube.
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