Aparentemente, esconder as curtidas em publicações no Instagram trouxe resultados positivos para Zuckerberg, já que o Facebook decidiu começar a testar a mesma estratégia em contas na Austrália.
A novidade primeiro foi notada pelo site Endgadget e, depois, foi confirmada por um porta-voz da empresa.
De acordo com esse porta-voz da empresa, o Facebook pretende testar esconder curtidas em posts na Austrália antes de definir se irá estender essa mudança a outros países, ou se até mesmo irá aplicar a mudança mundialmente.
“Reuniremos feedbacks para entender se essa mudança irá melhorar a experiência das pessoas” , comentou o porta-voz.
Assim como no Instagram, os dados sobre curtidas e reações estarão ocultos no feed de terceiros, e apenas os responsáveis pelo post poderão acessar essas informações em seus perfis.
Essa não é a única alteração no feed da rede social em 2019, leia mais aqui.
O argumento usado pela empresa para esconder as curtidas em posts segue sendo o mesmo das alterações no Instagram: buscar um espaço de divulgação de conteúdo mais saudável e sem foco em números.
Existem, contudo, especialistas que afirmam não ser bem esse o caso. Eles dizem se tratar mais de uma maneira de eliminar o mercado paralelo de influencers.
Essa teoria, inclusive, ganha mais força quando se observa que, desde a mudança, muitos influencers no Instagram perderam força de argumentação e credibilidade com marcas anunciantes.
Para as empresas buscando divulgação, fica mais fácil entrar no Facebook Ads e anunciar em ambas as plataformas, obtendo resultados mais diretos.
Se as mudanças no Facebook serão permanentes como no Instagram ou se a novidade não irá para frente, só saberemos depois dos testes na Austrália.
Contudo, essa tendência em esconder curtidas em posts mostra a necessidade de se manter alterando e reavaliando campanhas e estratégias em uso. Pode ser que, a qualquer momento, um veículo de divulgação digital perca seu poder e as conversões caiam.
Para mais informações sobre marketing digital e negócios, acesse o Portal Insights e assine a newsletter Insights Headshot no campo abaixo.