Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
A Sertralina tem ótima eficacia quando o paciente se adapta a medicação. Contudo, a depressão deve ser tratada com psicoterapia simultânea ao medicamento. Pois, na maioria das vezes a causa não e orgânica. Em geral, os efeitos terapêuticos da sertralina levam cerca de 15 dias para aparecerem.
Ansiedade, desânimo e angústia não são efeito colateral da sertralina, mas pode ser que seu transtorno não esteja tendo um tratamento adequado (ou que seja resistente à sertralina).
Quais os efeitos colaterais da sertralina no início do tratamento?
Contudo, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas, sendo os efeitos colaterais mais comuns: Dor de cabeça. Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza.
SERTRALINA: tudo que você precisa saber antes de tomar!
Quanto tempo leva para o corpo se acostumar com a sertralina?
Quanto tempo leva para a sertralina fazer efeito? Os primeiros efeitos demoram cerca de 15 a 20 dias para aparecer. Contudo, os efeitos colaterais podem aparecer antes disso.
Com 3 meses o período de adaptação já passou há muito tempo. Provavelmente seu organismo não se adapta bem à Sertralina, até porque 25mg é uma dose bem baixa, com a qual raramente vemos tais sintomas.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
“Comecei a tomar sertralina e alprazolam há uma semana. Estou sentindo tristeza, náuseas e falta de apetite. Esse efeito é normal?” Nos primeiros dias tomando sertralina é comum o aparecimento de alguns efeitos colaterais, principalmente náuseas, falta de apetite e tristeza.
Pessoas com diabetes devem manter a glicemia sob controle durante o tratamento com este medicamento. O consumo de bebidas alcoólicas e suco de toranja, ou grapefruit, não é indicado durante o uso da sertralina, porque podem alterar o efeito do medicamento.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
Esse medicamento não possui indicação para tratar o emagrecimento. Mas ele pode ser útil nos casos de transtorno da compulsão alimentar periódica e também nos quadros de ansiedade relacionada ao maior consumo de alimentos.
É possível ter crise de ansiedade mesmo tomando remédio?
E normal ter recaídas no tratamento da ansiedade? Mesmo depois de alguns meses de tratamento, medicado e uma boa melhora? E normal? Sim, é normal ter recaída, podem ser ativadas por uma situação muito estressante ou repetição de padrões de comportamentos.
Um dos efeitos colaterais da Setralina é a sonolência e o cansaço. O período de adaptação dela é de quinze dias. É preciso conversar com o seu médico para ver o melhor horário para toma-la. Normalmente a sertralina é tomada pela manhã, e é comum a sonolência durante o dia no começo.
a sertralina pode, sim, causar alterações intestinais em alguns pacientes, desde constipação, empachamento até diarréia. O primeiro passo seria tentar alterações na dieta, aumentar a ingesta de água e atividade física. Em alguns casos, é necessário mudar a medicação.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
Alguns dos efeitos colaterais comuns do medicamento incluem náuseas, insônia, tontura e boca seca. Efeitos colaterais graves, embora raros, podem incluir reações alérgicas e alterações no ritmo cardíaco, por exemplo. Pessoas com histórico de convulsões, problemas renais ou hepáticos devem usar sertralina com precaução.
É pouco provável que a Sertralina seja a causa desses sintomas. Normalmente ela é prescrita em associação a algum tipo de calamante. São os calmantes que costumam provocar apatia e embotamento emocional.
Como vários antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina, funciona fundamentalmente inibindo a recaptação de serotonina. O neurônio libera a serotonina, que seria recaptada para ser degradada, ser quebrada, que acaba inibindo essa recaptação e assim tem mais serotonina.
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade.
Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
Entre esses efeitos podem aparecer náuseas, boca seca, tontura, cefaléia e dor abdominal. O melhor horário para tomar essa medicação é após o café da manhã, o que diminuí a chance de efeitos colaterais.