Na enfermaria, Xavier explica que, desde criança, Jean detinha poderes além da sua imaginação. Temendo que Jean não pudesse controlar seus poderes, Xavier criou blocos psíquicos em sua mente para manter seus poderes fora do alcance. Em consequência disto, Jean desenvolveu uma segunda personalidade denominada Fênix.
Jean Grey se sacrificou para salvar os colegas, entretanto, ela não morreu, e sim foi salva pela Força Fênix que se uniu a mutante quando ela voltou para a Terra.
Os primórdios. A saga da Fênix Negra foi escrita por Chris Claremont, com arte de Dave Cockrum e John Byrne. O surgimento da entidade se deu após uma aventura dos X-Men no espaço. Na volta para a Terra, no entanto, a entidade cósmica conhecida como Força Fênix incorporou em Jean e deu início a todo esse arco.
Só que a série animada pode responder exatamente quando Jean Grey foi trocada pelo seu clone. No começo da segunda temporada, no episódio duplo Até que a Morte nos Separe, Ciclope e Jean se casam, mas são sequestrados pelo Senhor Sinistro no caminho de sua lua de mel.
Jean Grey é uma mutante nível ômega e o principal avatar da Força Fênix, no qual manifesta poderes cósmicos. A telepatia, telecinese e empatia de Jean são drasticamente aumentadas quando em contato com a Fênix, além de poder viajar no vácuo do espaço que vai além da velocidade da luz.
Se você quer a explicação fora do universo, é porque Jennifer Lawrence odiava estar nos filmes dos X-Men (e com razão, a maioria deles é ruim), então ela forçou os roteiristas a matar sua personagem para não ter que aparecer para filmar o filme inteiro.
No começo dos anos 2000, Grant Morrison decidiu matar a Jean Grey do universo principal da Marvel. Desde então, a personagem teve breves aparições em flashbacks ou alucinações, mas nunca pisou de novo no mundo dos vivos.
A morte prematura de Jean Grey estraga os planos do Sr. Sinistro. Mas quando a Entidade Fênix/Jean Grey morre, a força Fênix acaba por se hospedar num clone de Jean Grey, criado pelo vilão. Isto permite que ele continue com seus ardis.
A versão grega do mito afirma que a fênix pode viver 500 anos e que, ao fim desse período, ela constrói um ninho e entra em combustão, sendo consumida até sobrar as cinzas. Dessas cinzas, uma nova fênix surge. Uma das variações da lenda fala que se trata de uma nova fênix, mas outra aponta que a mesma fênix renasce.
Wolverine não aparece em “X-Men: Fênix Negra” por várias razões. Hugh Jackman já havia decidido que “Logan” (2017) seria seu último filme no papel de Wolverine, encerrando sua jornada de 17 anos com o personagem de forma emocional e significativa.
Quem é mais poderosa, Jean Grey ou Feiticeira Escarlate?
Ha um certo equilibrio entre elas. A wanda teve mais aparições e tempo de tela, tendo até msm série onde foi explorado vários poderes dela, já a Jean n teve tudo isso, então é claro qui a Wanda ganha.
Se trata de um clone criado por Senhor Sinistro que é idêntico à Jean Grey. Existem versões diversas, mas o plano era que ela tivesse um filho com Scott Summers.
O momento trágico do episódio acontece quando é revelado que Cable, filho de Ciclope e Madelyne Pryor, ainda está conectado a Sinistro de alguma forma. Isso faz com que o personagem do futuro perca controle sobre si mesmo e, em uma batalha psíquica, aparentemente tire a vida de Jean.
Em Dark Phoenix, Lawrence volta como Mística, para lutar ao lado dos X-Men contra Jean Grey, que estava fora de controle pelo fato de estar portando a Força Fênix, mas acaba morrendo pelas mãos da mesma.
Nele, vemos o surgimento de uma nova versão de Jean Grey conhecida como Madelyne Pryor, que ganha destaque no terceiro episódio, Fogo Encarnado. Uma figura polêmica nas HQs, ela aparece na série animada com uma origem diferente, mas um propósito parecido.
JEAN SE SACRIFICA PELO BEM DO UNIVERSO. Após os acontecimentos brutais cometidos pela Fênix Negra, o Império Shiar vê a Jean como uma possível ameaça universal, mesmo estando sobre controle. Então eles partem em direção a Terra atrás da execução de Jean Grey.