A escrita é uma das formas mais antigas de comunicação humana. E, embora esteja entre nós por tanto tempo, muita gente ainda não consegue utilizá-la de forma a transformar a comunicação em lucro, o princípio fundamental do copywriting. Paulo Maccedo não é uma dessas pessoas. Nas páginas de Copywriting – O método centenário de escrita […]
Desde que comecei a prestar consultorias em Marketing Digital, um dos mercados que sempre me chamou a atenção foi o de startups. Como é possível que um grupo de pessoas extremamente produtivas e inteligentes consiga se reunir para criar uma solução fantástica, com milhares de linhas de códigos e tecnologias complexas (que a maioria das […]
Usar porcentagem (%) ou valor real (R$) certamente é uma dúvida que silenciosamente atormenta – ou vai atormentar – a vida de qualquer profissional que não sabe o que usar na hora de oferecer descontos. Por exemplo, vamos supor que você foi contratado para criar uma campanha cujo objetivo é anunciar o desconto de um […]
Landing pages são páginas desenvolvidas com um objetivo pré-definido, seja vender um produto ou captar uma oportunidade através de um eBook. Elas são amplamente usadas no Marketing Digital por possuírem uma taxa de conversão muito mais alta que os sites tradicionais. Por serem mais simples e rápidas de serem construídas, são talvez as ferramentas mais […]
É impossível falar de Marketing de Conteúdo hoje no Brasil sem citar Rafael Rez, autor do livro sobre o tema mais vendido do país (e provavelmente um dos mais vendidos do mundo): Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. Um dos grandes diferenciais para que Rafael Rez seja considerado um nome importante da área […]
Ou como o Jovem Nerd e o Azaghal desenvolveram um modelo de negócios baseado em conteúdo (gratuito) A história do negócio do Alexandre Otoni e do Deive Pazos é longa e interessantíssima, mas hoje queremos focar aqui em detalhe muito interessante do negócio: a maneira como criaram uma plataforma de entretenimento que ainda é capaz […]
Dentre os meses de Setembro de 2016 e Março de 2017 eu escrevi 164 artigos e 12 eBooks. Sim, eu tenho tudo registrado numa planilha do Google Sheets. 164 artigos e 12 eBooks são, aproximadamente, 170 mil palavras – mais que o dobro de palavras usadas no primeiro livro do Harry Potter. Mas por que […]
O Facebook Ads é uma das maiores plataformas de anúncios do mundo. Pela facilidade de criar e otimizar campanhas, já são mais de 6 milhões de anunciantes que tentam, diariamente, vender mais através da ferramenta. E aqui vale enfatizar a palavra “tentam”. Apesar de ser muito simples criar o seu anúncio no Facebook ou, no […]
Anunciar para pessoas em regiões remotas com o Facebook Ads parece uma tarefa simples: basta selecionar a localização em que você quer mostrar os anúncios na seleção de público e pronto. Apesar de este ser realmente o primeiro passo para quem deseja atingir essas pessoas, está longe de ser o suficiente para gerar resultados. Isso […]
Você se considera uma pessoa proativa e curiosa. Quer se destacar como profissional e por isso busca sempre acompanhar os principais blogs, portais de notícias e canais do Youtube do seu interesse. Encontrar conteúdo de qualidade não é um problema para você pois, ao longo dos anos, você desenvolveu um filtro mental super eficiente que […]
Não se sabe exatamente qual foi o “marco zero” do Marketing Digital mas, usando um pouco de pensamento lógico, ele provavelmente surgiu quando a primeira pessoa visionária decidiu usar uma tal de “internet” para divulgar sua marca, produtos ou serviços – ou até mesmo suas ideias. Uma pesquisa rápida no Google nos diz que a […]
Esta é uma tradução livre do artigo “The Itch Of Curiosity” originalmente publicado na WIRED. Curiosidade é um desses traços de personalidade que recebe pouca atenção científica. Me surpreende como é um hábito mental tão importante – quantas pessoas bem sucedidas são desinteressadas? – mas também extremamente impreciso. “Eu não tenho um talento especial, sou […]