Na busca por incentivar ainda mais o progresso e desenvolvimento de sites em sua plataforma de busca, o Google planeja rotular sites lentos utilizando um selo visível para o usuário que tentar acessá-lo.
Isso tem como objetivo facilitar ainda mais a navegação dos usuários, que poderão escolher pelos sites com o melhor desempenho antes de sequer clicarem no link.
Através de uma busca com seu algoritmo, olhando para dados de uso dos últimos meses e relatórios de desempenho, o Google irá identificar e marcar os sites que demonstrarem performance ruim.
Isso poderá impactar enormemente em pequenas empresas e blogs que não têm o costume de verificar o desempenho regularmente.
Nos últimos anos, o Google já vinha lentamente punindo os sites lentos ao rebaixá-los nos resultados de busca, contudo, essa nova estratégia busca uma abordagem mais direta, ao separar diretamente quais possuem bom desempenho e quais não possuem.
Com isso, o ideal será que empresas realizem a pesquisa de velocidade no PageSpeed Insights do próprio Google para descobrirem o quão bem estão sendo rankeadas.
Também será fundamental utilizem estratégias de otimização de site além das já consolidadas de SEO, pois o ranking nas buscas poderá mudar mais ainda com a marcação.
Ou seja, agora, além da preocupação com conteúdo de qualidade, será necessário ter também atenção na hora de adicionar elementos não responsivos dentro do site.
Essa mudança é muito similar às alterações que ocorreram com SEO no passado, e apesar da pressão pela mudança, os resultados foram positivos.
É importante lembrar que 90% das procuras no Google ficam na primeira página, e os 3 primeiros resultados retém mais de 50% dos cliques dos usuários. Com isso, qualquer pequena vantagem competitiva pode ser fundamental em um segmento concorrido.
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