Algumas pomadas para corte nas partes íntimas, como dexpantenol, clotrimazol, clostebol + neomicina ou colagenase, ajudam na cicatrização da pele e mucosas, e a tratar a condição que causou cortes ou feridas na vagina, vulva, virilha, pênis ou ânus.
A candidíase nas pregas cutâneas ou no umbigo geralmente provocam uma erupção de cor vermelho-vivo, por vezes, com rachadura da pele. Podem surgir pequenas pústulas, principalmente nas extremidades da erupção cutânea, que podem ser acompanhadas de coceira ou de ardor intensos.
Infecções primárias por herpes simples genital são tratadas com um medicamento antiviral, como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir (consulte a tabela Alguns medicamentos antivirais para infecções por herpesvírus). Todos os três antivirais podem ajudar a melhorar os sintomas e a encurtar a duração da doença.
Geralmente, o Bepantol é usado para ajudar a proteger e hidratar a pele seca, irritada ou danificada, incluindo lábios ressecados, áreas ásperas da pele e queimaduras solares leves. No entanto, quando se trata de feridas ou irritações nas partes íntimas da mulher, é importante ter cautela ao usar qualquer produto.
O tratamento do corte nas partes íntimas deve ser feito pelo ginecologista, urologista ou proctologista, que pode indicar a melhor pomada de acordo com a condição a ser tratada.
Assim, por exemplo: As alterações hormonais podem ser tratadas com cremes de estrogênio tópico ou laser íntimo. A candidíase deve ser tratada com antifúngicos. O líquen escleroso deve ser tratado com corticoides ou laser íntimo.
Uma ferida na região genital (úlceras genitais agudas) é uma lesão que pode ocorrer na vulva, vagina, colo uterino ou ânus e, na maioria das vezes, está relacionada às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Hidratação – Importante hidratar a vulva, assim como as demais partes do corpo, você pode usar seu hidratante corporal na região de monte de Vênus, e dos grandes lábios pra virilha.
O que causa uma fissura? As causas comuns incluem evacuação de fezes duras ou grandes, constipação crônica, e, menos frequentemente, doenças inflamatórias intestinais ou infecções.
Rectogesic e outras pomadas com nitroglicerina: ajuda no relaxamento do esfíncter anal e melhora a circulação sanguínea na região, facilitando a cicatrização da fissura; Bepantol ou Hipoglós: são pomadas cicatrizantes que hidratam e estimulam a cicatrização da pele.
Tratamento à base de hormônios: Tratamento com estrógenos sob a forma de pílula, cremes, supositórios ou gel é um remédio eficaz contra a secura vaginal.
Evite o uso de óleos à base de petróleo: óleos à base de petróleo, como a vaselina, não são recomendados para uso na região íntima, pois podem causar obstrução dos poros e potencialmente levar a infecções.
O mel também já vem sendo usado para curar lesões de herpes oral e genital, já que reduz a coceira e funciona tão bem quanto as pomadas encontradas na farmácia. Também pode tratar bactérias resistentes a antibióticos, úlceras e feridas a longo prazo após a cirurgia e queimaduras.
O que passar quando a parte íntima está coçando e ardendo?
A pomada clotrimazol age inibindo o crescimento da Candida albicans, que causa a candidíase íntima. Ela atua promovendo o alívio da coceira, vermelhidão e corrimento genital, e pode ser utilizada por ambos os sexos.
Panos umedecidos com água gelada ajudam a aliviar os sintomas. Seque bem a área íntima antes de se vestir. Nunca lave as partes íntimas com sabonete comum, opte por opções de sabonetes com pH próximo do neutro e sem perfume. Use cremes à base de calêndula ou aloe vera pelo menos 4 vezes ao dia.
Como a boca e trato gastrointestinal são os habitats mais comuns da Candida no nosso organismo, o sexo oral e o sexo anal são possíveis fontes de transmissão. O sexo vaginal também pode ser uma forma de transmissão, caso o pênis do parceiro ou a vagina da parceira estejam colonizados.
Fissuras genitais são pequenos cortes na mucosa vaginal e vulvar causadas por fatores diversos. Entre eles, pode exemplo, disfunção hormonal, alimentação, falta de lubrificação, infecções vaginais de repetição, estresse, menopausa, climatério, alergias e puerpério.
Creme dermatológico. A combinação do esteroide (clostebol) com o antibiótico (neomicina), além de promover estímulo trófico, permite o controle da infecção e diminui o tempo de cicatrização das lesões.
A infecção vaginal por fungos (geralmente candidíase) caracteriza-se pela presença de um ou mais sintomas como: corrimento branco (em grumos, podendo parecer leite talhado), coceira, ardência, dor na relação, dor no final da micção, fissuras (pequenos cortes), inchaço e vermelhidão da vulva.
Além disso, a Nebacetin pomada é indicada para o tratamento do intertrigo, que é uma infecção na pele que pode aparecer na parte interna das coxas, entre os dedos ou nas dobras da pele, como axilas, abaixo dos seios e virilha, por exemplo, e que causa coceira, dor no local e vermelhidão.
A secura vaginal causada por baixos níveis de estrogênio pode ser tratada com vários métodos diferentes: hidratantes ou lubrificantes vaginais, creme ou comprimidos de estrogênio vaginal local, terapia sistêmica com estrogênio (e progesterona, se necessário) ou moduladores seletivos do receptor de estrogênio (6).