Ao permitir acesso à informação e às redes sociais, a tecnologia pode ajudar a fortalecer a participação política e a transparência. Permite a criação de plataformas para a resolução de problemas sociais, aumentando a eficiência e a participação.
O uso das TIC possibilita que o cidadão exerça a sua cidadania, aproximando-se do poder público e aumentando o controle social, algo que, até o advento da Internet era exercido somente em manifestações populares e em período eleitoral.
A tecnologia é fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades. Graças à evolução da Inteligência Artificial (IA), estamos entrando em uma nova era que irá revolucionar diversos setores da indústria, mudará a forma como trabalhamos e criará um ciclo de aumento de produtividade.
A prática da cidadania digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia e de ferramentas tecnológicas no mundo virtual. No século 21, é uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
A emissão de um certificado digital no documento de identificação civil permitirá que o brasileiro se beneficie da sociedade mediada pela rede mundial de computadores. Isso significa, poder transacionar, obter e prestar informações sensíveis, ter acesso e demandar serviços públicos sem a necessidade de sair de casa.
Qual a melhor profissão para virar Nômade Digital?
Como a tecnologia pode ajudar a nossa vida?
Ela moldou a forma como vivemos, nos comunicamos e nos relacionamos. Os avanços tecnológicos influenciaram a nossa comunicação, medicina, educação e trabalho e também afetou nossas conexões pessoais, desde as virtuais até as presenciais. O papel e importância da tecnologia são cruciais em nossas vidas.
Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.
A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. Essas mudanças já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível imaginá-las sem.
A tecnologia permite um trabalho mais eficaz, bem como a utilização correta dos recursos, o que leva a uma redução de custos. Essa diminuição dos gastos também ocorre devido à minimização de erros na produção, proporcionadas por softwares que apontam exatamente as tarefas a serem feitas.
Uma solução para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade são as ferramentas de tecnologia assistiva (TA). Essas ferramentas são usadas justamente para tentar devolver ou aproximar as habilidades funcionais dessas pessoas às das pessoas sem deficiência.
Quais são os benefícios da tecnologia para as pessoas?
A tecnologia moderna aumenta a produtividade e a eficiência das atividades humanas, permitindo-nos executar tarefas em menos tempo. Além disso, devido à grande quantidade de informações à nossa disposição, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as falhas humanas.
Como a tecnologia pode contribuir para o bem-estar da sociedade?
A tecnologia como aliada nas atividades cotidianas pode aumentar o bem-estar social. Os sensores são dispositivos capazes de detectar e responder com eficiência a algum estímulo, como calor, pressão, movimento e luz.
As tecnologias avançam para se tornarem mais inteligentes, mais baratas e menores em tamanho. Com isso vamos poder colocar computadores e sensores em quase tudo. As baterias vão evoluir facilitando a adoção desde veículos elétricos a dispositivos bem menores, podendo ser carregadas sem fio.
Como a tecnologia pode ajudar nos direitos humanos?
Incentivamos a colaboração entre diversas áreas para promover métodos científicos que coletem, analisem e comuniquem sobre direitos humanos. Também fornecemos assistência para pessoas físicas e organizações, seja por meio de consultorias, programas educacionais ou pesquisas.
Qual é a importância da tecnologia para a sociedade?
A tecnologia também é uma das protagonistas da acessibilidade social. Diversas pessoas com barreiras físicas ou intelectuais, que poderiam ser colocadas em desvantagens frente aos demais, contam com o auxílio dos recursos para que possam executar as suas tarefas.
Graças à tecnologia, hoje é possível trabalhar para qualquer empresa no exterior (se você sabe falar inglês fluentemente, é claro). Os recursos tecnológicos tornam o trabalho remoto não só possível, mas muito mais eficiente. Ferramentas como Zoom, Google Meets, Slack, Click Up e Google Drive são prova disso.
Além de tornar processos mais ágeis e eficientes, a era digital dá velocidade à propagação da informação. Nunca foi tão rápido enviar e receber conteúdos 24 horas por dia, quando e onde estiver. Basta ter uma conexão ativa com a internet e pronto! Você tem todo tipo de informação que precisa bem na palma de suas mãos.
Com a tecnologia digital, foi possível descentralizar a informação, aumentar a segurança de uma série de dados fundamentais e criar muitas outras tecnologias. A tecnologia digital é contraposta à tecnologia analógica, que dependia de meios materiais diferentes para existir.
A tecnologia tem tornado o dia a dia mais eficiente e facilitado, principalmente, na nossa vida profissional. Além de trazer novas oportunidades de capacitação, desenvolvimento e aprendizado, ela também é uma grande aliada para a nossa comunicação e interação com os colegas de trabalho.
Além do entretenimento e das conexões à distância, a internet oferece soluções diárias que tornam mais leves as nossas rotinas. Com ela, o mundo é acessível. Somos beneficiados de muitas formas, o que ficou evidente durante a pandemia por COVID-19.
Diante da definição de cidadão, podemos concluir que cidadania digital é um conceito usado para definir o direito de todo indivíduo ter acesso à internet e outros recursos tecnológicos, mas também sua obrigação de respeitar as regras e contribuir com um ambiente justo, honesto e saudável.