O Spotify, empresa de streaming de músicas, comprou recentemente a Parcast, companhia de produção que foca especificamente em narrativas em áudio. Essa é mais uma compra do gigante de streamings no segmento, mostrando o interesse crescente em podcasts e programas de áudio.
A Parcast é um estúdio que foca tanto em narrativas ficcionais quanto não-ficcionais em suspense e crime.
Essa aquisição mostra como o Spotify foca não só na aquisição de marcas de podcast já consolidados (como o Jovem Nerd, no Brasil, que foi convidado como divulgador da nova campanha), mas também em conteúdo original.
“A adição da Parcast ao nosso grupo será um passo a mais em nosso objetivo de nos tornarmos a maior plataforma de áudio do mundo. Podcasts de crime e mistérios são muito populares entre nossos usuários e a Parcast teve grande sucesso na construção de projetos e no desenvolvimento de um público fiel”, afirmou a chefe de conteúdo do Spotify, Dawn Ostroff.
A corrida do ouro nos podcasts
Fundada em Los Angeles em 2016 por Max Cutler, a Parcast já tem dois estúdios e emprega mais de vinte funcionários, tendo produzido diversas séries de sucesso nesse período.
A aquisição vem logo depois de mais uma compra importante do Spotify, das empresas Gimlet Media e Anchor. A primeira foca em conteúdo original enquanto a segunda trabalha com monetização e distribuição de podcasts.
A aquisição da Parcast dará ao Spotify maior capacidade de produção de conteúdo original, similar ao que a Netflix fez com seu serviço de streaming.
Essa corrida pelo maior público possível não está só tomando conta do Spotify, que prevê uma média de até 20% de conteúdo não-musical no futuro, outras gigantes do mercado já estão de olho nos podcasts, como a Apple e o Google.
Em setembro de 2018, a gigante da mídia IHeartMedia comprou a Stuff Media por 55 milhões de dólares. Do outro lado, a companhia de mídia Scripps comprou a Midroll Media, uma startup digital de Los Angeles com foco em operar anúncios para podcasts e produção de conteúdo original.
Em resumo, a Parcast ganha acesso agora a cem milhões de usuários pagantes no Spotify, além de dezenas de milhões de dólares possíveis em anúncios.
A corrida pelo domínio dos podcasts está começando, e é importante tomar uma iniciativa em breve.
Para mais informações sobre marketing e negócios, acesse o Portal Insights.
Saiba mais sobre como produzir um podcast no episódio sobre essa mídia do Insights.