Como a cal pode interferir positivamente nas argamassas?
Cal na argamassa: benefícios. Mais fina do que o cimento, a cal também preenche vazios da massa. Tem ainda propriedades bactericidas, sendo eficiente no combate ao mofo ou bolor. Por fim, deixa a massa muito mais macia.
Para o preparo da argamassa de uma forma geral, a adição de cal traz uma maior plasticidade para a massa. Isso acontece por conta da capacidade de retenção de água que a cal tem, facilitando também a hidratação do cimento nesse processo.
Quais as características que a cal confere a argamassa?
As argamassas com adição de cal possuem excelente trabalhabilidade, aderência e capacidade de retenção de água, garantindo uma aplicação eficiente e durável em alvenaria e revestimentos. Outra aplicação comum da cal é na estabilização de solos.
Nas argamassas, a cal funciona como um aglomerante aéreo, pois reage com o gás carbônico formando um produto sólido e rígido, processo conhecido como carbonatação.
Porque argamassas com cal em sua composição não devem ter espessuras maiores do que 2cm?
10.1.2 - Causas decorrentes do traço da argamassa
Observam-se fissuras e deslocamento quando esta camada é excessivamente rica em cimento (proporção 1:2 em massa, por exemplo), condição agravada quando aplicada em espessura maior de 2 cm. O endurecimento é resultante da carbonatação da cal.
Quer saber as vantagens de usar cal na argamassa da alvenaria?
Qual é a função do cal?
A cal é frequentemente utilizada na preparação de argamassas. Sua capacidade de endurecer lentamente permite ajustes finos e precisos, tornando-a ideal para assentamento de tijolos, revestimentos de parede e reparos em alvenaria.
Quais são os critérios para uso da cal hidratada e de suas argamassas?
Não há restrição para o uso de cales nas argamassas de assentamento e de revestimento. “Apenas no chapisco ela não é empregada”, fala o químico Valdecir Angelo Quarcioni, pesquisador e chefe do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
É possível fazer uma boa argamassa para blocos mesmo sem cal, utilizando os seguintes traços: 1:8 (uma parte de cimento para oito partes de areia) ou 1:6 (uma parte de cimento para seis partes de areia).
Por conseguinte, o armazenamento dos sacos de argamassa deve ser feito em tablados ou plataformas afastados, aproximadamente, 30cm da parede e 15cm do chão, para que não entre em contato com a umidade. Além disso, o local mais adequado é longe do calor excessivo, ou seja, local fechado.
Qual o traço mais comum para a argamassa quando usamos cal em sua composição?
“O mais comum é o traço 1:3, ou seja, uma parte de cimento e 3 partes de areia, se for utilizar cal, o traço mais usual é 1:2:8 sendo 1 parte de cimento, 2 partes de cal e 8 partes de areia”, orienta.
Quais os fatores que influenciam a hidratação da cal?
3.2.1 Fatores que influenciam na qualidade da cal
Dentre elas podem ser destacadas: resistência mecânica do calcário; • desempenho do forno de calcinação; • temperatura do leito de calcinação; • tempo de residência no forno de calcinação; • composição química (tipo de calcário); • densidade específica; e • porosidade.
A plasticidade é obtida a partir do contato da água com as partículas da cal hidratada, as quais são muito finas e funcionam como lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia presentes na argamassa, proporciando maior trabalhabilidade e boa aderência.
Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.
A SmartCal é um aditivo concentrado plastificante que substitui a cal no preparo de argamassas de assentamento ou de reboco. É um produto liquido e, por isso, torna o trabalho mais prático e garante a economia de material e um excelente acabamento.
Essa expansão é controlada pela formulação da argamassa e pela quantidade de água adicionada, bem como pela temperatura ambiente; endurecimento – após a expansão controlada, a argamassa começa a endurecer à medida que os produtos de hidratação continuam a se desenvolver e a fortalecer a estrutura.
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
O uso do aditivo plastificante quartzolit pode aumentar a durabilidade de: argamassas de assentamento de blocos de alvenaria; argamassas de revestimento de pisos e rodapés; argamassas de rebocos internos e externos.
Como você viu, os aditivos para argamassa são produtos químicos que, adicionados antes ou durante a mistura, melhoram as características da argamassa no estado fresco ou endurecido. Dessa maneira, eles podem otimizar a resistência, aderência, acabamento e trabalhabilidade e reduzindo a fissuração e permeabilidade.
A cal hidratada é aglomerante como o cimento e retém água, liberando aos poucos e garantindo a hidratação ideal do cimento, condição importante para o desempenho da argamassa. No estado endurecido, a cal ganha em flexibilidade evitando trincas e fissuras ao longo do tempo.
O calcário possui diversas aplicações em diferentes segmentos: indústrias vidreiras, siderúrgicas, corretivos de solos, tratamento de esgoto, fabricação de papéis, plásticos, tintas e, principalmente, na construção civil.
Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade.
Essa adição contribui para evitar que o cal se solte ou descasque com o tempo, proporcionando uma pintura duradoura e resistente. Além disso, é fundamental garantir uma preparação adequada da superfície antes da aplicação do cal.
A cal hidratada é um dos reagentes mais eficazes para a neutralização de ácidos e ajuste de pH no tratamento de água e de efluentes. Estas características junto com a presença do cálcio ajudam na remoção de uma grande variedade de contaminantes da água para melhorar a qualidade e manter o meio ambiente seguro.
“Recomenda-se aplicar sobre superfícies rugosas, onde a camada de revestimento adere por ancoragem. Por isso, deve ser evitada em locais lisos, como gesso, madeira, metais ou repinturas”, fala o químico. É recomendável evitar a pintura à cal em locais sujeitos às chuvas ácidas, como em zonas industriais.