O Facebook anunciou recentemente a plataforma Atribuição do Facebook, onde gestores e profissionais de marketing poderão mensurar seus resultados na rede social e em plataformas parceiras (Instagram, Messenger e Audience Network).
O objetivo é poder analisar comportamentos e perfis de compra com base em acessos nos diferentes aplicativos, além de oferecer uma visão mais ampla dos processos de aquisição e a rentabilidade de cada plataforma nas campanhas.
Na prática, isso significa que comparar o ROI entre as plataformas dentro de cada campanha será ainda mais fácil, pois a Atribuição do Facebook pretende juntar tudo em um só lugar.
Algumas empresas já estão utilizando a nova ferramenta, como a companhia aérea letã airBaltic.
“A Atribuição do Facebook nos permite ver a mensuração em todos os dispositivos e tomar as decisões certas de marketing com base no comportamento do nosso público”, afirma a vice presidente da empresa, Elina Prave.
Oferecer informações cruzando diferentes comportamentos em plataformas distintas criará um perfil mais realista do comportamento dos usuários, e isso poderá facilitar a criação de personas e perfis de compra mais direcionados aos clientes reais.
A estratégia da airBaltics, por exemplo, pode mudar radicalmente a maneira como a empresa se comunica com seus potenciais clientes se perceberem uma baixa conversão em anúncios no Instagram comparado às outras plataformas.
E são esses resultados os mais importantes para as empresas, pois possibilitam uma resposta rápida com base em métricas confiáveis.
Obviamente, estar sempre bem preparado é essencial para poder manter os negócios crescendo e não investir em estratégias prejudiciais à empresa, tanto do ponto de vista financeiro quanto institucional.
Anúncios mal preparados, desconsiderando o perfil do público, podem gerar um imenso backslash, um marketing negativo para o negócio. Com sorte, a Atribuição do Facebook ajudará a reduzir esses problemas e outros mais daqui para frente.
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