As vendas da Natura são feitas por cerca de 1,3 milhão de consultoras no país e outras 500.000 no exterior. Todas têm liberdade de trabalhar onde e no horário que bem entenderem. As vendas também são feitas, desde dezembro de 2014, por meio de uma plataforma digital que já conta com 70.000 franqueados digitais.
A Natura possui como canal oficial de venda pela internet a "Rede Natura" (rede.natura.net), que pode ser operado por qualquer pessoa interessada em tornar-se um Franqueado Natura Digital. Outras formas de venda online consideradas concorrentes à Rede Natura não são permitidas.
Para se cadastrar, basta acessar a página Quero Ser Consultora. Nela você preenche dados pessoais, inclui a foto do seu documento e escolhe o nome do seu Espaço Digital. Feito o cadastro, você receberá seu código de Consultoria e deverá criar uma senha para fazer seu primeiro pedido, que é a compra do Kit Boas-Vindas.
Com a Consultoria de Beleza Natura, você pode vender pela revista (na versão impressa ou digital), onde seus clientes escolhem os produtos e te avisam. Juntando o mínimo de 50 pontos, você consegue fazer o pedido. Você também pode vender pela internet, por meio do seu Espaço Digital.
Qual a estratégia de vendas utilizada pela Natura?
Verticalização para trás é quando uma marca de produtos voltada ao consumidor final detém não apenas uma marca própria, mas controla todo o processo de elaboração do mesmo. Por sinal, Natura também utiliza essa estratégia de vendas.
Como vender Natura Sem Sair de Casa - Bem Vindo a era Digital
Qual é a estratégia da Natura?
A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas. Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras.
Como estratégia, a Natura foca em pesquisas científicas e resultados comprovados, destacando parcerias com dermatologistas e influenciadores, como Patricia dos Reis, Malena, Niina Secrets, etc. Suas campanhas celebram a beleza natural e a autoestima, oferecendo experiências personalizadas e exclusivas para os clientes.
Como a Natura atrai seus clientes? Elas unem a necessidade dos clientes de receber ajuda especializada com o toque pessoal e humanizado que buscam ao se relacionar com uma marca.
A Natura tem seu plano de marketing na compreensão de seus consumidores dos produtos e fideliza seus clientes buscando inovação e desenvolvimento sustentável. Seu público-alvo são as mulheres da classe A e B.
Qual a porcentagem que a Natura paga para o revendedor?
A comissão de vendas soma um total de 30%. Ou seja, se você vender produtos com um total de R$1 mil reais, você ganha R$300 reais por esse trabalho. Além dessa taxa fixa, você pode ganhar bonificações e concorrer a prêmios como viagens ou até produtos para a revenda por um custo zero.
São eles: Desenvolvimento de Funcionários, Conservação do Solo e Vida Silvestre, Processos de Fabricação Ecológicos e Inovadores, Mitigação da Pobreza. Para nós da Natura é muito importante a busca constante por impactos positivos, por meio das nossas três causas.
Quem já é Consultora presencial não paga nada para se tornar digital. Por mês, a Consultora de Beleza terá de pagar uma mensalidade de R$ 1,90 em função de ter seu espaço no site da Natura”, explica Eler.
Os operadores utilizam empilhadeiras retráteis para depositar e extrair a mercadoria das estantes. Para uma maior segurança foram protegidos os pilares de todas as estantes, assim como os montantes que coincidem com as extremidades e com o corredor interior.
A Natura compra matéria-prima de diversos fornecedores, sendo os domésticos responsáveis por aproximadamente 90% dos custos. Os dez principais fornecedores representaram 42,8% do total de custos com matéria-prima no ano passado.
Natura Brasil - Origem dos nossos produtos. Os nossos produtos cosméticos são fabricados em Cajamar, perto de São Paulo, no Brasil, onde fica a sede e a fábrica da Natura.
Possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus (estado do Amazonas) e em Nova Iorque (Estados-Unidos). Os produtos da Natura são desenvolvidos para suscitar prazer e bem-estar.
Quais são os diferenciais da Natura frente aos seus concorrentes?
São eles: Desenvolvimento de Funcionários, Conservação do Solo e Vida Silvestre, Processos de Fabricação Ecológicos e Inovadores, Mitigação da Pobreza.
Fomos reconhecidos como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e a primeira do setor de cosméticos pelo ranking Global 100, elaborado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights.
Acreditamos na inovação como um dos pilares para gerar impacto positivo e alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável. Buscamos criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões social, econômica e ambiental.
Além da comunicação feita pelos principais canais como a televisão, mídias sociais e o marketing out of home, a marca também teve o cuidado de garantir que o meio de comunicação mais direto com o consumidor, fosse alinhado com seu novo posicionamento, a comunicação entre consultoras e clientes.
Nosso objetivo é desenvolver produtos, experiências e serviços que ajudem nossos consumidores a se sentirem confiantes e saudáveis em sua própria pele, a ter relações felizes e equilibrados e a se empenhar em fazer deste mundo um lugar mais bonito e sustentável para se viver.
Concentra iniciativas em três pilares: “Marcas e Produtos”, “Rede de Relações” e “Gestão e Organização”, com o objetivo de ir além de neutralizar os efeitos gerados pelo próprio negócio e promover o impacto positivo nos âmbitos econômico, ambiental, social e cultural.