Este guia de link building completo foi produzido com base no artigo do SEO Journal. O artigo abaixo foi traduzido diretamente pelo Portal Insights através do artigo original, que você pode ler em inglês aqui.
Se você quer rankear bem na busca orgânica, você precisa de links.
O Google nos contou esse tanto, revelando que links são um dos 3 fatores de rankeamento principais.
Links de qualidade aumentam a autoridade geral e a confiança de uma página.
E links de qualidade com diferentes peças de conteúdo regularmente podem aumentar o rankeamento do domínio com tempo.
Não muito tempo atrás, a criação de links passava por tempos sombrios, onde quase todos os links criados eram tediosos ou spam. Não havia e-mail personalizado, conteúdo não era exigido e apenas um punhado de marcas eram mencionadas.
Link building era sobre quantidade no lugar de qualidade.
Mas aí o termo link building começou a se transformar.
Hoje ouvimos novos termos como link earning, link giving, link acquisition e relationship building.
Link earning é sobre construir relacionamentos, ser parte de uma comunidade, e desenvolver ideias de conteúdos que realmente vale compartilhar com outros.
A ênfase em qualidade, significado e engajamento restaurou a harmonia no universo de link building.
Mas você também precisa de um perfil de links diversos.
É aqui que esse checklist de link building começa. [Transformamos o checklist em um infográfico visual aqui no Portal Insights]
O que se segue é uma recapitulação de tudo que foi discutido em nosso guia sobre link building [do SEO Journal] até hoje, com tarefas divididas por mês e semana. Confira.
Não comece sem SEO técnico
Se pergunte isto:
- O que acontece quando você constrói links para um site mal feito?
- Você pode rankear um site só com estratégias de backlinks?
Isso pode ser um problema só nosso, mas aposto que não somos os únicos a responder “nada” e “não” para essas perguntas, respectivamente.
O gigantesco oceano que são as ferramentas de buscas estão cheios de sites limpos, responsivos e rápidos. Você acha que o Google vai rankear bem seu site mal desenvolvido com backlinks de qualidade? Ou acha que ele vai rankear seu site rápido responsivo e limpo com backlinks de qualidade?
Faça um bom trabalho de SEO antes de começar a se preocupar com backlinks ou trabalhe paralelamente ambas as estratégias. O importante é garantir uma experiência agradável para os usuários que chegarem pelos links.
Além disso, outros sites tendem a linkar de volta ao seu website naturalmente se ele oferecer uma experiência de usuário mais limpa e eficiente.
Descrição das atividades de Link Building
Criamos esse calendário simples com todas as atividades de link building listadas nos capítulos abaixo. Espero que seja de alguma ajuda.
Aqui está um link para uma planilha do modelo (em inglês), faça uma cópia para você editar.
Atividades quinzenais
Aqui estão as atividades quinzenais:
Audição de backlinks
Exporte a lista completa de seus backlinks do Google Search Console. Então, comece a revisar manualmente esses sites, adicionando aqueles irrelevantes e de má qualidade à seu arquivo de negação (exclusão de backlinks).
Atualize a lista de exclusão
Sempre reveja sua lista de exclusão quinzenalmente. É uma boa chance de remover sites dali ou adicionar mais à lista.
Análise de backlinks de concorrentes
Quinzenalmente, pegue a lista de backlinks dos seus três principais concorrentes. Depois, analise essa informação e construa uma lista de sites que seriam bons para seus clientes.
Mensal
Estas são as tarefas de link building que você deve planejar e fazer todo mês:
Prospecção de e-mails
Dependendo do tamanho do site, procure pelo menos 10 novos sites todos os meses enquanto mantém as relações editoriais já existentes. Isso também inclui mandar mensagens para websites mencionados ou linkados aos seus artigos.
Monitoramento de menção de marca
Crie Google Alertas ou acompanhamento de menções para avaliar as menções aos concorrentes, menções de marca e até mesmo menções do nome do seu CEO. Esse é um bom ponto para começar.
Guest Post
Escreva um guest post autêntico e de boa qualidade. Essa é uma excelente maneira de conseguir links. O objetivo é construir uma relação de conteúdo com os editores e manter uma contribuição mensal.
Redistribuição de conteúdos
Se você tem um conteúdo realmente bom, como o Larry Kim, você pode trabalhar com outras marcas para distribuir o conteúdo que já escreveu. É a situação perfeita.
Depoimentos e reviews
Depoimentos e reviews são uma área ainda inexplorada em link building que é facilmente realizada uma vez por mês. Se você oferece um depoimento para outra marca, você pode ganhar um pequeno link de volta para o seu website. Espalhe o amor!
Diretórios
Diretórios não estão tão ultrapassados no que se refere a ganhar links de base. Depois que enviar o seu site, ainda deve monitorar o NAP.
Links de afiliados
Desenvolver uma audiência leal de afiliados é outra maneira incrível de começar a construir backlinks. Além disso, esses sites vão ganhar alguns trocados com isso, o que é sempre um incentivo extra.
Encontre links quebrados de concorrentes
Um clássico. Encontrar links quebrados de concorrentes é uma das maneiras mais simples de ganhar backlinks. Basta achar o link, avisar o site e sugerir que coloquem o seu link no local, como um favor pela dica.
Conteúdo
Como todos sabemos, conteúdo ainda reina supremo. Mas usar ego baits, controvérsias ou dados para criar conteúdo de qualidade vai gerar backlinks naturalmente. Essa é uma das melhores maneiras de construir links.
Caridade e Eventos
Caridade e eventos são outra excelente maneira de construir backlinks. Ao doar seu tempo ou dinheiro para caridade, você tem a sorte de garantir um backlink .gov ou .org. E, com eventos, você ainda pode ser um patrocinador, ganhando acesso a outros patrocinadores que podem estar tão interessados em trocar links quanto você.
Descrição de Atividades Semanais para Link Building
Semanas 1 & 2
O responsável faz uma audição interna de backlinks e backlinks de concorrentes para identificar tópicos para abordagens de link building.
Semana 3
Brainstorm de títulos de artigos para criar conteúdo.
- Mandar artigos para aprovação do cliente.
Semana 4
Prospectar oportunidades de links.
- Criar templates de e-mails para o cliente aprovar.
- Encontrar oportunidades para co-citação.
- Chegar a 50 marcas prospectadas de qualidade.
Semana 5
Comece a escrever.
- Faça com que o cliente revise o conteúdo.
Quer salvar esse conteúdo e ser capaz de visualizá-lo melhor? Preparamos um infográfico com esse conteúdo completo e você pode acessá-lo a qualquer momento pelo link abaixo:
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