Um pensamento popular é o de que gerações mais velhas não se dão bem com tecnologia. Nos Estados Unidos, os baby boomers, pessoas nascidas entre o fim da década de 40 e a década de 60, hoje estão entre os que mais usam o Youtube.
A ideia de que essa geração estaria desatualizada com as tecnologias por conta da idade desconsidera alguns fatores, como as diferenças culturais por conta do período vivido.
Para quem nasceu entre 1940 e 1960, assistir uma série de TV ou ouvir um programa de rádio exigia que a pessoa estivesse vendo o programa na hora, ou perderia o conteúdo.
Hoje, os baby boomers podem consumir os conteúdos que quiserem dentro do Youtube, sem precisar contar com datas e horários de exibição.
Outra razão para o uso cada vez mais regular da plataforma de vídeos é na economia de tempo.
Aproximadamente 10 mil baby boomers se aposentam todos os dias, mas não é por estarem saindo de seus empregos que têm mais tempo para matar – pelo contrário, eles querem otimizar ainda mais seus dias.
“Com o Youtube, eu não estou mais presa em programas de uma hora, cheios de comerciais. Se eu tenho 10 minutos livres, vou no Youtube e encontro algo para assistir”, respondeu Vera, de 63 anos.
Essa economia de tempo pode ser um dos motivos pelos quais os baby boomers têm 1,3x mais chances de ver um vídeo que ler instruções.
Outro comportamento interessante é o uso da tecnologia para aprendizado. Nada do ditado “não se ensina truques novos para um cão velho”, os baby boomers estão se atualizando regularmente, e usam o Youtube para entenderem melhor as novas tecnologias. 1 em cada 3 pesquisam marcas e produtos na plataforma.
Acima de tudo isso, 68% usam o Youtube para entretenimento, assistindo recapitulações, reprises e suas séries favoritas. Os principais canais acessados, de acordo com o Google, são Fox News, Star News (sobre celebridades) e WatchJoJo (um canal de curiosidades).
Esquecer esse público é fácil na hora de fazer sua campanha de marketing, acreditando que eles não estão inseridos no meio digital. Mas essa pesquisa recente mostra como os baby boomers não têm nada a perder para as outras gerações.
Outro fato decisivo é que pessoas acima dos 50 anos correspondem a 51% do consumo e compras, tornando esse um público extremamente rentável, quando são feitas campanhas de qualidade.
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