Para ver essa aula em vídeo, confira o canal do Youtube. Já imaginou conseguir ver todos os anúncios do seus concorrentes sem usar ferramentas de terceiros ou pagas? Graças a uma atualização recente da plataforma do Facebook, isso é possível e muito simples – e hoje eu vou mostrar como. Basta entrar na página da […]
Roger Dooley, especialista em neuromarketing, nos lembra em seu livro Brainfluence que em 80% dos casos nós tomamos decisões antes de sermos racionalmente conscientes disso. Mesmo que Dooley explique esse efeito em termos de como nosso cérebro funciona, na minha opinião, separar em campos distintos a neurociência e a teoria dos arquétipos seria incorreto. Pelo […]
Aqui vai uma história… No clássico conto No coração do mar: a tragédia do baleeiro Essex, por Nathaniel Phillibrick, um grupo de marinheiros estava vagando pela costa da América do Sul em 1821 quando eles cruzaram com algo assustador. Estavam em um baleeiro chamado Dauphin, sob o comando de um capitão chamado Zimri Coffin. Um […]
Satisfação do cliente é um jogo de expectativa Deixe-me explicar: Quando comprei meu MacBook Air (na minha opinião, o melhor custo-benefício que um ser humano pode ter na vida) fui convencido pelo vendedor a também levar um fone de ouvido oficial da Apple, super sofisticado e, consequentemente, caro. Cerca de seis meses depois o fone […]
Este texto é uma tradução livre do clássico “Maker’s Schedule, Manager’s Schedule”, de Paul Graham. Para ler a versão original (em inglês), clique aqui. Uma das razões pela qual programadores não gostam de reuniões é que eles estão num tipo diferente de organização das outras pessoas. Reuniões têm mais ônus para eles. Existem dois tipos […]
Em 1906, um economista italiano chamado Vilfredo Pareto criou uma fórmula matemática para descrever a divisão de riqueza desigual de seu país. Ele mostrou que aproximadamente 80% das terras e riquezas da Itália eram mantidas por 20% da população. Veja abaixo alguns exemplos que você pode ter experienciado em seu negócio. Depois, ele descobriu que, virtualmente, […]
Recentemente “caí” em um daqueles vídeos do Youtube cheio de dicas para freelancers e fiquei surpreso com a quantidade de informações superficiais que as pessoas colocam por lá – e mais surpreso ainda com a quantidade de pessoas que acreditam nelas! Como forma de manifesto, hoje resolvi expor um “segredo” que guardei comigo há bastante […]
Este texto é uma tradução livre do texto “1.000 True Fans”, de Kevin Kelly. Clique aqui para ler a versão original em inglês. Essa é uma versão editada e atualizada de um artigo que escrevi em 2008 quando essa, agora popular, ideia ainda era embrionica e só um rascunho. Eu recentemente reescrevi-a para condensar as […]
Esta é uma tradução livre do texto “Why You Won’t Finish This Article” do SLATE. Para conferir a versão original (em inglês) clique aqui. Eu vou manter esse texto breve porque você não vai ficar lendo por muito tempo. Eu já perdi um monte de vocês. Para cada 161 pessoas que entraram nessa página, uns […]
Meu filme favorito sobre marketing é “Mensagem pra você”, com o Tom Hanks e a Meg Ryan. O filme ensina uma das mais importantes lições de marketing que tive: o que acontece quando a velocidade de implementação alcança a Lei da Taxa de Conversão Baixa. Tudo o que você precisa saber sobre o filme é […]