Se a grama estiver fraca devido a um enraizamento insuficiente, o ideal é escolher um adubo rico em fósforo, como o Fertilizante Organomineral Biomix Plantio, pois é um adubo que favorece a formação de raízes e oferece menos riscos de queima das folhas.
A adubação para a grama ficar sempre verde normalmente é feita uma ou duas vezes por ano e deve ser realizada com fertilizantes granulados tipo NPK. A formulação varia conforme o solo e a época da aplicação, complementada com adubação foliar com ação bioestimulante.
Para o melhor custo x benefício e melhor resultado na grama, é indicado utilizar um adubo químico granulado, pois este além de ser livre de inços, oferece uma rápida absorção pela grama e alta concentração de nutrientes.
A terra adubada é ótima para manter a grama sempre bonita e saudável ajudando na manutenção e recuperação de gramados. A terra adubada pode ser usada também para cobrir a grama bastando espalhar por todo o gramado.
ESSE ADUBO FAZ CARREGAR DE FRUTOS, MUITO FÁCIL DE FAZER!!
Qual a melhor época para colocar adubo na grama?
O ideal é realizar a adubação até o início do outono, sendo reduzida ou interrompida durante o inverno uma vez que há redução sua atividade metabólica das plantas de grama no decorrer das estações mais frias do ano.
Espalhar uma camada fina de substrato sobre o gramado, como na foto ao lado. Após espalhar o substrato, é interessante deixar a distribuição homogênea com o uso de um rastelo, para deixar a cobertura bem espalhada. Costumo usar a quantidade de 5 a 7kg de substrato para cada m² de grama.
Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.
Sem água a planta perde eficiência e não cresce direito, podendo inclusive secar e morrer. Um gramado sem irrigação tem um crescimento muito mais lento, com muito mais palha seca e muito mais falhas. Uma grama pouco irrigada aguenta menos o pisoteio e o sombreamento.
O ideal nesse caso, é deixar o gramado crescer um pouco mais em períodos de seca ou no verão, irriga-lo abundantemente, mas não com muita frequência, isso ajudará a sua grama a crescer mais saudável e recuperar sua cor. Assim como o excesso de cuidado pode provocar o amarelamento, a falta dele também pode.
Se a grama já estiver plantada e enraizada no solo, o adubo mais apropriado é o NPK 10.10.10. Este adubo contem três partes iguais, sendo 10 partes de Nitrogênio, 10 de Fósforo e 10 de Potássio. Para adubação trimestral a porção recomendada é de 100 gramas por m2 de adubo e de 300 gramas por m2 de calcário dolomítico.
No final do inverno, adube o gramado com NPK granulado, nas formulações 10-10-10 ou 20-05-20, espalhando o produto diretamente sobre as folhas e regando copiosamente em seguida. Você vai usar uma média de 200 gramas por metro quadrado.
Adicionar matéria orgânica, como composto ou esterco, pode melhorar a qualidade do solo e fornecer os nutrientes necessários para o crescimento da grama. Além disso, o pH do solo deve estar entre 6.0 e 7.0 para a maioria das variedades de grama.
Durante a primavera, para se ter uma grama sempre verde é preciso realizar a irrigação frequentemente, especialmente quando as temperaturas estiverem mais altas. Nesses casos, você pode irrigar a área até duas vezes por dia, de preferência durante a manhã e nunca de noite, já que isso favorece a proliferação de fungos.
O esterco animal e vegetal são excelentes opções de adubo para a grama, fornecendo nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do gramado. Para utilizar o esterco animal como adubo, é necessário deixá-lo passar por um processo de decomposição para eliminar o nitrogênio prejudicial e reduzir o odor.
Um sinal claro de ataque de fungos na grama é o aparecimento manchas circulares amareladas que ao longo do tempo vão se tornando cor de palha por causa da morte da grama. Esse sintoma geralmente é causado pelo tipo de fungo mais comum em gramados residenciais: o Rhizoctonia spp. causando a morte das raízes.
Gramix é um mata mato (herbicida) seletivo, que irá acabar com as ervas daninhas indesejadas sem danificar o seu gramado! Por ser um herbicida sistêmico, atua no interior da planta, controlando o maior número de espécies de plantas espontâneas.
Se não houver chuva, o gramado deve ser irrigado duas vezes por semana, com 10 a 15 milímetros cada vez. Se a grama continuar a receber quantidade insuficiente de água, o sistema de raízes é forçado para a superfície onde a água está e, consequentemente, a grama fica ainda mais sensível à estiagem.
É feito com os restos de alimentos como cascas de ovos, frutas e legumes, serragem, restos de folhas e até esterco. Não devem ser utilizados restos de comida (arroz, legumes cozidos, carne, etc) para evitar mau cheiro e a fermentação do composto.
Se você quiser preparar o adubo líquido em casa, Fernanda ensina as etapas do preparo: Basta misturar três colheres de borra de café em um litro de água e reservar em um recipiente por 24 horas. Em seguida, coloque em um borrifador ou pulverizador e aplique nas folhas e no substrato.
“Você pode separar uma área para fazer o composto ou, se for em casa, pode colocar esses resíduos bem misturados num balde ou numa caixa, em local de sombra. Quanto menor for a partícula mais rápido será a decomposição, então é ideal picar bem picadinho”, ensina o agrônomo.
A areia (ou outros tipos de preenchimentos) é necessária para fornecer apoio às longas folhas de grama, impedindo que elas deitem. Areia é ideal porque é limpa, natural e pesada. Não só torna mais pesada a grama artificial, de modo que não se mova ou levante, mas também protege o gramado e proporciona estabilidade.
Caso o terreno em que se deseja plantar a grama for pobre, infértil e seco, a recomendação é fazer a correção da acidez e adubação previamente. No Bioma cerrado, por exemplo, predominam-se os solos ácidos. Isso significa que a aplicação de adubos sem a devida correção da acidez não irá surtir efeito.
Os grandes problemas de jogar a terra preta ou vegetal sobre o gramado é que além de elevar o nível da grama, o que pode se tornar um incômodo principalmente após alguns anos, normalmente trás sementes de plantas daninhas.