a) Pronomes pessoais de tratamento são sempre grafados com maiúsculas em correspondências assinadas: Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Alteza, Vossa Santidade, A Sua Excelência o Senhor (endereçamento), Excelentíssimo Senhor Presidente (vocativo), Senhor Ministro, Senhor Senador, Senhor Embaixador (vocativos), ...
A ele corresponde o tratamento Vossa Excelência. 7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade. O vocativo é Magnífico Reitor.
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm.
1. 2. tratamento de cerimónia dado ao homem com quem se fala ou a quem se escreve, podendo, ou não, ser seguido pelo nome próprio, apelido, título académico, etc.
Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem ser usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr.
Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.
Em relação aos cargos, o acordo tornou opcional as iniciais maiúsculas, quando se pretende escrever reverencialmente e hierarquicamente. De igual modo, recomenda-se o uso de iniciais maiúsculas quando se escreve pronomes pessoais de tratamento, ou abreviaturas de axiônimos.
Nos e-mails subsequentes, você poderá usar "Olá" em seu lugar. Prezado Sr./Sra./Dr./Professor [Sobrenome], Se estiver escrevendo um e-mail formal para uma pessoa respeitável, use "Prezado" seguido de um título honorífico ou de um título mais o sobrenome da pessoa. Por exemplo, "Prezado Sr.
Fica proibido o uso de sete pronomes de tratamento: Vossa Excelência ou Excelentíssimo, Vossa Senhoria, Vossa Magnificiência, doutor, ilustre ou ilustríssimo, digno ou digníssimo e respeitável.