Acolher então, é quando nos colocamos à disposição do outro, para uma escuta sensível. Ou para apoiar por meio do diálogo, conduzindo a outra pessoa a refletir sobre o que sente. Somente assim, falando e escutando o outro, é que conseguiremos ajudar as pessoas a aliviarem a carga de estresse.
O ato de acolher, segundo o dicionário, se faz ao receber alguém bem ou mal, hospedar, agasalhar: acolher de braços abertos, aceitar, acolher com agrado as nossas sugestões.
Fazer uma lista de sentimentos pode ajudar. Podemos fazê-la na nossa cabeça, escrevê-la num papel ou mesmo desenhar os sentimentos. Também podemos prestar atenção ao nosso corpo, que também responde às nossas emoções.
Acolher então, é quando nos colocamos à disposição do outro, para uma escuta sensível. Ou para apoiar por meio do diálogo, conduzindo a outra pessoa a refletir sobre o que sente. Somente assim, falando e escutando o outro, é que conseguiremos ajudar as pessoas a aliviarem a carga de estresse.
falando objetivamente sobre o que se quer dizer e evitando reações emocionais exacerbadas, ou juízo de valor sobre as pessoas em questão. Permitir-se qual é seu estado emocional, afinal, quem acolhe também precisa ser acolhido(a).
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
Acolher emoções não significa ceder a cada sentimento que surge, mas sim reconhecer sua presença e entender sua origem. “As emoções fazem parte de quem somos, então é importante não aniquilarmos elas, afinal, emoção é movimento e energia. Você só precisa saber lidar com o que sente.
As modalidades de acolhimento no Brasil, suas especificidades e diferenças
Abrigo Institucional. Deve ter aspecto semelhante ao de uma residência, estar inserido em áreas residenciais e utilizar equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local. ...
Acolher alguém e luto requer empatia, que é o ato de se colocar no lugar do outro, sem julgamentos, com os ouvidos prontos para ouvir, os braços prontos para abraçar e o coração pronto para amar. Tentar compreender a situação que o outro está passando é um grande passo.
Transmita serenidade com sua postura, expressão facial e gestos; Demonstre real interesse pelo que ela está dizendo; Use o nome dela ao falar; Use a mesma linguagem que ela (não use uma linguagem muito formal com alguém que está sendo informal, por exemplo);
“Acolher é dar um abraço emocional em alguém que precisa de apoio”. “O acolhimento é a chave para a empatia e a compaixão entre as pessoas”. “Acolher é criar um espaço para que o outro possa ser quem é de verdade”. “Quando acolhemos, estamos oferecendo o nosso melhor para alguém que precisa de nós”.
Por isso, durante o Acolhimento é preciso ser paciente; falar suave e pausadamente; atentar aos gestos/linguagem corporal; ser objetivo, com uma linguagem de fácil compreensão; observar se a pessoa está entendendo.
Procure acolher e atender às diferentes necessidades das crianças, emocionais e físicas, pois esse momento pode gerar ansiedade, medo e insegurança, mas também muito entusiasmo e curiosidade. Ajude as crianças a reconhecerem o ambiente escolar como seguro e acolhedor.
As estratégias de acolhimento podem partir de ações simples como um atendimento atencioso, rodas de conversa ou espaços criados para que a comunidade escolar se sinta livre para falar sobre seus sentimentos.
O ACOLHIMENTO acontece como um processo, em que a pessoa tem direito de dois a quatro encontros (retornos, após o primeiro). Às vezes, é solicitada a presença de outros familiares ou pessoas do círculo de convivência.
O suporte emocional acontece em situações em que há respeito, cuidado, acolhimento e escuta ativa entre duas ou mais pessoas. Esse tipo de suporte costuma ser oferecido por pessoas próximas, como amigos ou familiares, ou por redes de apoio externas aos vínculos prioritários.
“Recebam nossas condolências e amor nesse momento. Que vocês tenham força e paz para passarem por esse momento de dor.” “Não temos palavras para expressar nosso pesar e tristeza. Que vocês encontrem paz, conforto e o amor que precisam nos próximos dias.”
Ter empatia e respeito é o começo ideal para ajudar as pessoas que estão na dor da separação com a perda do seu ente querido. Fale palavras simples como “meus sentimentos, sinto muito pela sua perda, fico triste com o acontecimento etc”. Saiba também respeitar o silêncio da pessoa.
Além da psicoterapia, procure desenvolver atividades que se identifique dentro da arte, por exemplo. Pode ser pintura, música, artesanato em geral, artes cênicas. Encenar é expressar e as práticas teatrais podem te ajudar na comunicação dos seus sentimentos e na compreensão dos sentimentos do outro.