Nesta semana, a companhia aérea entregou os detalhes de seu financiamento de saída. A LATAM Airlines, maior grupo de transporte aéreo da América Latina, confirmou na noite de sexta-feira que sairá do processo de falência que está conduzindo nos Estados Unidos em 3 de novembro.
Durante o ano, o grupo LATAM gerou mais de US$243 milhões em caixa, mesmo após os US$207 milhões utilizados em seu refinanciamento e o pagamento de dividendos de US$175 milhões. O grupo também alcançou um EBITDAR ajustado de US$3.108 milhões, o que representa um aumento de 22,7% interanual.
Segundo o presidente-executivo da companhia, a situação impediu que ela crescesse no ritmo que gostaria. Além disso, os efeitos da pandemia de covid-19 ainda são sentidos pela Gol, devido à elevação do preço dos combustíveis e a desvalorização do real frente ao dólar.
A TAM e a chilena LAN anunciaram ontem a fusão de suas operações, que resultará na criação da maior companhia aérea da América Latina, sob a denominação Latam Airlines, com valor de mercado de US$ 12 bilhões, voos para mais 115 destinos em 23 países e aproximadamente 40 mil funcionários.
Ita. A empresa aérea da Itapemirim foi fundada em 2020, mas durou apenas um ano. No fim de 2021, fez seu último voo. Em setembro de 2022, o grupo teve sua falência decretada.
A situação financeira da Azul foi considerada 'insustentável' pela agência de classificação de risco Fitch. Em relatório divulgado em setembro, a agência destacou que a empresa tinha R$ 6 bilhões em dívidas de curto prazo, e apenas R$ 1,5 bilhão em caixa. Os acordos firmados até agora buscam tirar a empresa das cordas.
Em 26 de setembro de 2019, a Delta anunciou a compra de 20% das ações do grupo LATAM, o que deverá fazer com que a LATAM saia da Oneworld. Em 1 de maio de 2020, a LATAM deixou de fazer parte da aliança Oneworld.
A LATAM acaba de anunciar 4 novas rotas e aumento de 12% dos seus voos domésticos no Brasil a partir de abril de 2025. O crescimento em relação ao mesmo período de 2024 (de 641 para 700 voos domésticos por dia) representa mais um avanço do compromisso da companhia com o desenvolvimento da aviação brasileira.
Faz parte da LATAM Airlines Group, uma holding de transporte aéreo de capital majoritariamente chileno com atuação também na Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.
Companhia aérea brasileira informou que compra seria benéfica para GOL Linhas Aéreas, que enfrenta recuperação judicial nos EUA. A companhia aérea Latam pôs fim a negociação e desistiu de comprar os aviões do modelo 737, da Boeing, da GOL Linhas Aéreas, que enfrenta um processo de recuperação judicial nos EUA.
A empresa entrou com um pedido sob o Capítulo 11 da Lei de Falências em 2020 devido ao impacto da pandemia, e no último mês de junho recebeu aprovação do tribunal para sair do processo, após apresentar um plano de reorganização que pretende injetar US$ 8 bilhões via aumento de capital, emissões de títulos conversíveis ...
Seu maior acionista agora é a Sixth Street Partners, com sede em São Francisco, com quase 28%. O balanço mais saudável da Latam coincide com a recuperação da demanda em suas rotas domésticas e internacionais mais importantes.
O Grupo LATAM Airlines informa que, apesar de ter registrado um resultado líquido negativo de US$ 573,1 milhões no final do terceiro trimestre, sua situação financeira se mantém sólida, dispondo de US$ 3,300 bilhões compostos por US$ 866 milhões em caixa e US$ 2,45 bilhões em financiamento DIP.
A marca Latam nasce para simplificar e melhorar a viagem de todos os passageiros. As mudanças serão feitas de forma gradual, ao longo dos próximos anos, mas muitos dos benefícios serão imediatos”, revela Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines.
“LATAM” reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje formam parte do grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, na Argentina, na Colômbia e no Equador; TAM Linhas Aéreas; TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines – Paraguai); e as linhas aéreas de carga do Grupo LATAM, compostas por LAN ...
Cerca de 50 pessoas ficaram feridas quando o voo LA800 sofreu com a queda repentina em 11 de março. Testemunhas disseram à imprensa local que os passageiros foram atirados para fora de seus assentos.
A última empresa do setor a parar de operar no Brasil foi a Itapemirim, que fez seu último voo em 2021. Mas a lista de falências é extensa: é o caso da Avianca Brasil, da Varig e da Transbrasil, entre outras.
Azul conclui negociação com credores e abate R$ 11 bilhões em dívidas. A companhia aérea Azul anunciou na noite desta terça-feira (28) que concluiu o processo de reestruturação de dívida com seus credores. A companhia afirma ter sido liberada de R$ 11 bilhões em dívidas e obrigações.
Em um processo conhecido por Chapter 11 (similar à recuperação judicial brasileira), a Gol entrou com pedido de recuperação judicial com o objetivo de reestruturar a vida financeira da companhia aérea. A dívida bruta da empresa, em setembro de 2023, era de R$ 20,227 bilhões.