De acordo com a pesquisa do Itaú, as transações em aplicativos de transporte lideraram o consumo no cartão de crédito na geração Z, representando 14% de todas as transações realizadas, seguido por por mercados com 11%, fastfood com 9%, lojas de conveniência com 5% e postos de combustíveis também com 5%.
No geral, as pessoas da geração Z são consideradas consumidoras informadas. Isso acontece devido à grande disponibilidade de dados e fontes de pesquisa na internet — em especial para os nativos digitais, que já estão acostumados com esses recursos no dia a dia.
Um estudo da Piper Jaffray publicado no portal eMarketer aponta que os adolescentes gastam mais dinheiro com comida do que com roupas. O resultado é consequência da mudança de comportamento dos consumidores no geral, com maior procura por experiência do que por bens de consumo.
De acordo com levantamento do Itaú Unibanco, fastfood e aplicativos de transporte estão entre os gastos mais recorrentes. Os jovens nascidos entre 1995 e 2010, na chamada Geração Z, estão cada vez mais cobiçados pelas empresas.
Quais são as características de consumo da geração Z?
Eles não precisaram passar pela transição do analógico para o digital, como a geração X. Também é uma geração que entende e sabe que precisa lidar com problemas climáticos. Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes.
Eles querem comprar de marcas com as quais se identificam
Para a Geração Z, experiências são mais importantes do que produtos ou serviços. É por isso que a personalização de produtos e serviços é essencial. Além disso, eles são exigentes e suas expectativas em relação à qualidade do serviço e do produto são altas.
A geração Z é muito preocupada com os aspectos sociais e ambientais e estão sempre buscando apoiar causas nobres. É importante demonstrar, por meio da cultura organizacional, que a empresa oferece um ambiente justo, igualitário, que respeita das diferenças e valoriza as relações humanas.
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
A preocupação com a aparência é o item que consome a maior parte da mesada, sendo roupas e acessórios o que demanda maior gasto entre 37% dos jovens. Os lanches e refrigerantes vêm em seguida, com 10%, na frente dos aparelhos eletrônicos e produtos tecnológicos, com 8%.
Considerando os gastos mensais pagos com o próprio dinheiro, nove em cada dez mencionam ao menos alguma despesa, sendo que as mais comuns são: alimentação (51%), roupas, calçados e acessórios (43%), produtos de higiene e beleza (34%), TV por assinatura ou internet (31%) e contas de serviços básicos como água e luz (27 ...
Os principais objetos de consumo dos jovens são as roupas, bolsas, sapatos e artigos eletrônicos. O número de opções é cada vez maior com o acesso a produtos de todas as partes do mundo, através da Internet.
Esse processo de rejuvenescimento demonstra que os jovens brasileiros estão cada vez mais preocupados com o futuro e enxergam nos investimentos uma garantia de estabilidade. Ao todo, são mais de 2,6 milhões de investidores com até 39 anos de idade, de um total de 4,3 milhões de pessoas.
Em alguns casos, o adolescente tem a necessidade de se sentir aceito pelos seus amigos e sociedade. Por isso, podem se tornar pessoas consumistas. Com a compra de acessórios de tecnologia e roupas da moda, por exemplo, o adolescente pode se sentir incluso na turma de amigos.
O consumismo na juventude também está atrelado ao grande estímulo das propagandas voltadas para este público, mas sem dúvida um dos principais motivos é o amadurecimento tardio dos jovens de hoje. “O alvo da mídia publicitária hoje são as crianças e adolescentes que compram demais.
Como os jovens são atingidos pelo mercado de consumo?
No sistema capitalista, esses jovens são os mais atingidos, pois são incentivados ao consumo e se tornam dele presas fáceis. Há uma grande oferta, e o jovem, não reconhecendo as suas reais necessidades, acaba considerando que é importante ter, não importando o quê.
A geração Z, que engloba os nascidos entre 1998 e 2010, é a que mais sofre com transtornos de saúde mental quando comparada com as demais gerações. Entre os entrevistados dessa faixa etária, que vai dos 13 aos 25 anos, 27% afirmaram ter ansiedade; 36% tem stress e 27% depressão.
As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.
Quais as 6 características fundamentais da geração Z?
As principais características é que são aprendizes independentes, conseguem realizar vária tarefas ao mesmo tempo, multitarefas, comunicação eficiente via imagem, possuem ambições empreendedoras, são consumidores exigentes, emitem opinião sobre diferentes assuntos e fazem amizades via internet. tempo.
A expressão "geração Nutella" é uma forma de rotular os jovens que são considerados sensíveis demais, que não conseguem lidar com frustrações e que estão acostumados a receber tudo de forma fácil e rápida. Essa geração é vista como menos resiliente e mais vulnerável emocionalmente.
Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.
Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.
Qual é a moda da geração Z? A moda da geração Z é muito marcada por um mix de cores, peças confortáveis e modelagens unissex — tudo isso com muita personalidade, já que o jovem dessa geração não gosta de usar a mesma roupa que todo mundo, e nem mesmo ter peças que não representem o seu estilo.
69% da Geração Z no Brasil gosta ouvir músicas de décadas passadas, revela Spotify. A Geração Z é uma geração altamente engajada com o áudio digital. Em 2021, os GenZers fizeram streaming de música com muito mais frequência do que usaram outras mídias, como vídeos, jogos e TV.
Não há idade mínima para se começar a investir tanto no Tesouro Direto como na bolsa de valores, que permitem a criação de contas para menores de idade. As exceções são aplicações em minicontratos, opções, swap e mercado futuro em geral, nas quais é necessário ter mais de 18 anos para aplicar.