A arte pode sim interferir na propaganda, pois dela, os publicitários podem retirar idéias para suas propagandas, e ate mesmo, utilizar algumas dessas obras em suas propagandas, já que utilizando obras famosas e conhecidas, podem dar credibilidade e atenção a propaganda que a usa, então, alguns publicitários utilizam ...
Assim como a arte usou a publicidade como linguagem, a publicidade passou a usar obras da arte pop na divulgação de produtos e serviços. As imagens utilizadas nas obras artísticas, como os rostos de famosos e as cores intensas, serviram de base para muitas peças publicitárias.
A arte seria um fenômeno vinculado à natureza do humano. Já o publicitário cumpre o papel mercadológico, porém também social e cultural, de propagar e diferenciar os produtos e serviços do mercado e seus valores de marca, utilizando-se de artifícios artísticos, tal como o estético.
A arte possibilita a qualquer ser humano a possibilidade de viver novas experiências, de enxergar o mundo de uma maneira diferente, de aumentar o senso crítico e aguçar a observação. Esses elementos são fundamentais na construção do caráter de ser humano.
Na publicidade, o profissional responsável pelo desenvolvimento dos layouts que são veiculados nos mais diversos tipos de mídias – offline (design gráfico) e online (design digital) – como outdoors, revistas, sites, jornais e mídias sociais, por exemplo, é chamado de Diretor de Arte.
A domesticação da arte pela publicidade | Denis Molino
O que é arte marketing?
Arte e marketing apelam para as emoções das pessoas. Isso é muito mais poderoso do que uma abordagem super racionalizada, guiada por grupos focais e comitês de gestão incessantes.
Transpondo barreiras linguísticas, a arte tem a capacidade de comunicar sem palavras. Diferentes grupos e povos podem transmitir uma série de informações por meio da arte, criando uma conexão profunda e presente, que muitas vezes não é possível por meio apenas das palavras.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A arte como um veículo de inclusão tem o poder de transformar mentalidades e promover a aceitação da diferença. Muitos artistas modernos estão usando suas criações para abordar questões sociais importantes, como racismo, discriminação de gênero, exclusão social e desigualdades econômicas.
A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão.
Como a imagem em forma de arte é usada na propaganda?
Na propaganda, a Arte aparece com grande freqüência. Muitas peças publicitárias gráficas são baseadas em artes plásticas, música, cinema ou literatura (a propaganda cita a arte tanto quanto a recria e imita, além de muitas vezes usar a mesma linguagem).
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. Palavras-chaves: arte; história; necessidade; educação.
Dentro da publicidade, o diretor de arte é o responsável pelo conceito imagético das campanhas. Geralmente em dupla com um redator, é ele quem idealiza o conteúdo de uma ação publicitária e determina de que maneira as empresas serão visualmente representadas.
A arte permite que os jovens expressem suas emoções e pensamentos de maneira criativa, o que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento da identidade. Além disso, também encoraja a experimentação, incentiva a curiosidade e estimula a imaginação.
Através da arte, é possível mudar nossa percepção de nós mesmos, além de entender melhor o que nos inspira. Essa imersão também proporciona a melhora da autoestima, uma vez que, ao concluir um projeto artístico, é comum sentir certo nível de satisfação pessoal consigo mesmo, assim como a sensação de dever cumprido.
Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas. Da mesma forma, o teatro trabalha a conexão humana.
A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor. Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos.
A arte é um poderoso meio de comunicação. São as cordas vocais que o artista preservou para desgastar todos os seus membros, desde os nervosos até aos motores, para dar forma e significado àquilo que produz. A partir desta construção, aparente contextualizada ou não, originou uma mensagem.
Ela é a arte de entrarmos no mundo de alguém, seja através de forma verbal ou não verbal. Temos a possibilidade de fazermos com que através da nossa comunicação, possamos causar os melhores ou piores sentimentos, ou sensações em alguém.
Para isso, é preciso apenas uma arte para redes sociais. “Arte” é como as agências de publicidade e empresas de comunicação chamam as imagens usadas para fazer a divulgação de um produto, marca ou serviço. Algumas são feitas para impressão e outras para serem usadas na internet.
O foco do marketing é gerar uma imagem de marca específica, entender o mercado e o comportamento dos clientes em potencial. A publicidade, por outro lado, tem um foco mais específico: ela busca captar a atenção do público e direcioná-la para uma oferta específica de produto ou serviço.