Investir em anúncios na internet é sem dúvidas uma das formas mais rápidas e eficazes de gerar lucro para seu negócio através do Marketing Digital. Porém, sabemos que nem sempre é possível contar com este canal – contas são bloqueadas, resistências internas da empresas surgem e as vezes simplesmente não existe verba para isso.
Felizmente, não é apenas de anúncios que vive o Marketing Digital – muito pelo contrário. Existe uma grande variedade de canais que não só podem ser aproveitados em momentos onde a mídia paga está impedida, como também devem estar presentes em qualquer estratégia madura.
Abaixo listamos quais são as alternativas mais recomendadas, com um passo a passo bem prático para você colocar em prática na sua empresa o quanto antes.
1. Google Meu Negócio
Apesar de ser ignorado pela maioria das pequenas empresas, o Google Meu Negócio é a página do seu negócio dentro do mecanismo de busca do Google.
Nessa ferramenta você pode configurar várias informações relevantes sobre seu negócio, como horário de funcionamento, cardápio, calendário de agendamentos, fotos, avaliações e muito, muito mais.
Quanto mais completo o Google Meu Negócio, maiores suas chances de aparecer na frente dos seus concorrentes e mais demanda orgânica o seu negócio vai ter – especialmente se já existe uma busca significativa na sua região.
Como colocar em prática:
- Crie uma conta no Google Meu Negócio
- Complete o perfil com o máximo de informações possíveis
- Solicite avaliações sinceras de clientes e amigos
- Acompanhe os relatórios semanais para ter ideias de otimizações
- Acompanhe semanalmente os comentários e responda a todos, de froma educada e com foco em resolver a situação (lembre-se que tudo isso fica público)
- Peça sempre que os clientes avaliem sua empresa por lá
2. Marketplaces
Apesar dos marketplaces já serem amplamente conhecidas para quem lida com e-commerce, ainda é raro ver outros modelos de negócios aproveitando esses canais.
Existem marketplaces nichados para praticamente qualquer coisa – de carros (como o SóCarrão) até serviços variados (como o GetNinjas). Muitas vezes são nos marketplaces que sua empresa vai encontrar um canal de leads de qualidade, provavelmente sem nenhuma concorrência e um custo de aquisição ainda muito baixo.
Como colocar em prática:
- Faça um mapeamento de todos os potenciais martketplaces de acordo com o que você vende
- Se inscreva nesses martketplaces e acompanhe a demanda
- Caso exista demanda em algum, estude formas de escalar com avaliações postiivas
3. Grupos em redes sociais
Grupos em redes sociais como Facebook e Linkedin concentram um público nichado, e com alto índice de engajamento. Além disso, o alcance dos posts em grupos é muito mais alto do que o alcance no feed da sua empresa, ou até mesmo no seu feed pessoal.
Quem nunca recebeu uma notificação do tipo “Fulano postou no grupo X”?
Com esse poder em mãos, é possível gerar um volume significativo de leads. Mas existem dois desafios que é importante ter em mente:
- Qualidade: as pessoas nesses grupos geralmente são “vacinadas” contra posts genéricos, que só querem empurrar algum produto ou serviço. Sabendo disso, é importante buscar sempre um conteúdo de extrema qualidade e, de preferência, muito prático, para atrair a atenção de forma positiva das pessoas.
- Frequência: a não ser que o engajamento com suas postagens iniciais no grupo seja muito alto, é importante saber a hora de parar de postar – muitos grupos inclusive têm regras para banir integrantes que postam com muita frequência querendo vender ou oferecer algums coisa.
Como fazer na prática:
- Faça um mapeaneot de pelo menos 10 grupos no Linkedin e 10 no Facebook com temas relacionados ao que você vende
- Elabore um conteúdo de extrema qualidade
- Compartilhe nos grupos
- Acompanhe os resultados e avalie se é viável postar de forma recorrente em alguns deles
4. E-mail marketing
Provavelmente você já ouviu alguém dizer que o e-mail marketing está morto, mas minha experiência e vários dados de mercado mostram o contrário.
Ainda é possível gerar leads, vender e ainda engajar muita gente por e-mail. Obviamente, como qualquer outro canal, é importante ter em mente as boas práticas de segmentação e personalização dos e-mails, assim adotar técnicas de redução de hard bounce e Spam.
Como colocar em prática:
- Faça um levantamento de todos os contatos (leads) armanzeados em planilhas e plataformas.
- Faça uma limpeza desta base, removendo todos os contatos inválidos – você pode economizar tempo usando ferramentas como o Neverbounce.
- Com a base limpa, elabore uma sequência de e-mails com o objetivo de segmentar os leads por interesse. Por exemplo, você pode enviar um e-mail com um tema X, outro com tema Y, e e ir categorizando os leads de acordo com quem abre cada um dos e-mails.
- Crie uma estratégia consistente de newsletter para manter uma base engajada, enviando no mínimo um e-mail por mês e no máximo ou e-mail por semana, sempre de forma segmentada.
- Em paralelo às newsletters, crie e-mails com ofertas especiais para monetizar a base. Importante: esses e-mails devem ser enviados no máximo uma vez por semana, apenas para os leads engajados, que abriram pelo menos um dos últimos três e-mails (a maioria das plataformas de automação de marketing já fazem essa separação de maneira automática).
5. SEO
Apesar do termo assustar a maioria dos profissionais, até mesmo os mais expeirentes no Marketing Digital, SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que otimizar o seu site para que ele possa ser encontrado com mais facilidade pelo seu público-alvo.
Nos últimos anos, falar de SEO se tornou menos comum pelo crescimento exponencial da área de tráfego pago – afinal, é muito mais simples e cômodo gerar demanda investindo dinheiro do que pensando em um processo de análise, produção de conteúdo e otimização.
Além, é claro, do fato de uma estratégia de SEO trazer resultados mais no médio e longo prazo. A maioria dos especialistas concordam que uma boa estratégia de tráfego orgânico vai gerar resultados a partir do sexto mês de execução.
Apesar disso, é importante lembrar que os resultados são mais permanentes, o público-alvo tende a ser muito mais qualificado e, diferente do tráfego pago, as visitas orgânicas são independentes de quanto dinheiro você está investindo naquele momento.
Como colocar em prática::
- Instale o Google Search Console o seu site
- Faça uma análise de SEO Off-page no seu site
- Crie um planejamento de conteúdo com foco em SEO
- Crie uma rotina mensal de análise e otimização
6. Programa de Indicações e Afiliados
Você já parou para pensar na quantidade de clientes que já te indicam para amigos, sem você nunca pedir? Imagine se a sua empresa, muito mais do que pedir para os clientes indicarem ela, começasse a recompensar as pessoas por isso?
Essa é a lógica das campanhas de indicações e afiliados. Com um programa de recompensas, uma divulgação atrativo e uma forma de organizar tudo isso com eficiente (existem inclusive ferramentas para isso como a Viral Loops e Buzzlead) você pode criar um novo canal de leads extremamente qualificados para seu negócio.
Como colocar em prática:
- Crie um plano de indicação e afiliados
- Defina as metas, prêmios e/ou comissões
- Escolha a plataforma (pode inclusive ser manual)
- Implemente e divulgue para a base de clientes
7. Reciclagem de leads e clientes antigos
Sabe todas aquelas pessoas que já solicitaram um contato no passado (ou adicionaram no carrinho no caso de e-commerce) mas não compraram, por alguma motivo?
No cenário ideal sabemos que toda estratégia deveria contemplar o aproveitamento desses contatos, por meio de ações de reciclagem como follow-ups e conteúdos com quebras de objeções, mas sabemos que essa não é a realidade da maioria das empresas.
Portanto, se sua empresa já existe há alguns anos, muito provavelmente existe uma base de leads antigos que podemos classificar em dois tipos: pessoas que compraram e pessoas que não compraram, por algum motivo.
Pensar numa estratégia de reciclagem para esses leads não é apenas uma boa ideia em termos de diversificar canais de tráfego, como também fazer seu investimento ter mais retorno. Afinal, dificilmente esses leads e clientes foram obtifos de graça.
Como colocar em prática:
- Mapeie os clientes e oportunidades perdidas
- Defina upsells e cross-sells por tipo de cliente
- Identifique os leads no CRM (se não tiver ainda, é a hora de implementar)
- Desenvolva um script de abordagem por tipo de cliente e oportunidade perdida
- Entre em contato com todos
8. Outbound Marketing
Enquanto a maioria das estratégias de Marketing Digital se concentram em atrair os potenciais clientes, o Outbound Marketing consiste em ir atrás (prospectá-los).
Na prática, toda estratégia de Outbound consiste em criar uma lista de potenciais clientes, definir um plano de abordagem (e-mail, telefone, os dois…) e iniciar prospecção. Hoje já existem diversas ferramentas que facilitam este processo, algumas com preços bem acessíveis para pequenos e médios empresários.
É comum alguns profissionais de marketing torcerem o nariz para o Outbound por sua abordagem mais proativa e as vezes até agressiva. Além disso, uma boa estratégia de Outbound Marketing deve envolver o time comercial, o que muitas vezes desmotiva profissionais mais antigos, que ainda acreditam que marketing é algo separado de vendas.
Como colocar em prática:
- Defina o ICP (Perfil Ideal de Cliente)
- Crie uma lista de potenciais clientes com ajuda do Google, Linkedin ou outras ferramentas.
- Instrua o cliente no processo de abordagem e pré-qualificação
- Mapeie os resultados e mostre o potencial ROI desse tipo de estratégia
9. Co-branding (parcerias)
Na corrida em gerar cada vez mais leads pelos canais tradicionais, é muito como ignorarmos o nosso próprio networking. Por isso, pensar em parcerias e co-branding pode ser uma opção de canal de leads para a sua empresa, especialmente se você conhece pessoas ou empresas que possuem um público-alvo semelhante com o seu.
Por isso, se você vende seguro automotivo, você pode pensar em uma live com outra empresa que vende veículos seminovos. Assim, ambos aproveitam o potencial do mesmo público-alvo, que neste caso são pessoas com potencial em comprar um veículo e contratar um seguro.
Como colocar em prática:
- Faça um levantamento de potenciais parcerias usando o networking do cliente
- Faça um brainstorm de temas
- Prospecte parcerias
- Produza o conteúdo e faça a divulgação em conjunto
Considerações finais
Ao apresentar canais alternativas de tráfego além das mídias pagas, geralmente ouço objeções como “mas isso vai dar bem mais trabalho”, “eu acho que não vai dar certo” etc. Para essas pessoas, gosto de lembrar que pensar em canais alternativos é essencial para qualquer empresa – o que você vai fazer se de repente não conseguir anunciar mais?
Sobre dar mais trabalho, isso é verdade. É muito mais difícil elaborar estratégias mais elaborados que envolve conteúdo do que simplesmente apertar alguns botões no Facebook Ads e esperar os leads chegarem.
Mas como dizem por aí, se você fácil todo mundo faria, e se todo mundo fizer não vai ser mais um diferencial para você.