A Receita Federal envia notificação? Sim. A Receita Federal envia uma notificação, uma correspondência diretamente para o endereço do contribuinte. Essa notificação é um documento que formaliza a cobrança do imposto e a possível aplicação de multas.
Essa notificação pode chegar, via correspondência, na residência do contribuinte; ou via mensagem na caixa postal direto no e-Cac (portal de serviços), se o contribuinte tiver optado pelo domicílio eletrônico no próprio sistema de atendimento.
Como a Receita Federal entra em contato com o contribuinte?
A partir de hoje (11/4), o serviço de atendimento telefônico da Receita Federal do Brasil passa a ser o 146. O contribuinte poderá efetuar consultas gratuitamente, se a chamada partir de um aparelho fixo. Se a ligação for realizada de um telefone celular, será cobrada tarifa de ligação local.
No caso de recebimento de intimação (via Caixa Postal Eletrônica, pessoalmente, pelos Correios, ou por Edital publicado no D.O.E.), o contribuinte deverá encaminhar as informações e documentos solicitados por meio de abertura de Protocolo Eletrônico.
A Receita não envia comunicações por e-mail e nem mensagens solicitando a correção de erros em declarações. Um dos principais indicativos de erros (reais) na declaração se dá quando o contribuinte não recebe a sua restituição e cai na malha fina.
ALERTA de Notificação da Receita Federal | Como saber se você foi NOTIFICADO? Confira no VÍDEO!
Como é a intimação da malha fina?
A intimação de malha é enviada sempre que for necessário apresentar documentos para comprovar informações da declaração. Mas não há motivo para se preocupar.
Caso o contribuinte tenha caído na malha fina, é, sim, possível saber essa informação antes da notificação chegar. A consulta pode ser realizada pelo portal e-CAC.
A Receita Federal iniciou nesta semana o envio de cartas para contribuintes que apresentaram inconsistências na declaração do Imposto de Renda (IR) de 2023. A expectativa do governo é de que a iniciativa alcance 400 mil contribuintes até o dia 16 de outubro.
A Secretaria da Receita Federal se comunica de forma oficial com o contribuinte de duas maneiras: por carta (enviada para o endereço declarado na última declaração do imposto de renda) ou através do portal E-Cac.
Como saber se o e-mail da Receita Federal é verdadeiro?
O mais seguro é sempre acessar o site da Receita Federal utilizando o navegador de internet, digitando www.gov.br/receitafederal na barra de endereços. Jamais clicar em link de e-mail recebido!
Como saber se a Receita Federal está atrás de mim?
Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.
As notificações de receita B, da receita azul, se dividem em dois tipos, conforme o medicamento prescrito, que pode ser da lista B1 (Psicotrópicos) ou B2 (Psicotrópicos Anorexígenos).
As intimações são normalmente enviadas no ano seguinte ao da entrega da declaração. Leia com atenção as instruções recebidas e envie à Receita Federal os documentos solicitados dentro do prazo indicado na intimação. Se os documentos estiverem de acordo com as informações declaradas, a declaração será liberada da malha.
Qual a mensagem que aparece quando cai na malha fina?
Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um dado preenchido incorretamente, algum rendimento incompatível ou, até mesmo, uma suspeita de fraude em análise.
O que fazer quando receber uma notificação da Receita Federal?
A impugnação é a sua defesa administrativa para contestar uma notificação lançamento ou auto de infração da Receita Federal. Você pode apresentar sua impugnação, juntamente com todas as alegações e provas que as fundamentem, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data em que você recebeu a notificação (ciência).
Por que recebi uma notificação da Receita Federal? Uma notificação da Receita Federal nada mais é do que uma carta enviada para o contribuinte quando o órgão constata uma inconsistência diante dos dados declarados.
O e-mail falso informa que o usuário caiu na malha fina – processo de verificação de inconsistências da declaração do imposto – e indica um link por onde a pessoa pode ter acesso a um relatório final.
Essa verificação pode ser feita de maneira online, sem grandes dificuldades. Inicialmente, você deve acessar o e-CAC, que é o portal da Receita Federal, ou o aplicativo do Imposto de Renda para celular. Por meio dele, há como verificar a situação da sua declaração após o envio.
Quanto tempo demora para saber se caiu na malha fina?
A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais. O prazo de conclusão depende muito do estoque de declarações retidas, da complexidade dos casos e do tempo de resposta do contribuinte.
Mesmo que tenha sido um terceiro que fez a declaração, um contador, por exemplo, o cidadão pode consultar e ver se ficou uma pendência em suas declarações. O caminho mais fácil é pelo app Receita Federal.
A probabilidade de cair na malha fina é relativamente pequena. Apenas cerca de 3,14% das declarações feitas em 2023 caíram na malha fina. Dos 43.481.995 formulários entregues, somente 1.366.778 tiveram alguma pendência identificada até o mês de setembro de 2023.