coma melão, gema de ovo e alimentos com vitamina E para aumentar os níveis do pigmento, hidratar a pele e também prevenir o envelhecimento precoce; use suplementos alimentares e cremes desenvolvidos para ativar a produção de melanina na pele; pratique atividade física ou treinos regulares.
Uma das formas mais naturais e mais simples de estimular a produção de melanina na pele é através da exposição controlada ao sol. A exposição solar regular, com proteção adequada , pode resultar em um bronzeado saudável e no estímulo dos melanócitos.
Os tratamentos incluem: Fototerapia: uso de luz UV para estimular a produção de melanócitos. Medicamentos tópicos: corticoides e imunossupressores para reduzir a inflamação e estimular a repigmentação. Medicamentos sistêmicos: imunossupressores orais para casos graves.
Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.
Melancia e tomate: segundo a nutricionista Juliana Vieira, melancia e tomate são ricos em licopeno, substância responsável por sua coloração avermelhada. E o licopeno, assim como o betacaroteno, estimula a produção de melanina, o que dá aquela coloração bonita à pele quando exposta com cuidado ao sol.
coma melão, gema de ovo e alimentos com vitamina E para aumentar os níveis do pigmento, hidratar a pele e também prevenir o envelhecimento precoce; use suplementos alimentares e cremes desenvolvidos para ativar a produção de melanina na pele; pratique atividade física ou treinos regulares.
Também para ajudar na hora de se bronzear, um suco com beterraba é uma ótima opção, pois o betacaroteno que ela possui ajuda na ativação da melanina no corpo. Para isso, misture ½ beterraba, com ½ cenoura orgânica mais 2 copos de suco de laranja integral. Se quiser pode adicionar uma colher de sopa de mel e gelo.
A ruxolitinibe bloqueia duas enzimas conhecidas cientificamente como Janus Kinases (JAK 1 e 2). No caso do vitiligo, elas atuam na destruição dos melanócitos, que sintetizam a melanina, um pigmento natural que colore a pele e os pelos. A ausência dela causa a despigmentação e o aparecimento das manchas esbranquiçadas.
O Viticromin Sauad Pomada é um medicamento fitoterápico de uso tópico indicado para o tratamento de vitiligo e quadros ligados a pigmentação da pele. A pomada aumenta a pigmentação cutânea, em adultos e crianças. É recomendado aplicar à noite, antes de dormir.
Os cremes corticosteroides, outros medicamentos ou fototerapia mais medicamentos sensíveis à luz podem ajudar a repigmentação da pele ou, se necessário, é possível usar enxertos.
O eritema fixo pigmentar ocorre, geralmente, entre 30 minutos a 8 horas após a exposição ao medicamento. Porém, pode surgir até 2 semanas depois e persistir mais que alguns dias.
A melanina é produzida por células especializadas chamadas melanócitos. Os melanócitos estão espalhados entre as demais células na camada mais profunda da camada superficial da pele (epiderme) chamada camada basal. Depois de a melanina ser produzida, difunde-se para outras células cutâneas próximas.
A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, atua principalmente no processo de produção de pigmentos para a pele. Seus benefícios envolvem a prevenção e o tratamento de manchas, e a recuperação de tecidos danificados.
Outras vitaminas que também são cruciais para a produção de melanina são B (laticínios, leguminosas, ovos, frango) e D (peixe oleoso). Estas são importantes para proteger a pele contra os raios ultravioletas.
A pele pode perder o seu pigmento depois de se recuperar de certas doenças e infeções cutâneas como as vesículas, as úlceras ou as queimaduras. Neste caso não é tão branca como no vitiligo e, ao longo do tempo, pode voltar à sua pigmentação normal. Os cosméticos podem camuflar este tipo de mancha.
A terapia de despigmentação está indicada no vitiligo generalizado, particularmente nos casos em que a terapia de repigmentação falhou. A literatura americana salienta o uso do monobenziléter de hidroquinona a 20% em creme como droga de excelência na despigmentação.
Nina Melatonina é um suplemento alimentar de melatonina em gotas. A melatonina é um hormônio com diversas funções fisiológicas. Princípio ativo: Melatonina.
Além disso, a exposição à radiação ultravioleta (UV) estimula a produção de melanina como um mecanismo de defesa natural. Isso explica por que a pele escurece quando exposta ao sol. Os raios UV ativam a tirosinase, uma enzima-chave na produção de melanina, levando a um aumento na melanogênese.
Beber bastante água e sucos ricos em Vitamina A, C e do complexo B; Passar protetor solar, mesmo nos dias nublados, porque a pele queima na mesma; Usar autobronzeadores para intensificar o tom da pele; Passar com abundância cremes hidratantes e nutritivos.
Veja uma lista de alimentos para incluir no prato todos os dias. Ricos em Vitamina A e betacaroteno: Mamão, cenoura, goiaba, damasco, abóbora, manga, cáqui (alimentos amarelo-alaranjados em geral) e vegetais verdes-escuro: brócolis, agrião, espinafre e couve.
Para manter a pele saudável no verão, é importante incluir na dieta alimentos com coloração amarela, vermelha, laranja e verde escuro (saiba mais abaixo). Alimentos com essas cores são ricos em betacaroteno, um antioxidante da família dos carotenoides, que age protegendo a pele contra os raios ultravioleta.
– Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo. – Melão, gema de ovo e alimentos com vitamina E também aumentam os níveis do pigmento, além de prevenir o envelhecimento precoce das células.
Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida. "Um super suco com pitaya, cenoura e beterraba é hiper nutritivo e rico em betacaroteno", diz.