ISAIAS 53.2-3. “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparencia para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento.
Jesus é descrito na Bíblia como alto e bonito e como “bonito como uma criança”, mas os registros são contraditórios porque Jesus também é descrito como alguém sem beleza ou majestade.
O Novo Testamento não inclui descrições da aparência física de Jesus antes de sua morte, e as narrativas do Evangelho são, geralmente, indiferentes as aparências ou características das pessoas relatadas nele.
Jesus foi retratado como um homem de cor – algo entre pardo e negro – e seus discípulos também. Cleveland, que se tornaria teóloga e psicóloga social, percebeu que sempre imaginou um Jesus de aparência nórdica, que se parecia com Thor. Agora, ela percebia que ele se parecia mais com ela, uma mulher negra.
Jesus teria uma pele mais morena, barbudo, cabelo crespo, estatura mediana, de acordo com pesquisas mais recentes, corroborando a aparência de pessoas da região em que Jesus viveu. Outros fatores ainda corroboram isso: A expectativa de vida média do galileu na época era de 35 anos, independentemente da crucificação.
O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus?
Como a Bíblia descreve Jesus fisicamente?
"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E.
Como não há uma descrição física de Cristo na Bíblia, tampouco há espaço para dúvidas: o Jesus histórico, o homem que foi executado pelo Império Romano no século 1, era um judeu de pele escura, proveniente do Oriente Médio.
“Nada havia [em Jesus] para chamar a atenção do povo. Na aparência, era igual aos outros homens; e assim foi expresso aqui pelo profeta que Ele não tinha [boa aparência] nem formosura, isto é, não [era] tão distinto, tão diferente [das outras pessoas] que o povo pudesse reconhecê-Lo como Filho de Deus.
Seus pés eram parecidos com metal brilhante, refinado em uma fornalha, e sua voz era como a voz de muitas águas. Na mão direita ele segurava sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Seu rosto brilhava como o sol no seu fulgor. Quando o vi, caí a seus pés como se estivesse morto.
Ele queria mostrar para todos o fato fundamental do evangelho: Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o Santo de Deus, o único que tem “as palavras da vida eterna”, a verdade, a vida e o caminho exclusivo que leva ao Pai celeste (João 20:31; 6:7-68; 14:6).
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra. Essa mensagem teria o levado a ser crucificado pelos romanos, os dominadores da Palestina na época.
Com base no texto bíblico, Jesus é o filho de Deus que foi concebido pelo Espírito Santo, através de uma virgem chamada Maria. Ele praticou milagres, ensinos e foi morto em uma cruz.
Por meio da análise de crânios semitas, equipe da Universidade de Manchester recriou a face de Jesus Cristo, dando traços físicos diferentes ao divulgado: olhos escuros, cabelos cacheados, barba espessa e pele bronzeada.
Onde está escrito na Bíblia que Jesus não tinha formosura?
Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.
Judeus são brancos, logo não seria contraditório eles se dizerem donos de Israel? Na verdade os judeus não são etnicamente brancos. Originalmente eles eram morenos,com cabelos e olhos escuros. Judeus brancos, só passaram a existir após a diáspora,por causa da miscigenação com os europeus.
“Assim, podemos intuir sua aparência: um semita típico do Oriente Médio, com pele morena, cabelos crespos, olhos negros, barba espessa, fisicamente devia ser forte (acostumado a trabalhos duros e longas caminhadas)”, afirma Bohrer.
ISAIAS 53.2-3. “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparencia para que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento.
A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um judeu da Galileia, nascido por volta do início do primeiro século, e que morreu entre os anos 30 e 36 d.C. na Judeia.
Por que Jesus Cristo foi retratado de olhos azuis e cor branca? Porque a imagem dele refletia sempre o ideal de beleza da sociedade que o adorava (e o catolicismo é uma religião de origem europeia, por isso a existência de mais pinturas de Jesus como homem branco).