Respiração. Os aracnídeos respiram por filotraqueias, também denominadas pulmões foliáceos, as quais possuem lamelas que aumentam a superfície de troca gasosa no indivíduo. Nas aranhas, além das filotraqueias existem as traqueias, embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea.
Seu aparelho respiratório funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias. Existem aranhas que têm apenas pulmões e aranhas que têm apenas traquéias. A maioria tem ambos os tipos. As aranhas possuem circulação de sangue em seu organismo.
Quanto tempo uma aranha consegue ficar sem respirar?
Uma espécie de aranha tropical chamada Trechalea extensa usa uma película fina de ar para se esconder debaixo d'água de predadores, e consegue permanecer assim por até 30 minutos, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Binghamton, em Nova York.
Primeiro, a água entra pela boca dos peixes e é encaminhada para o órgão respiratório. No caminho, passa por pequenos cílios que atuam como filtros de impurezas. Depois, chegam às brânquias. As brânquias são formadas por pequenos filamentos de vasos capilares que transportam o sangue.
a aranha é um tipo de invertebrado. pertencente ao grupo dos artrópodes. que por sua vez libera urina junto com as fezes. que na verdade é pastosa e não líquida.
Diferentemente de nós, humanos, esses aracnídeos cobrem suas presas com suco digestivo que dissolve o corpo do inseto e o transforma em um líquido. Isso é feito repetidamente até que eles consigam digerir sua refeição. Uma curiosidade sobre a comida de aranha é que elas podem consumir outros tipos de alimentos.
Respiração. Os aracnídeos respiram por filotraqueias, também denominadas pulmões foliáceos, as quais possuem lamelas que aumentam a superfície de troca gasosa no indivíduo. Nas aranhas, além das filotraqueias existem as traqueias, embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea.
As aranhas têm seu corpo dividido em cefalotórax e abdome, sendo que, no cefalotórax a aranha possui quatro pares de pernas, um par de palpos (apêndices mais curtos que as pernas, utilizadas para auxiliar na alimentação e nos machos para reprodução) e um par de quelíceras (utilizada para a inoculação do veneno).
As aranhas são animais incríveis, que possuem um conjunto de sensores de primeira linha, uma armadura muito forte e um sistema altamente eficiente de injeção de veneno. Mas, sem dúvida, a marca registrada das aranhas são mesmo as teias!
Enquanto a maioria das aranhas têm oito olhos, os animais do gênero Leptonetel possuem apenas seis. Os dois olhos centrais frontais, usados principalmente para localizar as presas, foram perdidos com a evolução.
A visão também é uma qualidade rara nesses animais: dentre as cerca de 50 mil espécies de aranha no mundo, apenas 5% tem uma boa visão. Muitas só entendem a mudança da luz, o claro e o escuro. Quando a aranha diurna percebe que escureceu, por exemplo, ela se retrai ou foge.
Os pesquisadores encontraram um parasita (Henneguya salminicola) comum em salmões, da mesma família que a água-viva, que não precisa de oxigênio para sobreviver.
4– As aranhas não são consideradas insetos, mas sim aracnídeos. Isso ocorre porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6. 5– No Brasil existem apenas 4 mil espécies de aranhas, o que equivale a 10% do total existente.
Estágio inicial do desenvolvimento das aranhas em que a fêmea realiza a postura dos ovos. O número de ovos pode variar conforme a espécie. Mas, em geral, pode chegar a 1.000 ovos de uma única vez. Época em que os filhotes eclodem do ovo e são totalmente dependentes da mãe para a alimentação e proteção.
A razão dessa dicotomia é que elas têm origens evolutivas diferentes. Os olhos secundários são mais provavelmente derivados dos olhos laterais compostos dos ancestrais aquáticos das aranhas, daí porque existem três pares (tipicamente).
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente. Há alguns anos, as aranhas têm sido amplamente estudadas e o motivo básico dessas pesquisas é a sua teia.
Uma aranha-caranguejeira, por exemplo, pode viver mais do que três anos (entre dois e cinco anos). Ela é das mais duradouras. Já uma marrom vive em torno de um ano. Existem mais de 65 mil espécies de aranha.
Todavia, em se tratando especificamente de aranhas, as quais fazem parte do grupo de aracnídeos, apresentam a hemocianina em suas hemácias, o que lhe confere o sangue azulado.
Ela reparou que, durante a noite, as aranhas-saltadoras se penduravam de ponta cabeça com auxílio de suas teias e repousavam. Em alguns momentos, os animais começavam a se contorcer e realizar movimentos estranhos. Veja abaixo.
As aranhas-saltadoras ou papa-moscas (Salticidae) possuem a melhor visão dentre todas as aranhas, e usam seus quatro olhos principais, para detectar o tamanho, a forma e a cor dos objetos próximos – além de serem capazes de enxergar a luz ultravioleta.
Não, os insetos não fazem xixi como nós. “De uma maneira geral, eles eliminam água e ácido úrico com as fezes, quando defecam”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, professor do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP).
É verdade que engolimos aranhas enquanto dormimos?
A resposta, curta e direta é simples: isso é mentira. Em 1999, o “fato” foi apresentado pelo The Guardian em uma matéria com 50 itens de curiosidades. Portanto, a ideia de que engolimos oito aranhas por ano durante nosso sono engana até mesmo jornalistas de grandes empresas.