Nove anos atrás, o Google lançou uma das alterações mais marcantes para profissionais de marketing digital na década, a atualização de algoritmo Panda. Com ela, 12% dos resultados de pesquisas mudaram.
De acordo com o Google, na época, a atualização Panda estava focada na redução de sites com conteúdo raso e de má qualidade. Isso gerou um enorme impacto nos sites cuja receita vinha de pesquisas pelo Google e, mais importante do que isso, alterou fundamentalmente a maneira como conteúdo é escrito em websites e blogs desde então.
Apesar de ter sido marcante na época, e gerado inúmeros artigos sobre o assunto, as atualizações não pararam. Hoje o Panda é parte central do algoritmo de rankeamento do Google, e não segue com atualizações individuais mais, mesmo que esse fosse o caso até alguns anos atrás. São raras as alterações exclusivas ao Panda atualmente.
Os ajustes atuais em outros algoritmos muitas vezes removem sites dos melhores resultados, mas também podem trazer alguns de volta à primeira página das pesquisas, conforme as empresas e pessoas atualizam os conteúdos de acordo com as boas práticas de SEO.
O grupo de algoritmos do Panda mudou como SEO funciona e como as pessoas produzem conteúdo para a web. Hoje, qualidade é a regra fundamental e, com isso, até mesmo outras estruturas, como o design dos sites, foram afetadas.
Ao contrário do pensamento da época, nove anos atrás, SEO não ficou mais difícil. Pelo contrário, é cada vez mais fácil seguir boas práticas e rankear bem, desde que estratégias como link building, copywriting e bom design sejam o cerne de tudo.
Ao invés de procurar brechas nas regras de rankeamento para atrair cliques em larga escala, é mais fácil direcionar esforços para a construção de conteúdo para a web realmente valiosos e informativos, atraindo a longo prazo os usuários que realmente importam para suas estratégias de marketing.
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