Após chegar ao pico de produção, o percentual de postura vai caindo gradativamente até que, às 72 semanas de idade, as aves apresentam uma postura insuficiente economicamente e desta forma, teríamos o abate do lote, podendo colocá-lo no mercado como galinhas caipiras.
As galinhas diminuem a produção de ovos no outono e praticamente param de botar ovos no inverno devido, principalmente, ao clima frio. Essas mudanças dizem ao corpo da ave que ela precisa descansar, economizar energia e manter-se aquecida, em vez de continuar a botar ovos.
O processo biológico que leva as galinhas a produzirem ovos é desencadeado pela luminosidade. Como os dias ficam mais curtos entre dezembro e junho, o estímulo necessário para a regulação hormonal diminui nessa época do ano, provocando uma queda ou até interrupção na produção de ovos.
VOCÊ SABIA: Por quanto tempo uma galinha bota ovos?! 🤔🐓🥚
Quanto tempo a galinha para de botar ovo?
Após chegar ao pico de produção, o percentual de postura vai caindo gradativamente até que, às 72 semanas de idade, as aves apresentam uma postura insuficiente economicamente e desta forma, teríamos o abate do lote, podendo colocá-lo no mercado como galinhas caipiras.
Em geral, a postura começa por volta dos 130 a 140 dias, que correspondem de 18 a 20 semanas de idade. A produção vai aumentando rapidamente até o pico de postura, entre as vigésima oitava e trigésima segunda semanas. A partir daí, começa a decair de 5 a 8%, a cada 10 semanas, até o final do ciclo.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
O tempo de vida das galinhas depende, principalmente, da finalidade pela qual estão sendo domesticadas. Mas quando bem cuidadas, bem alimentadas e mantidas sob as condições ideais, essas aves, de forma geral, podem viver de 5 a 10 anos, aproximadamente.
Se forem macias e brilhantes, estamos perante um animal jovem; no entanto, a perda de penas, a falta de maciez e brilho nas penas, ou a existência de “aberturas” que dão um aspeto depenado poderão ser indicadores de uma idade avançada. As unhas e o bico são outros indicadores da idade da ave.
O organismo da galinha depende da luz do Sol para certas etapas da fabricação do ovo. E isso gera um calendário peculiar. Uma vez por dia, em intervalos de 24 a 26 horas. A galinha põe um ovo geralmente pela manhã e ovula de novo aproximadamente meia hora depois, reiniciando o processo.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.
O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
Um fator importante que afeta o peso do ovo é o peso corporal da galinha jovem na maturidade. As aves mais pesadas tendem a por mais ovos durante todo o período de produção e têm maior flexibilidade para adaptarem-se a diferentes perfis de tamanho de ovo.
O que fazer quando a galinha não consegue botar o ovo?
Quando notar que aconteceu o prolapso de oviduto o melhor a fazer é procurar ajuda profissional para garantir que sua ave não sofra ainda mais. Em algumas situações, o ovo entalado pode se quebrar dentro do organismo da ave, sendo necessário a retirada por meio de cirurgia.
O fator mais comum que pode diminuir ou até cessar a postura é alimentação errada: dar muita ração ou misturar ração com milho. Saiba o que fazer para evitar o problema. Falta de luz e idade também influenciam. Veja como evitar o problema.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
O principal sintoma de deficiência de cálcio nas aves de postura é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis. O excesso de cálcio também pode ter efeito indesejado, agindo como antagonista e dificultando a absorção de alguns minerais.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
O que dar para galinha para engrossar a casca do ovo?
Uma ração comercial de boa qualidade é a opção de alimentação mais simples , pois contém uma mistura de vitaminas e minerais mais farinha de calcário (carbonato de cálcio) na quantidade certa para apoiar a produção de casca de ovo.
Segundo Márcia, as galinhas “pé-duras” (sem raça definida), de fato, reduzem e às vezes até param completamente a postura de ovos de março a julho - período que coincide com a Quaresma - mas isso está relacionado à menor disponibilidade de luz natural e não à troca de penas.
Existem várias razões para isso acontecer: por exemplo, se a galinha for muito jovem ou muito velha, dificilmente botará ovos. Uma galinha jovem, ou seja, com menos de seis meses, ainda não tem um sistema reprodutivo totalmente desenvolvido e, portanto, raramente é capaz de produzir ovos tão cedo.