Para acelerar a maturação do abacate, coloque-o próximo de bananas, uma das frutas que mais produzem etileno, gás que ajuda nesse processo; Outra forma de acelerar o processo e deixar a fruta no ponto é armazená-la em um local fechado, como um pote de plástico, para aproveitar mais do etileno produzido por ela.
O recomendado é que o abacateiro apresente um formato cônico, para que seja criado espaços onde a luz solar consiga chegar até os ramos mais inferiores da planta, contribuindo assim para que o crescimento e desenvolvimento do fruto sejam plenos e, consequentemente, ocorra um aumento da produção.
Tudo o que você precisa é embrulhar a fruta no do jornal ou papel alumínio cuidadosamente e deixar descansando em um local seco e arejado. O truque ajuda a reter o gás etileno liberado pela fruta, o que ajuda a acelerar a sua maturação em até 3 dias.
A indução floral do abacateiro também pode ser favorecida pela relação carbono/nitrogênio, quantidade de reservas, condições nutri- cionais e outras ambientais como a umidade, e os reguladores vegetais.
Quanto tempo demora para um abacate começar a produzir?
Embora um abacateiro possa começar a dar frutos em qualquer lugar de 3 a 5 anos após o plantio de uma muda, pode levar muito mais tempo para atingir todo o seu potencial para fins de agricultura comercial. As árvores normalmente atingem seu pico de produtividade entre os 10 e 20 anos de idade.
Como Acelerar o Amadurecimento do Abacate de Forma Natural
Qual o adubo ideal para o pé de abacate?
O nitrogênio é o nutriente requerido em maior quantidade pelo abacateiro, seguido pelo potássio. Sendo armazenado na matéria orgânica, muito sujeita a oxidação nos solos tropicais e subtropicais, o nitrogênio deve ser reposto com adubações, independentemente da fertilidade original do solo.
Alguns abacateiros não dão fruto devido às características climáticas ou estresses climáticos, como a falta de água e luz. Diversos manejos podem estimular a produção de frutos, como a poda, que é essencial para o abacateiro.
Como saber se o pé de abacate e produtivo ou não se é macho ou fêmea?
Em cada árvore, as flores abrem primeiro como femininas (com estigma receptivo e anteras fechadas), depois fecham e, numa segunda abertura, abrem apenas como masculinas (com anteras abertas e estigma não receptivo).
Os abacates são comercialmente aceitáveis quando pesam entre 150 e 500 gramas, mas 400 g é o ideal. Para isso, os agricultores precisam realizar todas as práticas agrícolas necessárias para equilibrar a quantidade e o tamanho dos frutos produzidos em uma árvore.
Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.
Nela, é só pegar um jornal ou papel alumínio sem furos, embrulhar a fruta e deixar em um local seco e arejado. Para saber quando já está maduro, apalpe e veja se o abacate já parece macio. Basicamente, o jornal ou papel alumínio vai reter o gás etileno que o abacate solta, que é o que faz com que a fruta amadureça.
Coloque o abacate em um recipiente plástico com tampa própria para micro-ondas ou enrole-o com um papel toalha. Desta forma, esquente de 30 em 30 segundos até que sua textura fique macia.
A poda do Abacateiro começa no segundo ano da árvore. Em áreas com invernos frios e geadas, a melhor época para podar Abacateiro é na primavera, após a frutificação. Se você podar no outono ou muito cedo no inverno, o delicado novo crescimento não terá tempo de endurecer o suficiente para resistir aos frios.
Por ser uma fruta climatérica – que amadurece fora do pé e pela produção de etileno –, a banana também produz etileno, assim como o abacate. Assim, um ar rico nesse hormônio ajuda no amadurecimento. Estando junto com as bananas e em um lugar de temperatura amena, os abacates levam cerca de 1 a 2 dias para amadurecer.
Dentre os principais inimigos do abacateiro, podemos relacionar: - Pragas: broca ou lagarta-de fruto; bicudo do abacateiro; e carunchos, lagartas, ácaros, tripes, percevejos e formigas. - Doenças: podridão radicular ou gomose, antracnose, cercosporiose, verrugose e oídio.
Quantidade de água: o abacateiro necessita de disponibilidade frequente de água. Caso falte água, o fruto diminui de tamanho; já o excesso de água também prejudica a planta. Nutrição do solo: dentre os nutrientes que os abacateiros necessitam, os principais são nitrogênio e potássio.
“Principalmente na fase inicial, as plantas são muito exigentes em fósforo, que é o adubo ideal para o enraizamento. Depois as coberturas com nitrogênio e potássio. O potássio pode ser utilizado parcialmente, metade na hora do plantio e depois na cobertura”, completa.
Cada cova deve receber de 15 a 20 litros de esterco curral ou 4,0 litros de esterco de galinha curtido e 250 gramas de P2O5. Ainda, devem ser aplicados em cada cova 20 gramas de nitrogênio aos 30, 90 e 150 dias após o pegamento das mudas.
O pólen é levado de uma flor para outra por insetos, principalmente por abelhas. Assim, é aconselhável que as plantas polinizadoras não estejam a mais de 15 m de distância das que devem ser polinizadas e que se coloque duas colméias por hectare de abacateiro.
A árvore pode chegar a 20 metros de altura. Com tronco reto, chegando a atingir 1 metro de diâmetro, a espécie consegue permanecer viva por cerca de 30 anos. As mudas de abacates de enxerto conseguem iniciar a produção de frutos com 3 ou 4 anos, podendo produzir cerca de 200 a 800 frutos por ano.
Não é necessário enterrar totalmente a semente. Basta colocá-la levemente na terra, completar com substrato e finalizar com água. Se a semente for de boa qualidade, a germinação acontece rapidamente. O solo ideal é aquele permeável, profundo e adubado.