Os podcasts têm sido cada vez mais apreciados e procurados por todo tipo de profissional. Um sinal claro desse crescimento já foi apontado, em 2019, em um levantamento da plataforma Deezer. O estudo mostrou que o consumo do podcast cresceu, em média, 67% no Brasil.
E não para por aí: os brasileiros mostram-se bastante engajados com esse modelo de mídia, sendo que 25% dos ouvintes tendem a consumir mais de uma hora de conteúdo nesses programas.
De onde vem todo esse sucesso? Podemos considerar vários fatores para a resposta.
Um deles é a praticidade de consumo das informações. Assim como o rádio, o podcast, por ser todo formatado no som, pode ser escutado no trânsito, no banho ou em outras situações em que não precisamos comprometer nossa atenção visual (como a TV, os vídeos ou a leitura) com o objetivo de obter a informação.
Além disso, a possibilidade clara de aprendizado, ou pelo menos de se inteirar sobre algum assunto, apenas escutando áudios de alguns minutos, é outro fator a favor dos podcasts.
Nesse sentido, a produção por esse estilo de conteúdo também cresce – e não faltam opções para quem quer saber mais sobre os mais variados temas. O marketing digital, claro, está inserido nesse maravilhoso universo do “rádio especificado”.
Portanto, se você ainda não conhece um canal especializado nessa área, levantamos, abaixo, doze podcasts feitos em português que podem entrar no seu radar. Afinal, além de seu caráter informacional, a abordagem do tema pode ser muito divertida.
1. De cabeça: Marketing Digital | Empreendedorismo | Vendas online
O De Cabeça é realizado por Bruno Moreira, da eKyte, e Eric Menau, da Spark English. O podcast conta com convidados especialistas nas áreas de cada assunto abordado – como, por exemplo, Hugo Welke, designer de produto do Canva.
Durante os programas, tratam de temas relacionados ao mundo dos negócios online, como marketing digital, criação de sites, SEO, redes sociais e outros assuntos. Os episódios são repletos de conhecimentos ricos e, por isso, são indicados tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência significativa na área.
2. Dominando o jogo
O Dominando o jogo é feito por Caio Ferreira e Jonathan Taioba. Durante os episódios, postados semanalmente, eles tratam de assuntos como marketing direto, dropshipping, marketing digital, técnicas de copywriting e conversão.
Pode assinar o programa se tiver interesse nesses e diversos outros tópicos relevantes para profissionais dos “bastidores” digitais.
3. Braincast
O Braincast é o podcast do B9.com.br, e um dos mais famosos para discutir não só a propaganda, online ou off, mas diversas atualidades relevantes. É outra ótima opção para quem quer aprender mais sobre o universo de marketing digital, mas não apenas marketing digital.
Nos programas, a equipe do B9 traz debates de temas como tecnologia, cultura digital, inovações e transformações do mercado da comunicação, negócios e criatividade.
O grande diferencial do Braincast é buscar conteúdos de valor e muito atualizados sobre qualquer assunto abordado. Como exemplo disso, sugerimos para “desgustação” um episódio recente: Comunicação não violenta durante a quarentena.
4. VDB Cast
O VDB Cast é o podcast do Viver de Blog. Nele, Henrique Carvalho traz publicações frequentes sobre diversos assuntos de marketing digital, produtividade e, principalmente, produção de conteúdo.
Um episódio imperdível sobre esse assunto é o dos 7 mandamentos do Conteúdo Digital de Qualidade.
5. Show me the ROI
Show me the ROI é o podcast produzido pela Resultados Digitais, empresa que dispensa apresentações.
Nos programas, abordam temas do setor de marketing digital e estratégias de gestão, além de vários outros assuntos atualizados. O 36, por exemplo, trata de Estratégias de gestão de crise para agências de Marketing Digital.
Portanto, é um podcast excelente dica para quem quer ficar inteirado das inovações em marketing digital quase em tempo real.
6. Digcast
O Digcast, idealizado pelo consultor de marketing digital Felipe Pereira, trata de assuntos como empreendedorismo, negócios online e marketing digital.
Há diversos modelos de conteúdo nos programas para que a mensagem seja passada de maneira eficaz. Estamos falando de episódios com entrevistas, dicas de livros, técnicas e ferramentas que ajudam o ouvinte a pensar novas formas de obter sucesso dos negócios na internet.
Para mais, também conta com convidados especiais para abordar temas que demandam um ponto de vista especializado.
7. TrendCast
O TrendCast, podcast da Agência de Bolso, é outro programa indicadíssimo para quem quer aprender mais sobre o ambiente digital.
Durante os episódios, repletos de bastante bom humor e descontração, são abordados assuntos do mundo da comunicação e negócios, sempre com foco em marketing digital, além de desafios enfrentados, comumente, pelos publicitários.
Se você ainda não conhece, sugerimos começar pelo episódio sobre os bastidores da produção de conteúdo.
8. Digitais do Marketing
Digitais do Marketing traz conteúdos de muita qualidade no modelo de mesas redondas. Ou seja, além dos apresentadores usuais, o programa reúne diversos convidados, cada um especialista em sua área, para abordar temas diversos relacionados ao mercado.
O objetivo é, claro, dar ao ouvinte um espectro maior de opiniões e conhecimento, para que ele próprio consiga formular sua opinião final.
9. BD Cast – Marketing Digital para Lojistas
O BD Cast é o podcast da Bem Digital, especialista em marketing de varejo.
Os programas trazem conteúdos sobre todo tipo de assunto relacionado ao marketing digital, tais como investimentos em anúncios, dicas para crescer organicamente, planejamento e gestão de rede.
Em alguns episódios, abordam canais específicos e como utilizá-los para melhorar as vendas e o sucesso dos seus negócios. Um exemplo é o programa com dicas para vender pelo WhatsApp.
10. Tribo de Marketing
Por Fernanda Belfort, o Tribo de Marketing é um podcast feito para estimular e ajudar os profissionais de marketing a transformar seus negócios. Nos programas, Fernanda compartilha diversos de seus aprendizados ao longo da sua carreira – que já conta com mais de 20 anos na área.
O podcast também traz convidados especialistas em determinados nichos do mercado para tornar a discussão mais abrangente.
11. Comunique-se
O Comunique-se é o podcast da empresa de comunicação e marketing de mesmo nome, que é referência brasileira no assunto.
Os programas têm foco na área de comunicação, marketing e jornalismo, trazendo assuntos de interesse tanto de empresas como de profissionais autônomos. Alguns temas recorrentes são transformação digital, marketing de influência, mídias sociais, SEO, dicas para textos e conteúdos de qualidade.
12. Off Topic
O Off Topic, podcast com produção de Daniele Mattos, edição de William Sasake e apresentação de Eduardo Zanelato, é focado em trazer perspectivas atuais sobre o mercado de comunicação.
Seus episódios contemplam tópicos que norteiam os negócios no meio digital. Recentemente têm abordado, por exemplo, as soluções e realidade das marcas diante do coronavírus. Um programa imperdível sobre o assunto é o OT x COVID-19 001: Marcas, conhecimentos e primeiros passos.
13. ROI Hunters
O podcast ROI Hunter é uma criação da V4 Company, uma assessoria de Marketing Digital focada em resultados de vendas.
No podcast, você poderá entender como o público interage com os seus anúncio, como coletar e a analisar os dados e diversas dicas para investir em mídia nas diversas redes sociais.
Agora que você já tem 13 indicações de podcasts em português para melhorar seus conhecimentos em marketing digital, que tal ficar ainda mais por dentro do assunto?
O Portal Insights é dedicado a conteúdos ricos para inspirar empresas e empreendedores que querem se destacar nesse gigantesco mercado.
Acesse o blog para mais dicas sobre marketing digital e negócios!