Nessas aranhas, o conjunto de olhos primários é responsável por focar na presa e coletar informações sobre o ambiente. Os olhos das aranhas são fixos, portanto, elas não podem olhar para várias direções como os mamíferos. Sendo assim, precisam de olhos secundários, que lhes dão um maior ângulo de visão.
A visão também é uma qualidade rara nesses animais: dentre as cerca de 50 mil espécies de aranha no mundo, apenas 5% tem uma boa visão. Muitas só entendem a mudança da luz, o claro e o escuro. Quando a aranha diurna percebe que escureceu, por exemplo, ela se retrai ou foge.
Enquanto nós, humanos, temos uma visão tricromática (ou seja, enxergamos as cores vermelho, verde e azul), esses aracnídeos têm uma visão dicromática e percebem apenas verde e ultravioleta.
A maioria das aranhas possuem quatro pares de olhos na porção frontal do cefalotórax, sendo que todos são olhos simples ou ocelos. Podem possuir dois tipos de estrutura distintas, a dos olhos principais e a dos olhos secundários.
A razão dessa dicotomia é que elas têm origens evolutivas diferentes. Os olhos secundários são mais provavelmente derivados dos olhos laterais compostos dos ancestrais aquáticos das aranhas, daí porque existem três pares (tipicamente).
Suas grandes lentes curvas estão voltadas para a frente, e são muito eficientes para enxergar em ambientes com pouca luz. Esses dois grandes olhos dão um amplo campo de visão e captam a luz disponível de forma muito tão eficiente, que chega a superar os olhos de um felino ou de uma coruja.
As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo. É um sangue incolor, chamado hemolinfa, que além de transportar nutrientes, hormônios, oxigênio e células, serve também para elevar a pressão durante a muda (desprendimento da pele velha).
Os filhotes nascem por meio de um “buraquinho” chamado opérculo genital, localizado na parte de baixo do corpo (ventral) e próximo a parte da frente (ou dianteira) do abdômen, sendo amparados por esse “colo improvisado”. Em seguida, eles sobem para as costas da mãe, onde vão passar cerca de 15 dias.
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente. Há alguns anos, as aranhas têm sido amplamente estudadas e o motivo básico dessas pesquisas é a sua teia.
Os mais populares são as aranhas, escorpiões e ácaros que compartilham semelhanças e particularidades entre si. A maior parte desses artrópodes respira através de filotraquéias que são um tipo de pulmão e as trocas gasosas ocorrem por meio de lamelas.
4– As aranhas não são consideradas insetos, mas sim aracnídeos. Isso ocorre porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6. 5– No Brasil existem apenas 4 mil espécies de aranhas, o que equivale a 10% do total existente.
As aranhas são animais quе passam grandе partе do tеmpo paradas ou movеndo-sе lеntamеntе. Isso acontece por conta de diversas razões, sendo algumas delas a espera por presas, preservar energia e camuflagem.
força, agilidade e velocidade ampliadas; reflexos e sentidos sobre-humanos; capacidade de escalar paredes; capacidade de gerar diferentes tipos de teias.
Com base nos estudos da área, a universidade disponibilizou um material que revela as cores que as espécies podem ver: Aranhas: ultravioleta e verde. Abelhas: ultravioleta, azul e amarelo.
Traje do Homem-Aranha: O Homem-Aranha recebeu atualizações adicionais em seu traje depois de ingressar na S.H.I.E.L.D. Lentes Aprimoradas: A máscara contém lentes refletidas que são capazes de se opor ao controle da mente pelo Drácula. As lentes têm uma função de visão noturna que permite ao usuário enxergar no escuro.
Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.
Uma das opções mais viáveis para matar aranhas é o ácido bórico. Essa substância é encontrada facilmente em lojas de material de construção, e é uma forma barata de erradicar as aranhas.
Aranhas são animais invertebrados que apresentam oito pernas. Ouça o texto abaixo! Aranhas são animais invertebrados que apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen, oito pernas, dois pedipalpos, e não possuem antenas. As aranhas, ainda, são capazes de produzir seda.
Enquanto a maioria das aranhas têm oito olhos, os animais do gênero Leptonetel possuem apenas seis. Os dois olhos centrais frontais, usados principalmente para localizar as presas, foram perdidos com a evolução.
A limpeza regular é fundamental para evitar o surgimento de teias de aranha. As aranhas são atraídas por poeira, sujeira e pequenos insetos, que são sua fonte de alimento. Portanto, limpe regularmente todos os cantos, frestas e áreas de difícil acesso, como sótãos, porões e armários.
Todavia, em se tratando especificamente de aranhas, as quais fazem parte do grupo de aracnídeos, apresentam a hemocianina em suas hemácias, o que lhe confere o sangue azulado.
Alguns de seus inimigos naturais são pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, insetos, entre outros animais. Aranhas são majoritariamente peçonhentas, e injetam veneno em suas presas por meio do seu par de glândulas, encontrado em suas peças bucais.
Como todos os artrópodes, eles são caracterizados pelo seu exoesqueleto, corpo segmentado e apêndices articulados. As aranhas têm quelíceras, que é uma palavra científica extravagante para descrever partes de sua boca. Essas partes contêm presas que podem injetar veneno!
Têm como inimigos naturais os pássaros, lagartixas, sapos, rãs e outras aranhas, entre outros. As aranhas de maior importância médica no Município de São Paulo são a Loxosceles spp (aranha marrom) e a Phoneutria spp (armadeira).