A água oxigenada, também conhecida como peróxido de hidrogênio, entre outras funções, tem efeito antisséptico e desinfetante. Com a fórmula H2O2, quando entra em contato com a pele, inicia uma reação de oxidação, que é capaz de matar germes e outros microrganismos que podem contaminar áreas lesionadas.
Um exemplo desses que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.
A água oxigenada, também chamada de peróxido de hidrogênio, age liberando lentamente oxigênio no local, combatendo as bactérias e outros microrganismos presentes no local. A ação desse produto é rápida e, se usada corretamente e na concentração correta, não é corrosiva e nem tóxica.
Um dos principais benefícios da água oxigenada 10 volumes é sua ação antisséptica. Capaz de matar bactérias e desinfectar feridas leves, a água oxigenada atua de maneira eficaz sem ser tão agressiva quanto outros antissépticos comuns.
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto que abre a escama dos fios, permitindo que o pigmento da coloração ou do pó descolorante penetre e mude a cor dos cabelos. Quanto maior o número do volume expresso na embalagem, maior a concentração de peróxido de hidrogênio na sua formulação.
A Água Oxigenada Lifar 10 volumes é o produto ideal para manter em seu kit de primeiros socorros. Com ação germicida, esta solução é capaz de matar micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo. Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia.
Porque a água oxigenada espuma quando colocamos em ferimentos?
Dessa forma, quando adicionamos água oxigenada em algum ferimento, é essa enzima que funciona como catalisadora da reação de decomposição da água oxigenada, o que é visível pela efervescência que se produz, pois o volume de bolhas de oxigênio formadas será muito maior.
Sua ação demora de 40 a 45 minutos para agir e é ideal para revelar colorações que vão do 6.0 (loiro escuro) ao 10.0 (louro claríssimo) na tabela de colorimetria. A água oxigenada de 30 volumes funciona abrindo ainda mais as cutículas e ajudando ainda mais o pó descolorante.
Tenha cautela para não inalar o produto, podendo causar irritação na garganta e nariz. Prefira sempre fazer procedimentos químicos com água oxigenada em ambiente arejado, usando luvas para proteger as mãos do contato direto com o produto e evitar possíveis reações alérgicas.
Ao entrar em contato com a luz, a água oxigenada se decompõe em água e oxigênio em uma reação exotérmica. Por causa disso, os frascos de água oxigenada devem ser foscos, para evitar a sua degradação.
Pode ser utilizado para limpar feridas, mas tem ação reduzida. A água oxigenada atua liberando, lentamente, oxigênio no machucado, eliminando bactérias e demais micro-organismos presentes. Tem rápida ação e se for usada de maneira correta não é corrosiva e nem tóxica.
A ingestão de soluções diluídas do composto pode causar vômitos, leve irritação gastrointestinal e distensão gástrica. A ingestão de soluções contendo concentrações entre 10-20% produz sintomas similares, no entanto, os tecidos expostos podem também sofrer queimaduras.
DOSAGEM Use sempre a Água Oxigenada Liquida, 10 Volumes (3%). Utilizar 20 ml de água oxigenada, para cada litro de água. Para a manutenção: Aplicar uma vez a cada 15 dias.
O que acontece quando coloca água oxigenada no sangue?
A água oxigenada - peróxido de hidrogênio - reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava "sobrando". É essa liberação que faz o líquido borbulhar - restando, então, apenas, água comum.
A inflamação ocorre quando o corpo responde a uma lesão, como um corte ou uma queimadura, enviando células e substâncias químicas para o local da ferida para ajudar na cicatrização.
Pode misturar água oxigenada com soro fisiológico?
Não pode ser quente porque vai machucar a mucosa do nariz e nem gelado para piorar a obstrução”. É importante salientar que somente o soro fisiológico 0,9% pode ser utilizado na limpeza nasal, sendo extremamente proibido a mistura de outros produtos como a água oxigenada.
O que acontece quando a água oxigenada entra em contato com a ferida?
As bolhas de gás que se formam quando a água oxigenada entra em contato com a ferida é o oxigênio produzido pela catalase. A água oxigenada também pode dar origem aos chamados "radicais livres", moléculas muito reativas que atacam as proteínas e o DNA.
O peróxido de hidrogênio, como também é conhecida a água oxigenada, pode eliminar células de defesa junto das bactérias, atrasando o processo de recuperação do tecido.
A Água Oxigenada Nexter Cremosa 40v oferece desde a limpeza de ferimentos até descoloração de pelos e cabelos. Capaz de destruir bactérias e vírus, o produto consiste apenas em água e oxigênio.
Qual a diferença da água oxigenada volume 10 e 20?
A água oxigenada vendida como antisséptico em farmácias vem diluída em água comum, com sua concentração classificada em volumes – o mais fraco é o volume 10, para aplicação caseira, enquanto o 20 é mais utilizado em hospitais.
Conclusão. A escolha entre a água-oxigenada 30 e a água-oxigenada 40 depende do que você deseja. A de 30 volumes é mais suave e ideal se você quer clarear o cabelo de forma lenta e suave, ou se tem pele sensível. Já a de 40 volumes é mais forte e age mais rápido, especialmente para clarear o cabelo intensamente.
Em ferimentos, como feridas e úlceras, limpa, desinfeta e desodoriza. Sua fórmula contém peróxido de hidrogênio a 3% e 10 volumes, contribuindo para uma ação antisséptica e desinfetante.
Para que serve a água oxigenada? A água oxigenada difere da água apenas pela adição de um átomo de oxigênio extra. Mas esse átomo extra a transforma em um poderoso oxidante. É a razão pela qual o peróxido de hidrogênio é um limpador versátil.
O banho de assento feito com água oxigenada ajuda a diminuir os sintomas de corrimento e coceira, e facilita o tratamento da vulvovaginite, pois impede a multiplicação de bactérias que causam a infecção na vulva e na vagina. 3 colheres (de sopa) de água oxigenada 10 volumes; 750 mL de água fervente.
O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.