Baixe essa notícia aqui.
Segundo a pesquisa “IA em varejo: Análise de Segmento, Posicionamento de Fornecedores e Previsões de Mercado 2019-2023” realizada pela Juniper Research, as interações por chatbots no varejo chegarão a 22 bilhões anuais em 2023, muito acima dos 2,9 bilhões de 2019.
Além disso, as vendas resultantes do contato com chatbots chegará a 113 bilhões de dólares em 2023, crescimento de 98% anual a partir de 2019, considerando a estimativa para esse ano de 7,9 bilhões de dólares.
Essas vendas, contudo, serão resultados da migração de outros canais, não necessariamente um novo fluxo de receita. Com isso, a pesquisa ressalta que os resultados virão da eficiência dos chatbots, demonstrando a importância na capacidade de adoção do varejo.
A Juniper fala também, na mesma pesquisa, sobre a importância da adesão rápida dos varejistas que quiserem bons resultados, pois esses poderão colher resultados melhores, tanto com a atualização de sistemas posterior baseada no que já possuem quanto na vantagem competitiva pelo serviço em si.
Os chatbots no varejo serão mais uma ferramenta multicanal para concretizar vendas digitais e físicas, e também farão economias significativas nos negócios.
Economias anuais podem chegar a 430 milhões de dólares em 2023, quando chegam a apenas 7 milhões em 2019.
Segundo o autor da pesquisa da Juniper Research, Nick Maynard:
“Ao adotar o serviço automatizado de atendimento ao cliente com os chatbots, os varejistas podem atuar de maneira mais flexível e eficiente. O mercado de varejo mais amplo significa que os chatbots não são mais um luxo, são essenciais”
Um facilitador dessa mudança serão os NLP (Natural Language Processing), reduzindo a porcentagem de erros e falhas em interações com clientes.
Essa pesquisa mostra outra vez como novidades no mercado da tecnologia impactam nas estratégias de comunicação e marketing de uma empresa. Quando adotadas da maneira correta, podem gerar bons resultados, especialmente se implementadas antes dos concorrentes.
Para se atualizar em conteúdos de marketing e negócios, ficando por dentro das notícias do segmento, assine o Insights News no Spotify e em outras plataformas digitais e acompanhe o Portal Insights.