Como agir com a razão e não com a emoção
- 1 – Reflita sobre as possíveis consequências de suas ações. ...
- 2 – Encontre uma forma saudável de expressar as emoções. ...
- 3 – Busque outras opiniões. ...
- 4 – Crie distanciamento entre você e a situação. ...
- 5 – Reflita sobre a situação. ...
- 6 – Autoconhecimento. ...
- 7 – Pratique atividades calmas.
Qual a diferença entre coração e razão?
As vezes sabemos que é o certo a fazer, mas nosso “coração” não deixa. Aí começa a batalha entre a emoção (permanecer com que gosta) e a razão (tomar uma decisão que seja bom para você e até para os dois. Nesse exemplo, a saída é fazer uma autorreflexão. Por que é tão difícil romper com tal relacionamento?Qual a diferença entre agir com a razão e o coração?
A razão diz uma coisa e o coração diz outra totalmente diferente. Conflito entre o que você quer e o que você deveria fazer. Devemos evitar extremos, afinal se formos somente emoção iremos nos decepcionar muito, nos envolvendo em situações difíceis.O que significa agir com a razão e não com a emoção?
Agir pela emoção é ouvir mais os sentimentos, dar atenção ao prazer e ser mais flexível. Entretanto, nem sempre é possível atender somente à emoção, mas é imprescindível entendê-la. Enquanto, ouvir a razão é obedecer à lógica, ser mais duro, racional, crítico e exigente.Como é agir com a razão?
Agir com a razão é pensar no amanhã, nas conseqüências de uma decisão. A razão nos coloca um freio e diz: “É melhor arriscar com cautela e medir as conseqüências dos seus atos”.Como agir mais pela razão e não pela emoção
Como usar a razão e não o coração?
Assim, confira alguns comportamentos que podem ser adotados na hora de agir com a razão:
- 1 – Reflita sobre as possíveis consequências de suas ações. ...
- 2 – Encontre uma forma saudável de expressar as emoções. ...
- 3 – Busque outras opiniões. ...
- 4 – Crie distanciamento entre você e a situação. ...
- 5 – Reflita sobre a situação.
O que a psicologia fala sobre a razão?
A razão é uma capacidade humana de compreender as informações ao nosso redor. É por meio dela que desenvolvemos nosso pensamento lógico dedutivo e criamos, a partir disso, a generalização das coisas. Se todas as pessoas pensam, logo, todas podem recorrer à razão.Por que devemos agir pela razão e não pela emoção?
De acordo com a psicóloga Iara Lais Raittz, pessoas extremamente racionais podem aparentar ter a vida totalmente resolvida, serem bem-sucedidas e confiantes, mas pagam alto preço por isso. “Não é possível racionalizar tudo, então as emoções que são ignoradas acabam atingindo o indivíduo de outras formas”, afirma.Como é uma pessoa que age pela razão?
São pessoas com uma inteligência desenvolvida e que gostam de treinar e usar a cabeça. Os racionais têm uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos. Além de terem uma ótima capacidade de dedução, os racionais também são muito observadores.Como equilibrar a razão e a emoção?
- Equilibrar razão e emoção. A comum frase que diz “nenhum excesso é bom” tem bastante peso aqui. ...
- Buscar autoconhecimento. ...
- Pensar antes de agir. ...
- Identificar suas fraquezas. ...
- Exercitar a autoconfiança. ...
- Aprender a dizer não.
O que é agir pelo coração?
Agir com o coraçãoReflexões sobre as qualidades necessárias ao pulsar da vida. Compartilhar: Coragem, confiança, trocas e gratidão são ingredientes fundamentais nestes dias incertos nos quais somos impelidos a entrar nos automatismos e a repetir velhas formas que nos fizeram chegar até aqui.O que significa agir com o coração?
A palavra coragem tem a raiz no latim _"cor agere"_, e significa agir com o coração, agir com as forças que vem de dentro, buscar as forças interiores para realizar algo.Como escolher entre razão e emoção?
7 Dicas para equilibrar razão e emoção
- Reconheça suas emoções. ...
- Evite tomar decisões quando estiver sob forte emoção. ...
- Faça listas de prós, contras e riscos de uma decisão. ...
- Encontre formas de gerenciar as emoções. ...
- Escreva sobre o que estiver sentindo. ...
- Compreenda seus padrões de comportamento e pensamento.
Quem devemos escutar, o coração ou a mente?
As vezes, é importante ouvir o coração e pensar com o coração, pois às vezes isso nos ajuda a entender as coisas de uma maneira mais profunda e mais importante.É melhor seguir o coração ou a mente?
Certamente a cabeça. Precisamente por isso, que ela ocupa o ponto mais alto do corpo, ou seja, ela está acima do coração. Na cabeça está a razão da existência, no coração a razão da sobrevivência. Vivemos num mundo de loucos porque tem muita gente andando no mundo de cabeça pra baixo.Como separar a emoção da razão?
É possível separar razão e emoção para tomar decisões melhores? É sim! Saiba como.
- Perceba os limites de sua objetividade e encontre seus pontos fracos. As pessoas são naturalmente tendenciosas. ...
- Examine seus sentimentos. ...
- Busque opiniões sinceras. ...
- Leve em conta sua personalidade.