Pressione o ponto gatilho com firmeza por cerca de 30 segundos e, em seguida, solte a pressão. Repita esse processo várias vezes para ajudar a "quebrar" o ponto gatilho. Preste atenção às sensações do seu corpo durante essas técnicas. Se a dor piorar ou persistir, pare imediatamente.
A liberação do ponto de gatilho pode ser feita por liberação miofascial, instrumental, com o uso de vibrações, terapia com ventosas e até mesmo com exercícios físicos.
A fisioterapia desempenha um papel fundamental na reabilitação, fornecendo exercícios específicos para fortalecer e alongar os músculos afetados. Além disso, técnicas de relaxamento podem ser incorporadas para gerenciar o estresse, contribuindo para a prevenção de novos pontos gatilho.
Os pontos de gatilho são nódulos musculares palpáveis, podendo gerar dor espontânea, ou quando são pressionados. Não há sinais inflamatórios, vermelhidão ou calor sobre a região. Suas causas podem ser trauma, esforço, desvios posturais, sobrecarga muscular e até mesmo, estresse emocional.
É um procedimento que traz um benefício transitório, com duração de cerca de 15 a 30 dias. Esse período é suficiente para que o paciente consiga realizar outras terapêuticas de reabilitação como fisioterapia, exercícios físicos e demais terapias físicas.
O agulhamento com infiltração anestésica parece ser técnica eficaz na desativação de pontos-gatilho musculares e aparenta ser superior às demais em alguns estudos, com a vantagem de ser menos doloroso em sua realização.
Com seus dedos ou o polegar, aplique pressão direta sobre o ponto gatilho. Comece de forma leve e vá aumentando de forma gradual até que sinta uma sensação de desconforto suportável. Mantenha a pressão por cerca de 30 segundos e, em seguida, solte lentamente.
A ablação por radiofrequência ou a ablação por etanol são outros procedimentos que podem ser usados para tratar nódulos não cancerosos, reduzindo seu tamanho através da destruição do tecido nodular.
Os gatilhos emocionais podem ser tratados na terapia. De fato, o acompanhamento psicológico é o modo mais seguro de superar um gatilho. Como falar e pensar em situações negativas é doloroso, a orientação de um profissional da saúde mental minimiza o sofrimento.
O médico fisiatra palpa a musculatura dolorosa, localiza a banda miofascial tensa e o ponto de gatilho para, então, fazer a infiltração local. O paciente pode sentir contração, sinalizando que o ponto correto foi atingido.
Um ponto gatilho é uma área de tensão muscular localizada que pode causar dor no local, dor referida, espasmos musculares, fraqueza muscular, formigamento e outros sintomas. Estes pontos gatilhos são comumente encontrados em pessoas com síndrome dolorosa miofascial (SDM).
Massagens – Uma massagem consegue relaxar o músculo e reduzir a dor, graças ao fato de que pode melhorar o fluxo sanguíneo na área, favorecendo a recuperação dos tecidos musculares e a eliminação de metabólitos. Aplicação de calor – O calor é um grande aliado em caso de contraturas.
Para aliviar a tensão muscular, é interessante fazer exercícios de alongamento, aplicar compressa morna no local, fazer massagem e atividades que promovam a sensação de relaxamento. Nos casos em que a tensão muscular permanece mesmo após as medidas caseiras, o médico pode indicar o uso de relaxantes musculares.
A liberação miofascial pode ser realizada através de massagens manuais, em que o profissional aplica pressão suficiente no local para promover o alívio da tensão do local, ou ser feita com uso de equipamentos para fazer pressão no local, como rolos de espuma ou bolas específicas, que ajudam a relaxar a musculatura, ...
Alguns nódulos podem aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual, representando um cisto ou um fibroadenoma. De qualquer maneira é importante conhecer seu próprio corpo para detectar uma alteração que pode precisar de uma avaliação médica.
O que fazer: É recomendado repouso e hidratação, além de identificar e eliminar a causa que gerou a íngua, já que não é necessário tomar nenhum remédio específico para tratá-la. Porém, o médico pode recomendar remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, para aliviar a dor ou sensibilidade no local.
Como é Realizado o Procedimento de Liberação Manual de Ponto-Gatilho? Os pontos-gatilho vão ser tratados de algumas formas: pode ser por técnica de liberação miofascial ou instrumental, por meio de vibrações ou ventosaterapia, ou por meio do próprio exercício físico – pensando nas compensações e no equilíbrio muscular.
“O tratamento medicamentoso é feito com relaxante muscular, porém, é considerado pouco efetivo, pois só mascara os sintomas e não trata de fato o problema.” A fisioterapia atua na eliminação do nódulo por meio da liberação miofascial - massagem local, com o objetivo de melhorar a circulação daquele músculo, aliviando ...
Os locais mais frequentes são os músculos do pescoço, dorso e membros. Quando esses pontos são pressionados, desencadeiam uma dor em todo o músculo acometido, podendo, até ser confundida, com emergência médica.
Correção da postura: a síndrome dolorosa miofascial pode ser tratada aplicando-se as técnicas de correção da postura, desta forma aliviando o estresse e a tensão nos músculos; Tratamento medicamentoso: o uso de analgésicos objetiva aliviar a tensão nos pontos de gatilho.