Para pingar um endereço IPv6 podemos usar o comando ping no terminal, se estivermos usando Windows, ou ping6, se o sistema operacional for Linux ou macOS.
Essa é uma tarefa bem simples. Segundo o RFC 2732, endereços IPv6 numa URL devem ser escritos entre colchetes, conforme mostrado na imagem seguinte. Se quiser especificar a porta, basta adicionar, no fim do endereço, o símbolo de dois pontos e o número da porta.
Basta digitar “ping”, o endereço do site (pode ser o IP ou o endereço completo) e pressionar Enter. O Windows envia alguns pacotes para a página indicada e aguarda a resposta.
Para verificar se você já tem acesso a Internet utilizando o IPv6, acesse a homepage do nosso site (https://ipv6.br/) e observe o nosso validador(as carinhas que aparecem em verde e/ou vermelho), se por acaso ele mostrar que você ainda não tem IPv6, pode ser que seu provedor não forneça IPv6 ou não disponibilizou ainda ...
No prompt de comando, digite netsh e pressione ENTER. Digite interface ipv6 e pressione ENTER. Este comando usa os seguintes valores: [interface =] cadeia de caracteres: especifica o nome da interface.
(1) Clique “IPv6” em “Configurações Avançadas”; (2) Selecione o “tipo de Conexão” de acordo com o seu Provedor de Serviços de Internet (ISP). Os seguintes tipos de IPv6, pergunte ao seu provedor de serviços de Internet (ISP) para obter informações de configuração.
Logo, ativar o IPv6 na rede reduz os custos com a mesma. Grandes sites como Google, Youtube, Facebook, Amazon e praticamente todos os principais serviços da internet da atualidade já funcionam com o IPv6. Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6.
Você pode alterar isso no menu Configurações: selecione Conexão de rede > Configurações de rede avançadas. Em Pilha IP, escolha entre IPv4 e IPv6, IPv4 ou IPv6. Os parâmetros IP podem ser atribuídos automaticamente pela rede ou você pode definir manualmente.
Quando você desejar digitar manualmente um endereço IPv6, marque a caixa de seleção e digite o endereço IP, comprimento do prefixo e o endereço padrão do roteador nas caixas de texto correspondentes. Digite um endereço IPv6. Endereços que começam com "ff" (ou endereços multicast) não podem ser digitados.
Abra o prompt de comando pressionando as teclas Windows + R, digitando cmd e Enter (ou clique em OK). Digite o comando ping -n 100 1.1.1.1, e pressione Enter. Este comando cria um ping, define o número de testes e especifica o endereço IP ao qual você está se conectando para testar a perda de pacotes.
Para pingar um endereço IPv6 podemos usar o comando ping no terminal, se estivermos usando Windows, ou ping6, se o sistema operacional for Linux ou macOS. Windows: O ping tem um parâmetro especial (-6) que podemos passar para indicar que o endereço é do tipo IPv6, conforme mostrado abaixo.
Segundo levantamento do NIC.br, são pouquíssimos os bancos (8,7%) ou jogos online (8,3%) com suporte ao protocolo. Entre 11 plataformas de streaming avaliadas, só 36,4% estavam preparadas, ou 42,3% dos portais de notícias. Mesmo entre as redes sociais, apenas 56,6% delas funcionam em IPv6.
É possível encontrar os endereços IPv6 de um dispositivo conectado usando a página de detalhes do dispositivo. Pode levar até um minuto para que os endereços sejam exibidos. Observação: cada dispositivo pode ter vários endereços IPv6 listados.
Abra o menu Iniciar e digite cmd para abrir o prompt de comando. Digite ipconfig no prompt de comando e pressione Enter. A ferramenta retornará um conjunto de dados que inclui seu endereço IP.
Se quiser configurar o computador para preferir o IPv6 novamente, use a correção "Preferir IPv6 em vez de IPv4". Para usar essa correção, você deve estar conectado ao computador como membro do grupo Administradores ou sua conta de usuário deve ter permissões para editar o Registro do Windows.
Caso seu roteador seja antigo, talvez não possua suporte ao IPv6. De qualquer forma, a rede interna em IPv6 só vai funcionar se todos os seus computadores suportarem o novo protocolo de endereçamento e também se o seu provedor te der um IPv6.
Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.
Desative a opção Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), mantenha o IPv6 ativo e clique em Ok para concluir a alteração. Se o seu ISP prover o endereçamento do protocolo versão 6 conformei cito em minha primeira resposta e o seu roteador estiver configurado devidamente, receberá um endereço IPv6 em sua interface.
Para configurar endereços IPv6 em uma interface de VM, a interface precisa estar conectada a uma sub-rede de pilha dupla. A configuração do tipo de acesso IPv6 de uma sub-rede determina se a sub-rede tem um intervalo IPv6 interno ou externo. As VMs conectadas herdam o tipo de acesso IPv6 da sub-rede.
IPv6 é a denominação para Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português). Ele é responsável por abrigar os endereços dos dispositivos conectados à internet, como se fossem a “identidade” da máquina que está trafegando na rede. O novo IPv veio para substituir a versão 4.