Mesmo com pandemia, guerra, eleições e centenas de outros acontecimentos que abalaram a economia nos últimos anos, o Marketing Digital simplesmente não viu crise.
Segundo uma pesquisa da CENP-Meios (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) só em 2021 o investimento das empresas em Marketing Digital cresceu 74,2% em relação ao ano anterior.
Este tipo de crescimento acelerado, causa, naturalmente:
- um aumento na demand por profissionais qualificados;
- falta de qualificação rápida o suficiente para atender a demanda.
Ou seja: se você considera entrar de vez neste mercado, provalmente não vai existir um momento melhor do que este.
Mas quais são as possibilidades profissionais? Como dar o primeiro passo? Devo buscar freelas ou ter um “emprego fixo”? Tudo isso (e muito mais) vou procurar responder neste texto.
Já fiz praticamente de tudo neste mercado – de escrever blogpost como freelancer a construir e vender minha própria empresa – e creio que minha visão mais sistemática e baseada no mundo real pode ser útil.
Aproveite e já me siga no Instagram para acompanhar mais conteúdos como este.
Quais são as possibilidades de carreira?
“No que eu devo me especializar?” é de longe uma das perguntas que mais recebo de pessoas que buscam migrar para o Marketing Digital. Por isso, já vamos tirar ela do caminho.
Existem centenas de cargos e especializações que você pode mirar mas quando analisamos todas as possibilidades, podemos classificá-las em três categorias:
a. Criativo
É o profissional que vai criar coisas – seja uma arte, um vídeo, um aplicativo ou qualquer ativo exija criatividade e habilidade técnica com ferramentas para existir.
Imagine um profissional Criativo como um artesão – ele tem o conhecimento, as habilidades e as ferramentas para fazer a sua obra.
Trabalhar como Criativo é mais indicado para pessoas que buscam atuar mais “no seu canto”, sem precisar interagir muito com o time e ter longas jornadas de reuniões e/ou contatos com clientes.
Como vantagem, vejo a possibilidade de se especializar em áreas altamente valorizadas como edição de vídeos, efeitos visuais, copywriting e programação, que além de ter ótimos salários, possui um nível de responsabilidade relativamente baixo.
Já como desvantagem, este tipo de profissional dificilmente ocupa uma posição de gestão e liderança mais estratégica, o que pode limitar as possibilidades quando o assunto é promoção profissional e/ou obter sociedade da empresa.
Outra grande desvantagem é que um profissional criativo sempre estará mais suscetível a lei da oferta e demanda. Você pode ser o melhor copywriter da galáxia, mas se tiver muito mais oferta de profissionais do que demanda, seu teto de remuneração naturalmente vai ser menor do que profissionais criativos com altíssima demanda e pouca oferta.
Sim, existem profissionais criativos que se destacam e ganham muito mais do que muitos CEOs por aí, mas são exceções e não a regra.
Um profissional Criativo pode ganhar qualquer coisa entre R$ 1.500 e R$ 12.000 e o melhor jeito de começar é fazendo um curso de especialização em algo que você tenha interesse (ex: edição de vídeos, copywriting, social media designer…), encontrar trabalhos como freelancers para construir seu portfólio (recomendo buscar em sites de freelancers como a Workana) e, só depois, buscar oportunidades de trabalhos fixos no Linkedin.
b. Analítico
Ao contrário do Criativo, um profissional Analítico trabalha com o que tem em mãos – informações e dados, equipe multidisciplinar, ativos, objetivos estratégicos etc.
O valor do profissional analítico está em transformar informações em ações que geram resultados. Como esse processo acaba envolvendo números, fórmulas, planilhas e gráficos, pessoas com mais facilidade em exatas tendem a se dar melhor como Analítico.
No contexto do Marketing Digital, as posições mais comuns para esse profissional são: gestor de tráfego, analista de marketing, cientista de dados e gestor de projetos.
Como este tipo de profissional lida mais diretamente com decisões estratégicas no dia a dia dos negócios, uma grande vantagem é que naturalmente ele acaba migrando com mais facilidade para cargos de gestão.
As desvantagens que vejo é que esses profissionais tendem a sofrer mais pressão por resultados e têm mais dificuldade em se especializar em áreas mais específicas, já que o valor dele estar em ser generalista.
Não que ser generalista seja ruim, mas definitivamente não é o perfil de todo mundo.
Inclusive, não é raro ver pessoas com perfil analítico sendo promovidos para cargos de gestão mas não tendo o mesmo sucesso, pela dificuldade de lidar com pessoas.
Um profissional Analítico pode ganhar qualquer coisa entre R$ 2.500 e R$ 15.000 o melhor jeito de começar é fazendo um curso que ofereça uma visão ampla e científica do Marketing Digital – recomendo fortemente o Cientista do Marketing ou a formação de assessores da V4 Company, caso você tenha mais dinheiro e tempo para investir numa formação mais imersiva.
Depois disso, o ideal é buscar uma posição de analista de marketing júnior numa empresa que dê possibilidade de aprendizado e crescimento profissional, para então começar a escalada profissional para analista sênior, gerente, diretor etc (dica: nunca trabalhe para uma empresa que não tenha um plano de carreira claro e meritocrático).
c. Empresário
Independente do seu perfil ser Criativo ou Analítico, se você se acha capaz de montar um time e atrair clientes com suas habilidades de vendas, talvez o melhor caminho seja você ter a sua própria empresa.
Hoje, ter uma agência de marketing simplesmente não tem barreira de entrada – você pode facilmente oferecer um serviço de Marketing Digital de qualidade com zero investimento em ferramentas e infra-estrutura.
A vantagem, obviamente, é que sendo empresário você não tem teto de crescimento financeiro – quanto maior e bem sucedida for a sua empresa, mais dinheiro você ganha no curto (distribuição de lucros) e longo prazo (equity).
As desvantagens são todas aquelas de qualquer empresário: pressão em fazer dar certo, necessidade de estar sempre atrás de clientes e os riscos do negócio não dar certo.
Para começar, o melhor caminho é ter um conhecimento amplo de Marketing (recomendo novamente o Cientista do Marketing), desenvolver uma marca com um bom pitch de vendas e ir prospectar clientes – siga o Thiago Reis e o Giovanne Saraiva para aprender na prática.
Com os primeiros clientes você automaticamente vai precisar olhar para a sua operação e eu teria que escrever pelo menos 10 textos deste tamanho para te dar uma noção de como fazer isso – mas este texto pode ser um bom começo.
Inclusive, se você tem dinheiro para investir, considere comprar uma franquia da V4 Company. Além de todo o knowhow de operação e gestão que eles vão te passar, você já começa com uma marca forte e não precisa se preocupar em vender.
Habilidades básicas que você precisa ter independente do perfil
Seja qual for o caminho escolhido (Criativo, Analítico ou Empresário), o tempo me ensinou que todas as pessoas bem sucedidas no Marketing Digital acabam compartilhando as mesmas habilidades.
São elas:
- Conhecimento dos fundamentos do Marketing
- Conhecimento básico de Gestão de Tráfego Pago
- Conhecimento básico de Design e Experiência do Usuário (UX)
- Conhecimento básico de Copywriting
- Conhecimento básico de Gestão de Projetos
- Conhecimento profundo em vendas
- Conhecimento profundo em gestão de projetos e pessoas
Qualquer busca rápida no Google vai oferecer milhões de conteúdos para você aprender cada um dos itens acima, então a falta de informação não vai ser um problema.
O que pode ser (e sinceramente é onde todo mundo morre na praia) é não se organizar para percorrer esse percurso. Todo mundo quer ter sucesso, mas são raras as pessoas dispostas a estudar e trabalhar duro para isso.
Portanto, se você está levando isso tudo a sério, coloque na sua agenda tempo para estudar e não invente desculpas.
Como conseguir uma boa oportunidade
Como abrimos o texto, a verdade é que o mercado está sedento por profissionais qualificados e só o fato de você ter dominado os conhecimentos básicos do item acima, e escolhido o perfil de profissional que você quer ser, muitas vezes já é o suficiente para você conquistar uma posição numa empresa.
Mas caso você queira caprichar no seu currículo e já mira uma oportunidade que vai te remunerar a partir de R$ 5.000 por mês, seguem algumas dicas práticas:
- Faça o curso Cientista do Marketing da V4 Company
- Faça as certificações básicas do Google
- Faça a certificação oficial do Facebook Blueprint
- Se envolva em algum projeto, mesmo sem remuneração, para ter pelo menos uma experiência em seu currículo
- Crie um perfil Campeão no Linkedin e adicione todas essas certificações
- Defina uma meta de enviar pelo menos 10 mensagens por dia para CEOs e CMOs no Linkedin
Se você cumprir esses papos é praticamente impossível você não conseguir alguma coisa. Inclusive, se você completar esses passos me envie uma mensagem no Instagram e muito provavelmente eu vou conhecer alguém que precise de uma pessoa com o seu currículo
Considerações finais
Quando comecei a escrever este texto, prometi para mim mesmo que seria um conteúdo extremamente prático.
A verdade é que a internet está repleta de conteúdos rasos e dicas inúteis sobre carreira, e o objetivo deste projeto é exatamente se destacar pelo pragmatismo.
Sim, são muitas informações e passos para você absorver, mas pense que graças à internet hoje você pode ganhar um dinheiro significativo sem nenhuma formação acadêmica.
Além disso, o fato de não ser tão fácil assim é ótimo – afinal, se fosse fácil todo mundo faria e o mercado não estaria carente de profissionais, o que diminuiria as suas oportunidades.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar o material.