Enquanto busca transformar cada vez mais sua imagem de rede social para empresa de tecnologia, o Facebook, dessa vez, decidiu, dessa vez, anunciar uma nova logo para ser usada em todos os seus aplicativos e serviços.
Com um design simples e minimalista, a empresa agora pretende usar a mesma fonte como assinatura em todos os seus aplicativos populares, como Instagram e WhatsApp, para reforçar ainda mais o conceito de união entre esses apps de comunicação.
Essa logo muda de cor de acordo com o aplicativo e possibilita integrar o nome da marca Facebook às identidades visuais de cada aplicativo disponível, como exibido no exemplo abaixo.
Mais cedo neste ano, foram anunciadas possíveis integrações entre as três redes sociais, mas nenhuma delas se concretizou ainda, como a polêmica unificação de chats entre Messenger, WhatsApp e Instagram Direct.
Ainda assim, esse pequeno passo em termos de marca demonstra muita pressão interna do Facebook para associar à empresa-mãe outros produtos, serviços e aplicativos.
A intenção cada vez mais crescente e aparente da empresa é a de assumir uma postura maior como empresa de tecnologias disruptivas, já que uma queda no Facebook enquanto rede social impacta diretamente nos lucros da companhia.
Não só a empresa de Mark Zuckerberg possui agora uma maneira sutil de se desvincular da imagem de rede social exclusivamente, como também pode se beneficiar da imagem positiva que o WhatsApp e o Instagram ainda possuem.
O Facebook passa por constantes turbulências quanto a sua segurança de dados e permissividade com anúncios suspeitos de falsas informações e se vincular a outras marcas similares é uma maneira de conseguir superar isso.
Essas estratégias só poderão ser pesadas depois de alguns meses, por isso é importante aguardar para observar os resultados dessa decisão.
Para mais informações sobre marketing e negócios, acesse o Portal Insights e assine nossa newsletter semanal no campo abaixo.