Já as mortes dos primogênitos e dos animais teriam sido causadas por uma toxina deixada pelos gafanhotos nas plantações mofadas e transportada pelo ar pelas tempestades de granizo que, de acordo com Marr, aconteceram de forma independente.
Existem explicações que garantem que as dez pragas do Egito foram catástrofes ecológicas, resultantes da explosão de um vulcão na ilha grega de Santorini. Alguns cientistas também garantem que as pragas, devem ter sido prováveis consequências de mudanças climáticas naquela região.
O que a ciência diz sobre a abertura do Mar Vermelho?
De acordo com o estudo de Carl Drews e Weiqing Han, publicado em agosto de 2010 na revista científica Plos One, ventos fortes vindos do Leste, soprando durante toda a madrugada, teriam empurrado a água fazendo surgir uma passagem, permitindo que as pessoas atravessassem o local com segurança.
Para quem não se lembra, o livro do Êxodo na Bíblia, especificamente o capítulo 7 versículo 21, conta como o Nilo ficou vermelho quando Moisés bateu no rio com o seu cajado fazendo com que a água se transformasse em sangue, deixando assim os habitantes da região sem ter onde beber para se hidratarem.
Não existe nenhuma evidência, histórica ou arqueológica, que comprove que Moisés realmente existiu ou se qualquer evento narrado na Bíblia cristã ou no Torá judaico, como a abertura do mar Vermelho, tenha realmente ocorrido.
Por que Deus mandou matar os primogênitos do Egito?
A morte dos primogênitos no Egito levou à libertação dos israelitas. A Expiação de Jesus Cristo, o Primogênito espiritual do Pai Celestial, possibilita a nossa libertação da escravidão do pecado.
Com o retorno de um dos maiores sucessos da Record, também voltaram questões levantadas pela trama bíblica, como o assassinato de diversos bebês hebreus ordenado pelo faraó Seti (Zécarlos Machado). Afinal, por que o governante do Egito tomou uma atitude tão brutal?
Porquanto tendo se obstinado o Faraó e não querendo deixar-nos partir, Yahweh matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o filho mais velho do homem até as primeiras crias dos animais. É por isso que sacrificamos a Yahweh todo primeiro filhote macho entre os animais.
Porque faraó não morreu na praga dos primogênitos?
De acordo com o relato bíblico, apenas os primogênitos, tanto humanos quanto animais, foram afetados pela praga, resultando em suas mortes. Ramsés, por não ser o primogênito em sua família, escapou da praga e continuou vivo.
Pesquisadores americanos acreditam ter descoberto o exato ponto onde Moisés teria dividido as águas do Mar Vermelho, 3.000 anos atrás, para que o povo judeu pudesse fugir em segurança do faraó egípcio, e também como ele teria conseguido: com uma ajudinha do vento.
No caso do Rio Nilo, já houve um fenômeno similar em 2016. Na época, satélites flagraram imagens do rio Nilo com a cor avermelhada (algo que não ocorreu agora em 2023).
Por que não teve morte dos primogênitos na casa dos hebreus?
Todos os primogênitos do Egito morreram, incluindo o filho mais velho do Faraó, mas a praga passou sobre cada casa que tinha o sangue do cordeiro no umbral da porta. Os primogênitos dos israelitas foram salvos porque eles obedeceram ao Senhor.
Quais os primogênitos que morrem nos Dez Mandamentos?
Uma luz branca passará a correr entre as casas egípcias, tirando a vida dos primogênitos. Amenhotep (José Victor Pires), filho de Ramsés e Nefertari (Camila Rodrigues) será uma das vítimas.
O seu filho mais velho e todos os primogênitos que havia entre as famílias egípcias foram mortos quando o Anjo Destruidor passou pelas casas em todo o Egito. A morte dos primogênitos foi o divisor de águas na escravidão dos hebreus.
Os israelitas eram escravos no Egito. Os astrólogos do Faraó viram que iria nascer o redentor que os tiraria da escravidão, e por isso o Faraó ordenou que todos os bebês meninos fossem jogados no Rio Nilo para morrer.
Herodes ordenou então a morte de todos os bebês do sexo masculino, com até dois anos de idade, em Belém, na tentativa de acabar com a vida de Jesus. Nascido em 73 a.C. em Ashkelon, hoje ao sul de Tel-Aviv, o rei Herodes declarou-se judeu apesar de seus pais não o serem, e foi nomeado governador da Judéia aos 25 anos.
Os primogênitos morrem. A décima praga do Egito, segundo a Bíblia, foi a responsável pela morte de todos os primogênitos. Ela não poupou nem a vida do filho mais velho do faraó. A Bíblia conta que só ficaram de fora do castigo divino os primogênitos das famílias que passaram sangue de cordeiro nos batentes das portas.
O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
O mistério em torno de um crânio humano encontrado no fundo de um açude, no município de Mar Vermelho, pode estar chegando ao fim. Exames de Antropologia Forense e Odontologia Legal, realizados no Instituto Médico Legal Estácio de Lima, em Maceió, foram concluídos e podem causar uma reviravolta no caso.
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).