Existem muitas maneiras de amaciar a carne dura antes de cozinhá-la, que incluem triturar, bater, ou mergulhar em uma marinada e polvilhar tudo com um amaciador de carne em pó. Todos esses métodos têm o mesmo objetivo em mente: quebrar as fibras musculares densas e resistentes e a proteína que as une.
Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
Como amolecer a carne depois de cozida? Se a carne já foi cozida e está dura, existem algumas técnicas para amolecê-la: Cozinhe novamente em fogo baixo: Reaqueça a carne em um líquido (caldo ou molho) por mais tempo.
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
Se você perceber que a carne ficou um pouco dura após o cozimento, basta colocá-la de volta na panela com um pouco de líquido (como caldo de carne ou água) e deixar cozinhar em fogo baixo por mais tempo. Esse processo irá amaciar a carne e deixá-la mais suculenta.
Caso sinta que a carne ficou ressecada por causa do excesso de sal e todo o processo para dessalgá-la, é possível fatiá-la em pedacinhos menores e refogar em azeite por poucos minutos, devolvendo a umidade.
Para preparar o amaciante de carne caseiro, vamos utilizar o suco de uma fruta muito comum: o abacaxi. Ela ajuda a deixar a carne mais macia porque é rica em bromelina, uma enzima que quebra as proteínas das fibras musculares e do tecido conjuntivo da carne, deixando o alimento mais fácil de mastigar.
Misture ½ xícara de chá de vinagre, ½ limão e 2 colheres de sopa de azeite e despeje sobre a carne. Você pode temperar essa mistura antes de regar a proteína. Deixe descansar por 10 minutos e finalize a receita.
O ideal é que isso seja feito com a carne já picada, e não com a peça por inteira. Esse truque funciona porque o bicarbonato age nas fibras da carne, deixando a peça mais macia.
Para usar o limão para amaciar a carne, você só precisa esfregar as suas raspas em toda a superfície da peça, já que, além de conceder mais sabor, essa fruta conta com a acidez e as enzimas que são necessárias para deixar a carne com uma textura melhor.
E chegamos a um dos principais elementos que faz seu bife ficar duro, que é deixar passar demais ao fritar. “Ah, mas não gosto de comer carne sangrando não”. Sem problemas, mas quanto mais você deixa próximo de bem passada, mais dura tende a ficar, e isso estou falando de qualquer carne, até dos melhores cortes.
Coloque o pedaço de carne em uma travessa, adicione vinagre de vinho e azeite de oliva, feche com plástico filme e deixe descansar na geladeira por 2h. Depois, é só temperar e cozinhar normalmente. Além de amaciar, o sabor fica incrível!
Existem frutas e raízes que amaciam a carne em virtude de conterem enzimas que atuam como amaciadores. Por exemplo, o abacaxi contém bromelina; o mamão, papaína; o figo, ficina; até mesmo o kiwi tem uma enzima chamada actinidina. Todas estas proteases exercem a mesma função que a papaína, a de amaciar a carne.
A dica ideal com o ponto bem passado é selar a carne em fogo alto. Depois, reduza a temperatura e continue cozinhando cada lado por mais 10 minutos. Sua temperatura alcança de 70ºC a 75ºC, a depender da espessura do corte. As finalizações intermediárias vão do “ao ponto” para o mal e bem passado.
Uma boa técnica para evitar carne ressecada no espetinho é usar uma marinada, com líquidos como suco de laranja, vinho ou cerveja. Adotar essa estratégia amacia a carne, tornando-a mais suculenta e, ainda, realçando o sabor e fazendo com que a refeição fique mais saborosa — ou seja, só apresenta vantagens.
No caso de bifes, o ideal é aquecer na frigideira ou no forno, sempre em fogo baixo. Na primeira alternativa, você pode usar manteiga, azeite ou até um pouquinho de água na panela para garantir mais umidade no preparo.
Coloque os bifes em um recipiente e despeje o bicarbonato de sódio em ambos os lados. Cubra o recipiente com plástico-filme e leve à geladeira por, aproximadamente, uma hora. Retire o plástico-filme e lave a carne de bife para remover o excesso de bicarbonato de sódio. Deixe descansar por, pelo menos, 5 minutos.
Shoyu: além da acidez e suculência, esta marinada vai permitir ótimo sabor e coloração diferenciada. Apesar de ser ótimo para carnes vermelhas, os frangos e peixes também vão bem com esta opção.
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
A acidez presente nessa bebida, aliada ao açúcar, desempenha um papel crucial na quebra das fibras da carne, resultando em uma textura mais macia. Ao deixar a carne marinar no refrigerante por aproximadamente 10 minutos, o processo confere à carne maciez, sem comprometer seu sabor natural.
O abacaxi é uma fruta deliciosa que possui uma enzima chamada bromelina, que é conhecida por sua capacidade de quebrar as fibras da carne, tornando-a mais macia. Outra opção natural para amaciar carnes é o mamão papaia.
Qual o melhor amaciante de carne? A melhor opção é o amaciante natural que, por causa do alto nível de enzima das frutas, nutre a carne de maneira integral, deixando a peça mais suculenta e macia.