Google explica como rankear melhor com link building

rankear melhor com link building

Em recente um recente Webmaster Hangout, John Mueller, do Google, confirmou que sites precisam de promoção para ranquear melhor. 

Essa nova informação vai além dos conselhos normalmente oferecidos pela empresa para que os usuários construam conteúdos impactantes. Abaixo, um resumo dos principais tópicos discutidos.

É possível crescer sem Link Building?

Link Building é a prática de troca de conteúdos entre empresas, normalmente através da inserção de um artigo com esse link. 

A maneira mais simples de realizar um link building é oferecer um artigo já pronto a outro blog do mesmo segmento e, assim, criar uma rede de direcionamentos que apontam para o seu site.

Durante a conversa com Mueller, uma das pessoas presentes perguntou:

“Alguns de meus sites novos que estão em nichos competitivos começaram a rankear bem sem sequer um link, só com conteúdo puro e próprio. Isso me tomou um tempo, mais de dois anos… Eu poderia ter me poupado algum tempo ao realizar link building de websites high end? Ou isso não importaria e teria tomado a mesma quantidade de tempo?”

Não foram oferecidas informações sobre estratégias de anúncio ou promoção do site, mas John Mueller começa comentando que esses websites (com mais de 2 anos), não podem ser considerados novos.

É importante observar também que link building não é só colocar redirecionamentos para um site ou página em artigos, comentários ou redes sociais. Esse tipo de comportamento, na verdade, pode ser considerado spam. Os melhores links são os oferecidos espontaneamente, em atividades indiretas. 

A resposta completa de Mueller ao profissional foi:

“Nós usamos muitos fatores diferentes para busca, indexação e ranking. É muito difícil supor como o seu site iria se comportar ao fazer X no lugar de Y. Essas comparações são um pouco fúteis no geral. Na prática, se você está construindo um website e quer que ele seja visto, é necessário que crie uma estratégia em que as pessoas entrem nele e reconheçam o excelente trabalho que colocou ali. Por isso, promovê-lo faz sentido. Também por isso, não é necessário colocar links em diferentes lugares desesperadamente.”

Atividades em que você tem poder sobre o link estão perdendo o poder de rankeamento dentro do Google, por isso não adianta mais postar o link de um artigo da sua empresa no comentário de todas as páginas de negócios no Facebook ou Linkedin. 

Mueller continua:

“Você consegue divulgar seu site de outras maneiras. Ao fazer isso, você traz pessoas que, caso gostem do seu conteúdo, talvez linkem seu website ao delas. Todas essas coisas podem acabar sinalizando algo de positivo para nós, nos ajudando a entender melhor onde seu website encaixa junto ao resto da internet.”

Não é sobre encher o site de tráfego, mas sobre trazer as pessoas certas a seu site de maneira que ele seja notado e apreciado pelos usuários. Complementando a fala anterior, ele disse:

“Desse ponto de vista, não é só sobre criar um site, deixar ele no ar e não contar a ninguém esperando que o Google ache ele e comece a rankear em setores competitivos. Sites são como lojas normais… Gaste um tempo criando seu negócio e um tempo criando sua audiência. E entenda do que as pessoas gostam, responda a isso. O feedback que seus usuários oferecem e os insights ao longo do caminho devem funcionar como um negócio normal.”

Feedback de usuários pode ajudar na promoção

De acordo com Mueller, você deve deixar seu site com uma área de feedback fácil de ser encontrada, se esforçando sempre para garantir que boas ideias sejam implementadas. 

Uma boa fonte de informação sobre o que pensam seus usuários é acessar seus dados e conferir o que as pessoas pesquisam ali dentro. Os temas pesquisados, palavras-chave e a maneira como chegam a isso é muito valioso, não só pela pesquisa de palavras-chave para conteúdos futuros, mas também para entender o que os usuários querem.

É necessário mais do que um bom conteúdo

Criar valor para a web é só uma parte da jornada. A segunda parte envolve saber espalhar o seu artigo, vídeo ou outro conteúdo rico. Há até mesmo uma sessão sobre isso no guia de SEO para iniciantes do Google

Resumo

Se você constrói, compartilhe. Ninguém tem sucesso na internet ou na vida real escondendo o que faz. A chave para visibilidade é saber espalhar sobre seu site para as pessoas certas e saber ouvir o feedback delas sobre o que mais podem querer saber.