A gasolina é obtida através do refinamento e do craqueamento do petróleo, sendo composta por uma mistura de hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono na cadeia. Assim, a qualidade da gasolina varia de acordo com os hidrocarbonetos que a compõem.
A gasolina é um combustível obtido do refino do petróleo, composto, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contêm átomos de carbono e hidrogênio). Os processos de refino utilizados na produção da gasolina compreendem várias etapas.
Separação. Durante a separação, o petróleo é aquecido a altas temperaturas até evaporar. O vapor resultante volta ao estado líquido em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Cada nível coleta um subproduto específico do petróleo, como a gasolina.
A gasolina é um combustível de origem fóssil, composto por uma complexa mistura de mais de 400 hidrocarbonetos derivados do processo de refinamento do petróleo. Somados a eles, mas em menores quantidades, também são encontrados enxofre, produtos oxigenados, compostos metálicos e de nitrogênio.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
A gasolina é um produto obtido a partir do refino do petróleo e sua composição depende de sua utilização, para aviação ou automotiva, de sua origem e dos processos de refino do petróleo. A gasolina de aviação é uma gasolina que apresenta alto índice de desempenho, além de outras características especiais.
O petróleo é na verdade formado através da maturação de matéria orgânica depositada no fundo do mar que, através longos processos geológicos, acaba dando origem ao petróleo, mas é em sua maioria, composto por organismos mais antigos que os dinossauros, como algas, plâncton e zooplâncton.
A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
Uma vez extraído, o petróleo é encaminhado por navios ou oleodutos das plataformas para as refinarias, que são responsáveis por transformar a matéria-prima em derivados, como a gasolina, o diesel e o querosene, por exemplo.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
"O etanol melhora a característica da gasolina, dando uma melhor octanagem, resistindo a uma compressão maior. Na prática, isso significa que adicionar etanol em uma gasolina mais simples transforma o produto final em um combustível de qualidade. O que também reduz o preço", explica o especialista.
Quantos litros de petróleo para um litro de gasolina?
Ou seja, para cada quatro litros de petróleo é produzido, em média, um litro de gasolina. As outras frações do petróleo dão origem a uma gama de derivados, como GLP (gás liquefeito de petróleo), querosene de aviação, óleo diesel, lubrificantes, óleo combustível e asfalto. Mas essa proporção varia bastante.
Destilação do petróleo: A gasolina é derivada do petróleo bruto, e a sua descoberta está intimamente ligada à exploração e destilação do petróleo. Os povos antigos, como os persas e os babilônios, já conheciam o petróleo, mas apenas o usavam para fins medicinais e impermeabilização.
Já a história da palavra “gasolina” é mais curiosa: ela data de 1865 – o nome original eragasolene – e derivou de “gás”, um termo que foi cunhado pelo cientista belga Jan van Helmont (1577-1644).
Antes de falarmos mais sobre o primeiro carro no Brasil, precisamos citar que, em 1885, o primeiro veículo movido à gasolina foi criado. O primeiro modelo, então, foi desenvolvido por um alemão chamado Karl Benz, e batizado de Motorwagen.
Água: A água na gasolina causa falhas na ignição, dificultando a partida e a aceleração do veículo. Além disso, ela favorece a formação de ferrugem nas peças metálicas do motor e de fungos e bactérias no tanque de combustível.
Ela é um composto orgânico (apresenta átomos de carbono e hidrogênio em sua constituição), formado por oito átomos de carbono e 18 átomos de hidrogênio, cuja fórmula molecular é C8H18, que se apresenta no estado líquido. Sua coloração depende do tipo de materiais que são misturados a ela para ser revendida no posto.