Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.
Se isso não for possível, tente colocar as tigelas de comida dos animais em uma tigela um pouco maior preenchida com água. Ao fazer isso, você vai criar um fosso que as formigas não conseguem atravessar facilmente.
Uma formiga sedenta chegou à margem do rio, para beber água. Para alcançar a água, precisou descer por uma folha de grama. Ao fazer isso, escorregou e foi arrastada pela forte correnteza.
Não, os insetos não fazem xixi como nós. “De uma maneira geral, eles eliminam água e ácido úrico com as fezes, quando defecam”, afirma o biólogo Osmar Malaspina, professor do Centro de Estudos de Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP).
Sim. Especialistas concordam que, como a maioria dos animais, elas dividem seu tempo entre atividade e descanso – quando a ação metabólica diminui. Mas isso não seria bem o que chamamos de sono. “Há registros de formigas vistas 'deitadas de lado', que, quando instigadas, retomaram a posição normal.
Novo estudo da Universidade da Austrália Meridional viu que as formigas não bebem xixi para sobreviver: elas preferem consumir urina do que qualquer doce.
Brandão, do Museu de Zoologia da USP, responde: "Formigas não diferem de nós ao dividir seu tempo entre trabalho e descanso. Já foram registradas formigas 'dormindo', isto é, operárias imóveis por tempos longos, deitadas de lado. "Quando provocadas por observador, passavam a se mover.
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.
No imaginário popular, formigas são sinônimo de saúvas, "comedoras" de folhas. No entanto, formigas não são capazes de comer folhas. Elas cortam folhas para, dentro do formigueiro, cultivar os fungos dos quais se alimentam.
As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias. As formigas usam suas antenas não somente para o toque, mas também para seu sentido de cheiro.
Os cheiros dessas guloseimas ajudam, é claro. A formiga que faz a descoberta volta para a colônia raspando o abdômen no chão – o que deixa um rastro de feromônios (as moléculas que esses bichinhos usam para transmitir recados bioquímicos). “As fontes de açúcar normalmente têm localização fixa”, explica Paulo S.
As formigas conseguem caminhar sobre a água, pois seu peso é menor que a tensão superficial da água. Essa tensão superficial é causada por uma teia de moléculas de água na superfície do líquido, altamente associadas entre si por ligações de hidrogênio.
Por que as formigas se beijam quando se encontram?
Colônias de formiga são enormes micaretas. Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
Muito legal, né? Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.
As formigas produzem vários tipos de feromônios. O feromônio de alarme é bastante vo- látil, logo se espalha pelo ar e pode alertar toda a colônia sobre algum perigo iminente.
Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.