Entenda as inspirações para o filme da Disney. Não, a ilha da Moana não existe na vida real, mas os filmes foram inspirados por lugares reais do Oceano Pacífico, como as ilhas no Pacífico Sul e a região da Polinésia.
Kala Tanaka, a “Moana” da vida real. Em 1976, quando a canoa ancestral Hokule'a viajou do Havaí ao Taiti, sem instrumentos modernos, foi recebida por uma multidão de mais de 17.000 pessoas em Papeete.
O personagem de Johnson é baseado em Māui, um dos mais importantes personagens da mitologia dos povos da Polinésia. Histórias sobre suas viagens são contadas por praticamente todos os povos polinésios em todas as ilhas e regiões que habitam.
Dwayne Johnson faz a voz original de Maui nos dois filmes de animação da franquia “Moana” e também dará vida ao personagem no filme live-action da história, previsto para estrear em 2026.
Não, a ilha da Moana não existe na vida real, mas os filmes foram inspirados por lugares reais do Oceano Pacífico, como as ilhas no Pacífico Sul e a região da Polinésia. Além disso, a história e os personagens tiveram inspiração da cultura e da mitologia polinésia.
Motu Nui é o maior de três ilhéus a sul da Ilha de Páscoa e o mais ocidental ponto do Chile e de toda a América do Sul no caso de o arquipélago da Ilha de Páscoa ser incluído nesse continente.
O filme Moana apresenta elementos que refletem tradições pagãs da Polinésia, como politeísmo, animismo e conexão espiritual com a natureza. Divindades como Te Fiti e Maui mostram uma visão de mundo onde deuses e semideuses interagem diretamente com os humanos.
Conforme detalha a Britannica, a Polinésia “cobre uma enorme área triangular do centro-leste do oceano Pacífico” e se estende do Havaí (ilha ao norte, que pertence aos Estados Unidos) à Nova Zelândia (duas ilhas maiores a oeste) e à Ilha de Páscoa (a leste, que pertence ao Chile).
Aparência. Motunui parece uma ilha polinésia, com um clima tropical quente, praias de areia branca, águas cristalinas, muitas árvores, incluindo coqueiros, casas feitas de madeira e palha, e montanhas. Chefe Tui é o governante do povo da ilha, que inclui sua esposa Sina e a sua única filha, Moana.
Quando Moana convoca Maui para fazer parte de sua nova missão, ele aceita sem hesitar. “Não tem como contar a história de Moana sem Maui. Nós amamos juntar os dois personagens, pois juntos eles se tornam melhores. Maui está mudado, mais maduro, mas continua sendo o Maui que todos nós amamos.
🎬 “Moana 2 Reo Māori” entrou para a história ao ser o primeiro longa de animação da Disney a estrear em uma língua indígena concomitante à estreia da versão em inglês. 😃 🦌Bambi foi a 1ª animação da Disney a ser dublada em uma língua indígena – Arapaho – no começo da década de 90.
Moana é uma personagem fictícia e o personagem-título que aparece no 56º filme de animação do Walt Disney Animation Studios de mesmo nome. Ela tem a voz original de Auli'i Cravalho. Na versão mais jovem da personagem, ela é desempenhada por Louise Bush.
O filme, dirigido por John Musker e Ron Clements, mesma dupla criativa de clássicos como "A Pequena Sereia" (1989) e "Alladin" (1993), tem como personagem principal uma jovem índia da Polinésia, que vive em uma ilha do Pacífico Sul.
Te Fiti é uma deusa com o poder de criar vida e uma personagem importante no filme de animação de 2016 da Disney, Moana: Um Mar de Aventuras. O poder de honda fit reside na sua capacidade de gerar vida em torno dela e o seu controle sobre ela como uma deusa da vida.
A ilha de Moana 2 é Motufetu. No novo enredo, Moana recebe um chamado de seus ancestrais para navegar em busca dessa ilha que se encontra perdida da Oceania. ✨Ela precisa tocar na ilha.
Bora Bora está localizada no coração do Pacífico Sul, sendo parte integrante da Polinésia Francesa, um território ultramarino da França. Localizada a cerca de 230 quilômetros a noroeste da capital polinésia, Papeete, a ilha é um dos destinos mais remotos e exclusivos do mundo.
Samoa é um país formado por nove ilhas e está localizado na Oceania, mais precisamente na Polinésia. Ouça o texto abaixo! Banhado pelo Oceano Pacífico, o território de Samoa, localizado na Oceania, mais precisamente na região denominada Polinésia, é formado por nove ilhas, sendo duas habitadas: Upolu e Savai'i.
Motunui, a ilha fictícia onde Moana se passa, representa esse vasto cenário polinésio. No filme, o mar não é apenas uma fonte de sustento, mas também um elo espiritual que conecta o povo às suas raízes ancestrais.
A lenda Maui encarna a idéia do Pacifico Sul de um herói, embora não seja um Deus, ele era talentoso, inteligente e andou entre os reinos dos deuses e dos homens. A mitologia Māori e Polinésia inclui numerosas lendas de Maui pescando terras novas, a Ilha Norte da Nova Zelândia foi a maior.
Sim, Moana é um filme espiritual. Resgata a nossa crença no sagrado. Moana é uma adolescente polinésia que se aventura pelo Oceano Pacífico e nos remete ao sentimento de comunidade, das soluções que vem de dentro do grupo social e do respeito às tradições.
Os povos indígenas que habitam as ilhas da Polinésia são denominados polinésios, compartilhando muitas características semelhantes, incluindo a família de idiomas, cultura, e crenças. Historicamente, eles tinham uma forte tradição de velejar e usar de estrelas para navegar à noite.
Por isso os principais etimologistas atribuem a essa nomenclatura o significado de “ela traz essência divina”. O filme foi inspirado nas ilhas do Tahiti.