Google anuncia mudanças importantes em sua plataforma

Google anuncia mudanças importantes

O Google anunciou recentemente outra mudança importante em sua plataforma de buscas, resultando diretamente na queda de usuários e impactando inúmeros sites e marcas distintas.

Em vigor desde 3 de Junho, a mudança foi capaz de afetar até mesmo o Daily Mail, importante jornal britânico, reduzindo seu acesso orgânico por buscas em 40%.

Enquanto grande parte das mudanças foram realizadas no chamado Core Upgrade, uma melhoria geral no software e nos algoritmos da empresa, dois dias depois uma nova mudança foi anunciada: o Update de Diversidade.

O Core Upgrade, por se tratar de uma atualização interna do sistema, implica que poucas coisas podem ser feitas pelos negócios que continuam dependendo da plataforma. Contudo, o que se sabe sobre a Atualização de Diversidade vai impactar novas estratégias daqui para frente.

Basicamente, essa atualização implica que nenhum domínio é exibido mais de duas vezes em uma página de buscas, reduzindo as chances de uma saturação de exibição de pesquisas para o usuário.

Não só isso, mas subdomínios e domínios-raiz também serão contados como um, o que impacta grandes marcas com muitas divisões sob um mesmo nome e dentro de uma mesma estrutura digital.

Por exemplo, um domínio microsoft.com e subdomínios word.microsoft.com, excel.microsoft.com e azure.microsoft.com serão contados como um único domínio e, no caso de uma busca originalmente exibir todos os resultados bem posicionados deles, a partir de agora exibe apenas os 2 melhores (em média).

No geral, conteúdo de qualidade continua sendo a chave para um bom posicionamento na plataforma de buscas, e manter boas práticas de SEO, além de alimentar campanhas assertivas, ajuda a não sofrer negativamente com essas alterações já em prática pelo Google.

Para pequenas marcas, o importante é continuar investindo em infraestrutura de qualidade, para garantir que essas alterações não reduzam o alcance já limitado das buscas orgânicas e maximizar os investimentos em suas estratégias.

Para mais conteúdos como esse, siga o Insights News no Spotify e outras plataformas digitais.