Em meio à crise pandêmica do coronavírus COVID-19, o comportamento de busca dos usuários tem mudado drasticamente, o que fez com que o Google intervisse e oferecesse aconselhamento aos negócios que desejam pausar suas atividades online conforme a pandemia continua a crescer.
Essas recomendações estão voltadas para ajudar a pausar campanhas online enquanto minimizam os impactos nas ferramentas de busca.
A empresa diz que essas dicas são aplicáveis a qualquer negócio com presença online, ainda que seja especialmente relevante para aqueles que pararam temporariamente de oferecer seu produtos ou serviços na internet.
Recomendações do Google durante a pandemia
Se o seu negócio não fechou completamente durante a pandemia, e existem planos para reabri-lo eventualmente, então o Google recomenda que você mantenha seu site online e com funcionalidades limitadas.
Você pode fazer isso ao marcar itens como Sem Estoque ou restringindo acesso ao carrinho e processo de checkout. O Google recomenda essa abordagem porque minimiza efeitos negativos na presença dos sites em buscas orgânicas.
Abaixo, a lista de ações recomendadas completa:
- Desabilite o carrinho: Maneira mais fácil de pausar suas atividades sem impactar a visibilidade nas buscas.
- Informe seus clientes: Tenha certeza de que seus consumidores sabem o que está acontecendo ao colocar um banner no site com as informações certas.
- Modifique dados estruturais: Ajuste dados de coisas como produtos, livros e eventos para refletir o status atual de cada um deles (fora de estoque, cancelado, remarcado etc.)
- Verifique seu Google Merchant Center: Se você usa o Merchant Center para fazer o display de produtos, siga as dicas de boas práticas para mostrar a disponibilidade deles.
- Informe o Google: Use o Google Search Console ou sitemaps atualizados para pedir ao Google que reorganize suas páginas e exiba a informação mais recente.
O que o Google não recomenda durante a pandemia
O Google explicitamente não recomenda desabilitar completamente seu site.
“Essa é uma medida extrema que só deve ser tomada por um período muito curto de tempo (poucos dias no máximo), ou então terá efeitos significativos nas exibições em pesquisa do site, mesmo que implementado corretamente e com bons resultados antes da desabilitação.”
Ao invés dessa medida extrema, você deve limitar as funcionalidades com as dicas acima, o que garante que o Google e os visitantes saibam que seu negócio ainda existe.
Contudo, se você decidir ir contra as recomendações da plataforma de busca e desabilitar seu site, aqui vão algumas opções:
- Use uma página de erro informacional 503 HTTP se precisa desabilitar urgentemente seu site por 1 ou 2 dias.
- Oferece uma página indexável como substituta se você precisa desabilitar seu site por um período maior do que 2 dias.
- Se você precisa esconder seu site rapidamente enquanto ainda decide o que fazer, você pode temporariamente escondê-lo usando o Search Console.
O ideal é que as empresas se posicionem e mantenham o vínculo com visitantes no site e suas bases de lead. Dessa forma, mesmo que os consumidores não possam ou não estejam interessados na solução agora, quando a rotina retornar à normalidade, eles terão um laço maior com a sua marca, e poderão ser contactados assim que os hábitos de consumo se restabelecerem.
Para mais dicas e notícias como essa, acesse o Portal Insights e assine nossa newsletter pelo campo abaixo.