Não é necessário abastecer um tanque específico para partida a frio. Em veículos com sistema de partida, a gasolina é adicionada diretamente ao tanque de combustível regular do veículo. Também é válido ressaltarmos que não há a necessidade de um tanque separado exclusivamente para a partida a frio.
O que colocar na partida a frio? O sistema de partida a frio só é acionado caso o veículo esteja abastecido com etanol e as temperatura externa seja baixa. Por isso, os manuais recomendam gasolina aditivada ou premium. Nossa sugestão é ir direto na premium, como a Podium da Petrobrás ou a V-Power da Shell.
Qual gasolina colocar no reservatório de partida a frio?
A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento.
QUANTOS LITROS DE GASOLINA CABE NO RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO? A quantidade de litros que cabe no reservatório de partida a frio, pode depender muito do modelo do automóvel. Mas, a capacidade da maioria dos carros que possuem esse tanque auxiliar é de 2 litros de gasolina.
Motor não pega com etanol? - Como usar o tanquinho de partida a frio em carros flex
O que acontece se não colocar gasolina no reservatório de partida a frio?
O que acontece se não colocar gasolina na partida a frio? Se não for adicionada gasolina na partida a frio, especialmente em carros flex ou a etanol, o processo de ignição pode se tornar mais difícil. Isso ocorre porque o etanol possui uma temperatura de ignição mais alta do que a gasolina.
O que acontece se o reservatório de partida a frio estiver vazio?
Tem problema deixar o reservatório de partida a frio sem gasolina? As montadoras informam que não existe problema em deixar o reservatório vazio, isso não irá causar nenhum prejuízo ao veículo. Dependendo da marca, o reservatório tem um sensor que indica que está vazio, impedindo que a injeção seja feita sem nada ali.
Quantos litros vai no reservatório de partida a frio? Na maioria dos carros flex, o reservatório de partida a frio tem capacidade de até 2 litros de gasolina.
Em temperaturas baixas, a gasolina tende a se tornar mais densa, dificultando sua passagem através do sistema de combustão e é aí que os aditivos entram em ação, agindo para diminuir essa viscosidade, transformando a gasolina em um líquido mais fluido e fácil de inflamar.
Primeiro ligue a chave, espere cinco segundos e só então dê a partida. Não é preciso pisar no acelerador. Como esse tipo de carro é eletrônico, ele se regula sozinho. Esse tempo entre ligar a chave e dar a partida serve para o ajuste da temperatura.
Para minimizar os efeitos do frio, aí vão algumas dicas. Uma sugestão, e que vale para todos os carros, é segurar o pedal da embreagem na hora da partida. Segundo especialistas, com esta ação é possível diminuir o esforço do motor de arranque.
Ainda que a bateria esteja totalmente carregada, as vezes o carro demora para pegar. Isso acontece porque, no frio, o óleo do motor se torna mais viscoso, ou seja, apresenta uma resistência maior ao escoamento. Portanto, o motor de arranque terá mais trabalho para fazer o motor funcionar.
“O jeito ideal de aquecer o motor é dar carga aos poucos. Não é bom aquecer o carro em marcha lenta ou sem carga”, afirma ele. “Carga” significa o quanto o pedal do acelerador é pressionado, isto é, o ideal é ir acelerando aos poucos quando pegar o carro. Além disso, tanto faz o tipo de combustível que o veículo leva.
Basicamente, o tanquinho de partida a frio armazena uma pequena quantidade de gasolina a fim de permitir que o motor do carro ligue, sem dificuldades, quando abastecido puramente (ou em maior proporção) com etanol.
Se o seu carro não funciona no frio, talvez o problema esteja em sua bateria automotiva. A peça precisa de mais energia para funcionar em dias frios, o que pode sobrecarregá-la ao longo do tempo. É muito importante verificar as condições da bateria quando isso acontece, para que não se torne um problema crítico.
O sistema de partida a frio é necessário porque, em temperaturas muito baixas, em torno de 15°C ou menos, não ocorre a vaporização do etanol. Por isso, em veículos movidos com esse combustível, uma saída é injetar, automaticamente, uma pequena quantidade de gasolina no momento da ignição.
Pode colocar gasolina comum no reservatório de partida a frio?
Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro. Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.
Porque a luz da gasolina acende mesmo com o tanque cheio?
O mais provável é que seu carro esteja com um problema no sistema de medição do nível de gasolina. Uma das possibilidades é a boia, responsável por informar o sensor do nível de combustível quantos litros há no compartimento, estar com defeito.
Depende do veículo mas em média, um 1 litro de gasolina pode percorrer cerca de 10 a 15 km em um veículo de passeio comum. O cálculo do consumo de combustível é uma maneira importante de entender o desempenho do seu veículo e controlar os gastos com combustível.
A resposta é sim. É necessário manter o tanque de partida cheio, em qualquer época do ano, alerta o professor Cesar Ricardo. “Deve haver o cuidado em não deixar o reservatório vazio, sempre utilizando gasolina premium (não a aditivada).
O que acontece se colocar água no reservatório de partida a frio?
A agua é mais pesada que a gasolina, então ela fica no fundo. E no fundo é onde fica a saída para alimentar o motor na partida a frio. Então se certifique que não sobrou nada de agua, porque se sobrar, ela vai ser enviada para o motor antes da gasolina que fica por cima flutuando...
Tem que trocar a gasolina do reservatório de partida a frio?
Troca de gasolina: o ideal é que a gasolina do tanquinho esteja em ótimo estado quando este componente for acionado, nos dias frios. Afinal, é este combustível quem auxiliará na hora de ligar o motor. Caso a gasolina não esteja em um bom estado, é possível que aconteçam problemas em outras partes do carro.
Se o seu carro parar devido à pane seca, mantenha a calma e procure estacioná-lo no acostamento ou o mais próximo possível à parte direita da via. Ligue o pisca alerta mesmo durante o dia e posicione os triângulos de sinalização para alertar os outros motoristas de que há um veículo parado.