O país ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não-permanentes, em um mandato que irá até o fim deste ano. É a segunda vez no atual biênio que o Brasil ocupará a presidência temporária do Conselho – a primeira ocorreu em julho de 2022.
Até quando o Brasil preside o Conselho de Segurança da ONU?
O país ocupa uma das 10 vagas do Conselho para membros não permanentes, em um mandato que segue até o fim deste ano. O país também é um dos maiores participantes entre os membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, atrás apenas do Japão.
Presidência. A Presidência do Conselho de Segurança é exercida de modo rotativo pelos membros do órgão na ordem alfabética em inglês do nome do país. Cada Presidente exerce o cargo por um mês do calendário. Assim sendo, os membros permanentes do Conselho exercem a Presidência, mais ou menos, a cada 15 meses.
2023) o mandato brasileiro na presidência do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Presidido pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores), o Brasil assumiu o órgão em 1º de outubro. A China presidirá o Conselho de Segurança em novembro e o Equador liderará em dezembro.
Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU
Qual é a situação do Brasil na ONU?
O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
A sede da ONU fica na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Entrou em atividade em 24 de outubro de 1945, mediante a ratificação da Carta das Nações Unidas.
Brasil irá presidir o Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro. O Brasil vai assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), a partir deste domingo, 1º/10, pelo período de um mês.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu a todos os países que parem com os conflitos armados como parte da trégua olímpica, antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nesta sexta-feira (26).
Na data, António Guterres destaca importância de empoderar juventude para enfrentar problema; ele enfatiza necessidade de prevenir a incitação ao ódio, promover diversidade e inclusão e combater a amplificação digital do ódio.
O país mantém uma missão permanente para o Escritório das Nações Unidas, chefiado pelo Embaixador Tovar da Silva Nunes. A delegação é responsável por representar o Brasil nas agências com sede em Genebra.
O atual secretário-geral, António Guterres, assumiu em 2017, sucedendo a Ban Ki-moon, que completou dois mandatos na função (1 de janeiro de 2007 a 1 de janeiro de 2017). Ban Ki-moon foi reconduzido ao cargo quando seu primeiro mandato terminou, em 2011.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja na próxima semana para Nova Delhi, capital da Índia, para a 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, o grupo que reúne 19 das principais economias do mundo e a União Europeia, que acontece nos próximos dias 9 e 10 de setembro.
Quem faz parte do Conselho de Segurança da ONU 2024?
É formado por cinco membros-permanentes — EUA, França, Reino Unido, Rússia e China —, com direito a veto, e dez rotativos, eleitos a cada dois anos. O órgão é responsável pelas decisões mais delicadas da ONU, como autorizar intervenções militares, enviar missões de paz ou impor sanções a países.
Quantas vezes o Brasil fez parte do Conselho de Segurança da ONU?
2 O Brasil ocupou assento não permanente no CSNU nos biênios 1946-1947, 1951-1952, 1954-1955, 1963-1964, 1967-1968, 1988-1989, 1993-1994, 1998-1999, 2004-2005 e 2010-2011.
A própria ONU faz o acompanhamento global da implantação dos ODS, da agenda 2030. E tem conhecimento das dificuldades de sua implementação pelos países. Este é um dos motivos, inclusive, da criação do “Grupo de Líderes Para o Estímulo dos ODS”, onde o ministro Márcio Macêdo representa o Brasil.
A Cúpula do Futuro,,, que ocorrerá durante a Assembleia Geral, em 22 e 23 de setembro, é a grande aposta no âmbito das Nações Unidas para o revigoramento do papel político da entidade.
Se consultarmos a lista (que pode ver aqui) divulgada pela CGA, constatamos que efetivamente Guterres recebe mensalmente, desde 9 de abril de 2002, uma pensão de 4.138,77 euros, que acumula com um vencimento anual de 227.253 dólares (cerca de 205 mil euros) na liderança da ONU.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
Chefe da ONU diz que Rússia deve manter sanções contra a Coreia do Norte. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta sexta-feira (21) que a Rússia deve obedecer às sanções da ONU contra a Coreia do Norte depois que os dois países assinaram um acordo que incluiu uma promessa de defesa mútua.
Este é caso, por exemplo, do Secretário-Geral – o cargo máximo da ONU –, que é nomeado pela Assembleia Geral após recomendação do Conselho de Segurança.
O órgão é formado por cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, que possuem poder de veto em todas as resoluções.
Segundo a ONU, tem 195 países no mundo, sendo 193 reconhecidos internacionalmente e outros dois Estados observadores — Vaticano e Palestina. Isso significa que eles fazem parte da Organização das Nações Unidas em uma categoria especial, mas não conquistam a posição de nações independentes como os outros.